Meio Bit » Cultura » Canais de teorias da conspiração enfrentarão tempos difíceis no YouTube

Canais de teorias da conspiração enfrentarão tempos difíceis no YouTube

Após anunciantes retirarem suas campanhas dos canais do conspirólogo Alex Jones, a tendência é que criadores de conteúdo similares passem a fazer menos dinheiro com o YouTube no futuro; plataforma no entanto defende liberdade de expressão.

6 anos atrás

Durante o ano de 2017 o YouTube se complicou e muito com anunciantes e grandes parceiros, que removeram seus anúncios da plataforma (alguns saíram até do motor de busca do Google) após estes descobrirem que seus produtos e serviços eram relacionados a conteúdos controversos, alguns bastante impróprios. Como a rede não tinah Simancol, ela relacionava os anúncios a quem tinha grande audiência e nunca se deu ao trabalho de checar o conteúdo dos vídeos, chegando ao cúmulo de promover canais piratas.

Aos poucos o YouTube foi se emendando, desde dando cabo dos canais que exibiam séries e desenhos 24/7 como prometendo uma moderação mais humana a refinada (ainda que ela ainda deixe muito a desejar), mas desnecessário dizer que os produtores de conteúdo também seriam forçados a se adequar. Assim, uma série de novas regras entraram em vigor e basicamente qualquer vídeo minimamente controverso ou violento, seja real ou fictício e apologia a drogas ilícitas ou lícitas, palavreado chulo e outros conteúdos indesejáveis perderam a monetização sem dó e/ou perderam a visibilidade.

Por outro lado, muitos criadores de conteúdo decente e de qualidade foram prejudicados com o endurecimento das regras para a monetização de seus canais e a restrição à introdução de links externos nos vídeos, limitando-os à descrição que ninguém lê. Assim, muitos canais deixaram de fazer dinheiro e sequer consegue divulgar outras formas de fazer uma graninha com seus projetos, porque o YouTube não quer e usa tal estratégia como critério para desmonetização e/ou redução de visibilidade. Ou nem isso.

Por outro lado, na última semana o YouTube decidiu voltar sua atenção a uma vertente de conteúdo muito popular e muito criticada, a dos canais baseados em teorias da conspiração. Desses o mais notório é o InfoWars, apresentado pelo folclórico (para dizer o mínimo) Alex Jones, um maluco de carteirinha que defende a agenda alt-right com unhas e dentes, mas da forma mais maluca e absurda possível com afirmações esdrúxulas e insanas, tiradas sabe-se lá de onde.

Uma das mais recentes e que viralizou forte foi o vídeo em que Jones afirmava categoricamente que David Hogg, um dos sobreviventes do tiroteio recente na Flórida que matou 17 pessoas era... um ator. A atração ganhou destaque na aba "Em Alta" quando isso aconteceu, uma série de outros canais seguiu a mesma linha e alimentaram o YouTube com vídeos semelhantes que explodiram em popularidade. Em retaliação o YouTube não só aplicou um strike no canal de Jones e sumiu com o vídeo da área de destaques, como deletou uma série de outros canais que surfaram na onda. Porém, como humanos são humanos vários outros foram deletados sem culpa.

Só que a Caixa de Pandora foi aberta: tão logo a polêmica envolvendo tais vídeos viralizou, a CNN jogou no ventilador e expôs o fato de que a rede de canais pertencente a Jones era regularmente monetizada, com anúncios de empresas de primeira linha como Nike, Acer, 20th Century Fox, Paramount, Expedia, Alibaba, Mozilla e até a NRA, entre várias outras. Tão logo o caso tomou grandes proporções a maioria dessas companhias e instituições (até a Igreja Mórmon e a UNHCR, uma ONG que arrecada fundos para os refugiados Rohingya estavam na lista) anunciaram ter colocado o The Alex Jones Channel, o principal canal da Rede InfoWars e os demais Em suas "listas negras", uma relação interna que impede o YouTube de vincular os anúncios de tal cliente em determinado canal.

Oficialmente o YouTube não explicou como os canais de Jones e de outros conspirólogos faziam dinheiro regularmente (a gente sabe, a plataforma só se importa com dinheiro e audiência e não liga se são vídeos educacionais, de nutelleiros ou de malucos), entretanto defende a liberdade de expressão dos criadores de conteúdo ao mesmo tempo que está ciente da situação: ele já implementou uma notificação que avisa ao espectador quando um canal é patrocinado por algum órgão estatal e pode conter informações parciais, de modo a combater propaganda governamental.

Como os anunciantes, aqueles que detêm a grana não querem ver seus anúncios relacionados a malucos de plantão, é bem possível que o YouTube venha a desenvolver uma ferramenta similar de modo a alertar o usuário de que o conteúdo de um determinado criador é controverso ou politicamente alinhado com interesses de grupos ou instituições; como nada disso se enquadra como infração dos Termos de Serviço canais como os do Alex Jones dificilmente serão banidos (ele conta agora com dois strikes, mais um e adeus mas ele não deverá chegar) por conta da quantidade massiva de visualizações que amealha, a menos que ele fale alguma outra maluquice completa porém a plataforma tem que evitar que mais anunciantes fujam, então novas e melhores ferramentas poderão ser criadas para permitir que os próprios parceiros saibam quem está vendendo seus produtos e serviços, e realizem a seleção por conta própria.

De qualquer forma, é certo que daqui por diante Alex Jones e companhia farão menos dinheiro com o YouTube.

Fontes: CNN e Ars Technica.

relacionados


Comentários