Bluetooth 5, com maior alcance e velocidade já está disponível

bluetooth-5

Anunciado seis meses atrás, a nova versão para o dente azul (na verdade o nome veio de um rei dinamarquês) que deixa tudo melhor finalmente saiu: o consórcio Bluetooth SIG anunciou que a nova versão de sua tecnologia de comunicações sem fio já pode ser incorporada pelos fabricantes em seus futuros dispositivos.

O Bluetooth 5 chega prometendo o dobro da velocidade de transmissão de dados e quatro vezes o alcance da versão 4.2, o que o torna ideal para os dispositivos da Internet das Coisas.

A intenção do consórcio (fundado em 1998 por Ericsson, Intel, Nokia, Toshiba e IBM; a Microsoft entrou em 1999, a Lenovo em 2005 e a Apple somente em 2015) é promover uma maior integração dos dispositivos vestíveis e outros aparelhos inteligentes com a internet, e para isso o foco na evolução do Bluetooth se concentrou principalmente no alcance: hoje a versão 4.2 trabalha numa área de até 10 metros, já o Bluetooth 5 alcança até 40 metros.

Outra preocupação tomada foi com a interferência de outros padrões de comunicação, especificamente o Wi-Fi e o LTE: o novo protocolo trabalha de modo a não entrar em conflito com sinais externos e não comprometer a comunicação entre dispositivos (e por tabela deixar ele próprio de atrapalhar a troca de dados dos outros padrões).

Por fim o limite teórico de velocidade de transmissão de dados mais que dobrou, de 24 Mb/s para até 50 Mb/s. A única coisa em que o Bluetooth 5 não mexe é na qualidade de áudio, que permanece a mesma vista hoje. E para completar o consórcio informa que o consumo de energia não foi incrementado, continua o mesmo.

O que muda? Nos próximos meses teremos smartphones, tablets e fones de ouvido compatíveis com o Bluetooth 5 mas eles não serão os principais beneficiados. Equipamentos simples, dispositivos vestíveis e soluções da Internet das Coisas (a de verdade e que pode salvar vidas, embora a das Coisas Inúteis também) terão uma melhor autonomia podendo se comunicar a uma distância maior, com mais velocidade e consumindo pouca energia. O que é excelente para todos.

Fonte: Bluetooth SIG.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples