Meio Bit » Entretenimento » The Criterion Channel é anunciado, pra alegria dos fãs de cinema

The Criterion Channel é anunciado, pra alegria dos fãs de cinema

O FilmStruck chegou ao fim, mas os cinéfilos não precisam ficar tristes, pois o The Criterion Channel será lançado em 2019, pelo menos lá fora.

5 anos atrás

Com o anúncio do fim do FilmStruck, que será desativado no final deste mês, os cinéfilos ficaram órfãos de um canal onde pudessem assistir seus filmes antigos favoritos, mas não demorou muito para uma boa notícia surgir. A Criterion anunciou nesse fim de semana que irá lançar seu próprio canal de streaming de filmes clássicos e artísticos, o The Criterion Channel, para continuar a sua nobre missão.

Marca do The Criterion Channel

A Criterion (não confundir com a empresa de games) é conhecida por seu investimento e cuidado na restauração e preservação de grandes filmes do cinema mundial, que são lançados em Blu-ray (e muito antes disso, em DVDs e até Laserdiscs) e também podem ser assistidos há dois anos no seu canal de streaming dentro do FilmStruck, lamentavelmente cancelado pela Turner e Warner Bros.

No seu post sobre o fim do FilmStruck, a The Criterion Collection lamentava a decisão, mas garantia que seguia comprometida a oferecer seu catálogo para os seus fãs, e não estava brincando, tanto que tratou de não perder tempo pra anunciar o lançamento do seu próprio canal.

Se a The Criterion Collection era um dos destaques do conteúdo do FilmStruck, agora assume o posto como seu legítimo herdeiro, incluindo aí a sua tradicional curadoria. Como de hábito, a Criterion promete fazer no novo canal retrospectivas de diretores ou atores, além de muitas cenas de bastidores, documentários e comentários sobre filmes clássicos que muitas vezes não são mais encontrados em outros lugares, especialmente com o fim do FilmStruck.

Assim como seu canal no FilmStruck, o novo The Criterion Channel também terá conteúdo do TCM (Turner Classic Movies), e todas as séries e especiais próprios do antigo canal serão mantidos, como Art-House America, Split Screen e Meet the Filmmakers, Ten Minutes or Less, além do especial de curta + longa-metragem toda terça e da sessão dupla na sexta e de um curso mensal de 15 minutos do Criterion, Observations on Film Art.

Imagem de Alfred Hitchcock usada pela The Criterion Collection para convocar os assinantes do FilmStruck para seu novo canal de streaming.

Algo que eles querem deixar bem claro, desde o título do anúncio, é que o novo canal Criterion será independente, assim os fãs não precisam ficar preocupados, pois dificilmente eles irão precisar de um novo teto. Para isso, a empresa também conta com os assinantes do FilmStruck para já começarem com uma boa base de usuários pagando pelo serviço, e para convocá-los, a imagem escolhida foi a melhor possível, mestre Alfred Hitchcock em uma foto incrível. 

O nível de adesão dos orfãos do FilmStruck promete ser alto, pois quando o canal foi oficialmente cancelado, a comoção no mercado de cinema foi grande. Depois do anúncio, 20 personalidades (incluindo Guillermo del Toro, Edgar Wright, Christopher Nolan, Alfonso Cuarón, Barry Jenkins, Leonardo DiCaprio, Barbra Streisand e Rian Johnson) chegaram a assinar uma carta aberta pedindo que a Warner trouxesse o canal de volta.

Como nós já sabemos, a WarnerMedia pretende lançar seu próprio serviço de streaming (que se tudo der certo, deve chegar também em 2019), e dentro dele, certamente estará um sucessor do FilmStruck, ainda que não com este nome. Pois bem, a Criterion já avisou que o seu conteúdo também estará disponível por lá, assim que o novo serviço efetivamente chegar ao mercado. Pra quem tinha ficado sem nenhum canal de filmes clássicos, as perspectivas são as melhores possíveis.

O The Criterion Channel deve ser lançado no ano que vem nos Estados Unidos e no Canadá, e possivelmente chegar a outros países em breve. Infelizmente não vejo boas chances do canal chegar no Brasil tão cedo, se é que chegará um dia, mas de qualquer forma, o lançamento do novo canal é realmente uma ótima notícia, que merece os aplausos de todos nós, os apaixonados por cinema.

Quem morar nestes países já pode se inscrever pra ganhar o primeiro mês de graça, quando o novo serviço for lançado.

Para saber mais sobre o The Criterion Channel, é só clicar aqui.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários