Meio Bit » Mobile » Bluetooth 5, com maior alcance e velocidade já está disponível

Bluetooth 5, com maior alcance e velocidade já está disponível

Bluetooth 5, nova versão do padrão de comunicações wireless chega com foco em IoT, quatro vezes mais alcance e o dobro de velocidade do 4.2.

7 anos atrás

bluetooth-5

Anunciado seis meses atrás, a nova versão para o dente azul (na verdade o nome veio de um rei dinamarquês) que deixa tudo melhor finalmente saiu: o consórcio Bluetooth SIG anunciou que a nova versão de sua tecnologia de comunicações sem fio já pode ser incorporada pelos fabricantes em seus futuros dispositivos.

O Bluetooth 5 chega prometendo o dobro da velocidade de transmissão de dados e quatro vezes o alcance da versão 4.2, o que o torna ideal para os dispositivos da Internet das Coisas.

A intenção do consórcio (fundado em 1998 por Ericsson, Intel, Nokia, Toshiba e IBM; a Microsoft entrou em 1999, a Lenovo em 2005 e a Apple somente em 2015) é promover uma maior integração dos dispositivos vestíveis e outros aparelhos inteligentes com a internet, e para isso o foco na evolução do Bluetooth se concentrou principalmente no alcance: hoje a versão 4.2 trabalha numa área de até 10 metros, já o Bluetooth 5 alcança até 40 metros.

Outra preocupação tomada foi com a interferência de outros padrões de comunicação, especificamente o Wi-Fi e o LTE: o novo protocolo trabalha de modo a não entrar em conflito com sinais externos e não comprometer a comunicação entre dispositivos (e por tabela deixar ele próprio de atrapalhar a troca de dados dos outros padrões).

Por fim o limite teórico de velocidade de transmissão de dados mais que dobrou, de 24 Mb/s para até 50 Mb/s. A única coisa em que o Bluetooth 5 não mexe é na qualidade de áudio, que permanece a mesma vista hoje. E para completar o consórcio informa que o consumo de energia não foi incrementado, continua o mesmo.

O que muda? Nos próximos meses teremos smartphones, tablets e fones de ouvido compatíveis com o Bluetooth 5 mas eles não serão os principais beneficiados. Equipamentos simples, dispositivos vestíveis e soluções da Internet das Coisas (a de verdade e que pode salvar vidas, embora a das Coisas Inúteis também) terão uma melhor autonomia podendo se comunicar a uma distância maior, com mais velocidade e consumindo pouca energia. O que é excelente para todos.

Fonte: Bluetooth SIG.

relacionados


Comentários