Meio Bit » Internet » O Chrome agora vai ensinar todo mundo a programar

O Chrome agora vai ensinar todo mundo a programar

Programar é preciso: com a extensão Coding with Chrome, qualquer um poderá aprender as bases da programação através do navegador do Google

8 anos atrás

kids-coding

Já dissemos várias vezes e não cansamos de repetir: aprender a programar é essencial. Quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a disciplina desenvolvem o raciocínio lógico de forma muito mais natural e se tornam capazes de gerir situações das mais complexas com desenvoltura, mesmo que não se tornem desenvolvedores. Tanto que há quem defenda que ensinar a programar é tão importante quanto alfabetizar.

E o Google vem agora se unir ao time pró-coding para todos com uma nova extensão para o Chrome, a Coding with Chrome.

A ideia, que veio de um time de desenvolvimento interno de Mountain View é simples é eficaz: fornecer uma extensão compatível com o navegador do Google que permita a qualquer um aprender e criar seus próprios softwares. Há motivos práticos para isso, os Chromebooks vendem muito bem mas por serem incapazes de executar apps diretamente (isso está para mudar), não é possível rodar um compilador neles. Ao mesmo tempo o Google sabe que o Scratch, a linguagem que utiliza blocos para criar os programas é bastante simples e didática, ideal para quem não entende nada de programação e muito útil para ensinar a criançada; tanto que é a linguagem de escolha da Code.org em seus tutoriais.

Logo o Coding with Chrome (ou CwC, como já anda sendo chamada) é uma iniciativa bem-vinda. Basta instalar e sair usando, e o compilador é flexível o bastante para ir desde o básico do básico até aplicativos mais robustos e complexos, já que suporta Blockly, Coffeescript, HTML e Javascript. Ou seja, é uma ferramenta bastante completa.

Confira um demo do CwC interagindo com a Sphero:


localhoster — cwc Sphero Moving

Embora seja possível realizar bastante coisa com a CwC, está bem claro que o intuito da extensão é ser uma ferramenta educacional de simples instalação e acessível: o Chrome é o navegador mais utilizado do mundo, logo o potencial dela alcançar muitos estudantes, principalmente crianças é enorme. O que é excelente, quanto mais gente programando e aprendendo melhor.

Ficou interessado? Então baixe a extensão aqui.

relacionados


Comentários