Home » Engenharia » Elon Musk “vaza” imagens do novo BFR e Flash Gordon ficaria orgulhoso

Elon Musk “vaza” imagens do novo BFR e Flash Gordon ficaria orgulhoso

A SpaceX mexeu mais uma vez no desenho da Big Falcon Ship, deixando-a muito parecida com uma nave de ficção científica, o que ninguém esperava é que fosse ficção científica dos anos 50.

1 ano atrás

Em um de seus muitos bons livros, Arthur Clarke comenta através de seu personagem como o design de um foguete em uma peça antiga de ficção científica não fazia sentido, com janelas percorrendo todo o corpo da espaçonave. “Onde estão os tanques de combustível?”.  Em verdade há muito abandonamos os desenhos clássicos de foguetes que se pareciam com foguetes, mas a SpaceX parece estar voltando a esse design vintage.

a3451e1179616542861eff0fddf0915c

Eu tenho uma implicância grande com os modelos atuais é que nossas naves não se parecem com naves, veja a Dragon V2, a Starliner da Boeing, a Orion da Nasa e a Apollo dos anos 60, são basicamente a mesma coisa:

capsulas

A Big FffFalcon Ship mudava um pouco esse desenho mas ainda era essencialmente um foguete tradicional:

maxresdefault

Em versões posteriores ela ganhou asinhas, se aproximando de algo mais semelhante ao Space Shuttle:

dk3e-p9ueaeecnc

No final de semana a SpaceX anunciou que fechou contrato com um passageiro misterioso japonês que todo mundo acha que é o Kojima, para um passeio até a Lua na Big Falcon Ship. A revelação dos detalhes será feita hoje, 22 h horário de Brasília, neste vídeo aqui:


SpaceX — First Private Passenger on Lunar BFR Mission

Elon Musk, como não podia deixar de ser, tuitou antes do tempo várias imagens da versão atualizada da nova nave, e todo mundo levantou as orelhas:

dnrwgqmvyaaclo-
dnrwqtpu4aae1jj

Se pintar de verde a BFS lembra até a Planet Express, de Futurama.

277182

Segundo Musk as aletas servirão para estabilizar a nave na reentrada (duas são móveis) e conterão o trem de pouso, que em uma estrutura mais larga se torna mais estável.

É deliciosamente irônico ver que por anos imaginamos que as naves espaciais do futuro se pareceriam com as da ficção científica, mas nem por um momento passou por nossa cabeça que seria a ficção científica dos anos 50.

6c66f4f07a19e1df2e79af2cf5d1c65e

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários