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Impressão Hidrográfica, ou: mapeando texturas 3D na vida real

Imprimir 3D não é novidade, mas imagine imprimir texturas 3D e aplicá-las ao objeto recém-impresso… um pessoal da China está trabalhando nisso.

5 anos atrás

3d

Impressão hidrográfica é em si uma técnica muito simples: você imprime em um filme plástico, coloca em um recipiente com água, mergulha cuidadosamente um objeto, o filme adere a ele e pronto, temos uma superfície revestida.

O que é complicado é quando queremos imprimir texturas específicas. Em computação gráfica esse mapeamento gera e corrige um monte de distorções espaciais. Uma foto normal de um rosto não é mapeável, você tem que esticar e distorcer várias partes para compensar o contorno 3D.

Fazer isso no mundo real não é simples, mas um grupo de pesquisadores chineses conseguiu.

Usando softwares para simular distorção e um Kinect para controlar o posicionamento dos objetos, eles geram a imagem a ser mapeada, já distorcida, a imprimem e aplicam. O resultado é muito legal, veja:

Changxi Zheng — Computational Hydrographic Printing (SIGGRAPH 2015)

Sem querer querendo esse pessoal resolveu, ou pelo menos amenizou o problema de cor em impressão 3D.

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