Meio Bit » Arquivo » Hardware » Vivo convida a imprensa para o lançamento do Apex FullView em junho

Vivo convida a imprensa para o lançamento do Apex FullView em junho

Smartphone-conceito apresentado pela Vivo durante a MWC 2018 pode ser lançado como um produto final; Apex FullView conta com design quase sem bordas, leitor de digitais sob a tela e câmera selfie retrátil.

6 anos atrás

A fabricante de smartphones chinesa Vivo está disposta a ir além da concorrência: a companhia convidou a imprensa para um evento a ser realizado em Xangai no dia 12 de junho, no que afirma "dar continuidade à nossa visão com o smartphone-conceito Apex FullView", o então protótipo com design quase que totalmente sem bordas, leitor de digitais sob a tela e câmera selfie retrátil.

Visto pela primeira vez na MWC 2018, o Vivo Apex FullView pegava a tendência atual das telas que ocupam quase toda a parte frontal de um smartphone e a leva ao limite, adotando soluções para passar longe do infame notch, o conceito introduzido pelo Essential Phone e popularizado pelo iPhone X. Hoje quase todo mundo adotou a tela com um sulco superior até porque os displays precisam ser utilizados, e quase todo mundo entrou na roda.

A Vivo por sua vez preferiu outra abordagem, fazendo com que o display ocupasse 98% da área frontal. Para isso a fabricante tomou decisões interessantes como colocar não só o leitor de impressões digitais, mas também os de luz e proximidade sob à tela OLED (a tecnologia da Synaptics para o leitor biométrico não funciona com LCD); a tecnologia SoundCasting permite que o display atue como um alto-falante, vibrando para propagar som (nós vimos uma tecnologia similar nas mãos da LG, durante a CES 2018) e claro, a câmera selfie que é ejetada cerca de 0,8 segundo após o comando, acondicionada na parte interna quando não em uso. O mecanismo em si é bastante robusto, como deve ser.

O canal Unbox Therapy conseguiu colocar as mãos em uma unidade semanas atrás:


Unbox Therapy — The True All-Screen Smartphone is Here...

Ainda assim acreditava-se que o Apex FullView era um mero conceito, uma vitrine de uma série de tecnologias que a Vivo pretendia introduzir em seus próximos smartphones: uns com o leitor de digitais na tela, outros com a câmera selfie escamoteável, outros ainda com a tecnologia de som pelo display e claro, um ou outro gadget com duas ou mais características.

Produzir em escala um bichinho destes é algo bem complexo, mas pelo visto a empresa já contornou esse problema.

A Vivo não só estaria promovendo o Apex FullView como um smartphone pronto para a produção em massa, como já veiculou seu primeiro anúncio como um dispositivo planejado para roubar a atenção durante a Copa do Mundo na Rússia, que começa dia 14 de junho. É possível, claro que ele não seja exatamente o mesmo visto na MWC 2018 e a Vivo não deu muitos detalhes sobre suas especificações técnica de qualquer forma; por outro lado, suas principais características podem todas ser vistas no comercial.

Claro, é de se esperar que a capacidade de produção da Vivo diz respeito apenas ao mercado chinês e dificilmente o Apex FullView será lançado em outros países, mas as novidades que ele trará podem trazer uma lufada de ar fresco que o mercado mobile precisa, onde todos os dispositivos são muito parecidos uns com os outros e não há nada verdadeiramente desconcertante para os fabricantes contarem vantagem.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários