Meio Bit » Mobile » Craig Federighi: “programação é o próximo passo da alfabetização”

Craig Federighi: “programação é o próximo passo da alfabetização”

Ao promover participação da Apple na Hora do Código, SVP de software Craig Federighi defende que ensinar programação às crianças é essencial à alfabetização

8 anos atrás

craig-federighi

Nós do MeioBit já cansamos de dizer que aprender programação é essencial, tanto que deveria ser incluída na grade curricular do sistema de ensino básico. Crianças que aprendem desde cedo a escrever seus programas, debugar código e gerir situações de crise aprendem raciocínio lógico de forma muito mais simples e natural que os outros, se saindo melhor em resoluções de problemas dentro e fora do ambiente computacional.

O Code.org, instituição norte-americana responsável pela Hora do Código, um evento anual voltado a estudantes de todo o mundo defende arduamente a importância do ensino da programação, e conta com defensores de peso como Bill Gates, Mark Zuckerberg e o presidente Barack Obama, entre outros (e outras, uma das metas é trazer mais mulheres para o mundo da programação, que essencialmente ainda é um Clube do Bolinha).

A Apple também apoia a iniciativa, e nesta semana transformou TODAS as suas lojas mundo afora em centros educacionais para as crianças, a fim de ensiná-las a programar. Mas como isso poderia ser possível se o Swift, a atual linguagem programação para as soluções Apple é proprietária, e por isso nem todo mundo teria acesso a ela sem um iGadget em casa?

Simples, você libera para todos. Assim, de modo a democratizar o acesso à programação com uma plataforma extremamente simples o Swift passou a ser de código aberto e multiplataforma. Aqui você encontra materiais, já aqui estão os repositórios e aqui temos um port para o Linux. A IBM, que quando não está incentivando mulheres a hackear secadores de cabelo trabalha bem já colocou um sandbox no ar, que roda em qualquer browser.

O SVP de Engenharia de Software de Cupertino Craig Federighi aproveitou a deixa para falar sobre a importância de ensinar programação à criançada. Ele define a ocasião em que digitou comandos em um computador pela primeira vez na vida, aos 10 anos de idade como “uma revelação”, algo que mudou sua vida e definiu o que ele seria depois. Bom lembrar que Federighi trabalhou com Steve Jobs na NeXT e foi para a Apple em 1999, saindo dela e voltando depois em 2009 para assumir tudo relativo a iOS e Mac OS X.

O executivo diz que considerando a onipresença de dispositivos inteligentes em nossas vidas desde cedo, é essencial que todos, sem exceção saibam como eles funcionam e possam ser capazes de trabalhar com eles em um nível mais profundo que não o de usuário. Para Federighi, “a capacidade de criação desse meio é tão fundamental quanto à habilidade de ler e escrever”. Ele defende que a programação como um todo deveria ser considerada uma linguagem no sentido real da palavra e um modo de pensamento, de modo a caracterizá-la como “o próximo passo para a alfabetização”.

Eu concordo. Embora não pareça, muitos profissionais que não sejam ligadas à computação podem se beneficiar com noções de programação, que ensinam habilidades essenciais para a vida como um todo. Ninguém precisa ser um novo Dennis Ritchie, mas aprender lógica, encadeamento de ideias e gestão de crise é algo que beneficia a todos.

Fonte: BBC.

———

Em tempo: as duas Apple Stores do Brasil promoverão workshops da Hora do Código durante nesta quinta-feira, dia 10/12 ensinando programação para as crianças em três horários; das 16:30 às 17:30, das 19:00 às 20:00 e das 19:30 às 20:30. Seguem os endereços:

  • Apple Store Village Mall
    • Avenida das Américas, 3.900, Barra da Tijuca
    • Rio de Janeiro, RJ
    • CEP 22640-102
    • Tel: (21) 3179-3700
  • Apple Store Morumbi Shopping
    • Av. Roque Petroni Júnior, 1.089, Vila Gertrudes
    • São Paulo, SP
    • CEP 04707-900
    • Tel: (11) 5180-5900

relacionados


Comentários