Meio Bit » Games » Criadores do RiME desafiam: quebrem o nosso DRM

Criadores do RiME desafiam: quebrem o nosso DRM

Após lançar o jogo com o odiado sistema anti-cópias Denuvo, a Tequila Works prometeu que se alguém conseguir quebrá-lo, fará com que o RiME se torne livre de DRMs.

7 anos atrás

A indústria de games está repleta de sistemas de proteção contra pirataria que só serviram para infernizar a vida daqueles que pagaram pelos jogos e um dos que mais tem irritado os consumidores é o Denuvo. Para piorar, hoje em dia muitas produções tem se rendido a fraca promessa de que este DRM é inquebrável e o mais novo dele atende pelo nome RiME.

Claramente inspirado nas obras de Fumito ueda, mais precisamente no ICO, o jogo chegou na semana passada ao PlayStation 4, Xbox One e PC, e no caso deste último, o que afastou muitos interessados foi o famigerado sistema. O curioso é que segundo uma postagem feita no Steam por um funcionário da Tequila Works, caso alguém consiga quebrar a trava, eles lançarão uma atualização que fará com que o RiME fique totalmente livre de DRM.

Mais bizarro do que o desafio, talvez só a justificativa dada por ele para terem optado por utilizar o Denuvo. Veja só:

Tenho visto algumas conversas sobre o nosso uso do [sistema] anti-falsificação Denuvo e queria tirar um momento para lidar com isso. Tivemos discussões internamente sobre o Denuvo e um dos pontos chaves de toda essa discussão simplesmente foi que queríamos garantir a melhor experiência de jogo para os jogadores do RiME. O RiME é uma experiência muito pessoal contada através da visão e do som.  Quando um jogo é crackeado, corre-se o risco de criar problemas com ambos os itens e queremos fazer tudo que pudermos para preservar essa qualidade do RiME.

Mesmo achando que uma empresa tenha todo o direito de proteger suas criações da maneira que achar correta, sinceramente não consigo entender essa explicação. Além disso, se o Denuvo foi utilizado com o intuito de proteger a qualidade do jogo, porque arriscar ver o seu trabalho sendo prejudicado ao disponibilizar uma versão livre de DRM? Não é contraditório?

Enfim, o fato é que o RiME não é o que podemos considerar de arrasa-quarteirões, com boa parte das pessoas nem sabendo da sua existência, mas depois do estúdio ter lançado este desafio, sou capaz de apostar que eles conseguiram chamar a atenção de muita gente. O pior é que talvez o intuito tenha sido justamente esse e imagino que não deverá demorar muito para vermos o jogo perder o DRM.

Fonte: PCGamesN.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários