Meio Bit » Hardware » Resenha — Tello, o pequeno notável drone da Ryze Tech (com tecnologia DJI)

Resenha — Tello, o pequeno notável drone da Ryze Tech (com tecnologia DJI)

Testamos o Tello da Ryze, que tem tecnologia de voo DJI e processador Intel, além de um sistema de posicionamento visual feito com sua câmera e sensores.

5 anos atrás

Nos últimos meses, nós nos divertimos muito aqui na redação do MB com o Tello, que apesar de ser bem compacto, é um drone duro na queda, que é um ótimo aparelho para quem nunca teve um drone e quer aprender a pilotar um pra se aventurar por aí. Com seu tamanho e peso de somente 80 gramas, o Tello consegue ser bem rápido, atingindo uma velocidade máxima de 28,8 km. Sua bateria tem autonomia para até 13 minutos de voo, dependendo é claro das manobras realizadas, que podem reduzir esse tempo.

Tello sem proteção nas hélices

Por ser tão leve, o Tello é capaz de manobras inacreditáveis, que deixam todo mundo impressionado, sendo um companheiro perfeito para animar qualquer festa, tirando fotos e gravando vídeos bem legais, que podem mostrar ângulos diferentes e inusitados.

Não se trata de um brinquedo, ele é bem mais do que isso, e embora esteja longe de produzir imagens profissionais com suas fotos de 5 megapixels e vídeos em 720p, ele conta com estabilização eletrônica de imagens, que garantem uma boa qualidade pelo que ele custa. O Tello não tem memória interna ou cartão microSD, assim todos as fotos e os vídeos são transmitidos ao vivo em HD e gravados no smartphone.

Apesar do hardware em si ser feito pela Ryze Tech, o Tello é uma união de esforços, pois é equipado com processador Intel e conta com tecnologia de voo com recursos de inteligência artificial desenvolvida pelos mestres no assunto, a DJI. Infelizmente todas as fotos que fiz dele e do controle não ficaram tão boas, então neste post vou usar as imagens de divulgação dos produtos.

Controle Gamesir T1D que acompanha o Tello no kit que testamos.

O aparelho que testamos veio em um kit (muito bem) acompanhado pelo controle GameSir T1d, que pode ser sincronizado de forma simples e rápida através de uma conexão Bluetooth, para ser usado com o smartphone como tela. Controlar o Tello com o T1d é uma ótima pedida, pois fica muito mais fácil pilotar o drone pelos joysticks do nos botões virtuais da tela, assim a curva de aprendizado de voo certamente será muito mais rápida.

O curioso é que o Tello não tem GPS, e sim um sistema de posicionamento feito pela sua câmera e os sensores na parte de baixo, e que funciona surpreendentemente bem. O pequeno drone se posiciona de forma bem eficaz desta forma, especialmente dentro de casa.

O Tello brilha mesmo nos seus modos automáticos, como o que permite que você faça ele decolar da sua mão, deixando as hélices girando lentamente enquanto espera que você o arremesse. Nas festas ou reuniões, algo que também faz bastante sucesso é que além de decolar, ele pode pousar tranquilamente na mão do seu piloto.

Dito isto, é bom não ir esperando recursos de drones mais avançados, como o utilíssimo botão de voltar pra casa. Caso o Tello perca o sinal e a conexão com o smartphone, ele vai pousar onde estiver, então todo cuidado é pouco com a escolha dos lugares onde for voar com ele, sendo que pilotar em cima d'água definitivamente não é recomendável, já que vai confundir os sensores do pequeno e valente drone.

Tello com proteção nas hélices

O modo 8D Flips é o mais divertido para festas, e também vai fazer a alegria das crianças, pois faz o drone fazer viradas em 360 graus, dependendo da direção em que você desenhe na tela. Todas as manobras podem ser feitas em casa, e ele já vem com os protetores das hélices montados.

Um dos problemas do aparelho é sua câmera fixa, sempre apontada para a frente, o que realmente é uma pena. Seria bem legal se a câmera fosse voltada para baixo, mas ela não fica para frente à toa, é uma necessidade para o posicionamento do aparelho, além de tirar fotos e gravar vídeos das pessoas (desde que não esteja muito alto).

Em último caso, você pode fazer como um cara que eu vi no YouTube, que imprimiu um adaptador em 3D e colocou um pequeno espelho, pra assim deixar a câmera do Tello voltada para baixo. É algo bem simples, mas que tem o potencial de deixar as fotos e vídeos feitos com o Tello muito mais interessantes, se bem que isso pode prejudicar o sistema de navegação do drone, e até mesmo desestabilizar seu voo, então melhor se conformar com o ângulo frontal das imagens da câmera mesmo.

O aplicativo Tello está disponível na App Store e no Google Play. Outra coisa interessante do Tello é a função Scratch, que foi desenvolvida pelo MIT e permite que os usuários (crianças inclusive) possam programar padrões de voos e sequências de manobras.

O kit que testamos já veio com duas baterias, mas a DJI vende baterias extras e até mesmo um hub para carregar 3 baterias do Tello ao mesmo tempo. Ele também tem capas especiais que dão mais personalidade ao drone, e também podem oferecer uma maior proteção contra água, se bem que voar com o Tello em um dia de chuva é a última coisa que eu recomendo.

Para quem quer começar a usar um drone mas fica inseguro se vai conseguir pilotar de forma aceitável, o Tello pode servir como uma ótima escola, e é exatamente assim que é posicionado e vendido pela DJI no Brasil e lá fora.

O Tello foi criado para ser usado em ambientes fechados, do lado de fora ele também funciona bem em dias normais, só não recomendo voar com o Tello naqueles dias em que o vento estiver mais forte, pois ele pode realmente ir embora com a ventania. Como o seu alcance é de 100 metros, ele não vai muito longe, a não ser que seja mesmo carregado pelo vento.

Se eu recomendo o Tello? Olha, pelo seu preço, recomendo sim, e muito. O aparelho é pequeno, leve e portátil, e conta com vários recursos de inteligência artificial, sem falar no detalhe muito divertido de ser um drone capaz de decolar e pousar diretamente da sua mão. O Tello é perfeito pra quem procura um drone bem barato pra se acostumar com os voos, antes de investir em drones mais poderosos e muito mais caros.

No Brasil, o Tello é vendido oficialmente por R$ 549 pela DJI Store do BarraShopping, Rio de Janeiro, e em várias lojas online. Lá fora, ele custa US$ 99 na loja online da DJI.

Estou terminando de editar um vídeo do Tello lá no meu canal, e assim que estiver pronto, postarei aqui. Também estou testando o Mavic 2 Zoom da DJI, podem aguardar uma resenha muito em breve.

Leia também aqui no MB meus reviews sobre o Mavic Air e o Mavic 2 Zoom.

Veja meu review em vídeo lá no meu canal.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários