Carlos Cardoso 8 anos atrás
Durante muito tempo conectividade em carro se resumia a um adaptador de fita cassete. Um belo dia alguém descobriu que a porta do isqueiro era uma ótima tomada de 12 V, e todo mundo passou a usar pra alimentar todo tipo de acessório, incluindo cafeteiras, televisões e, o que pode ser uma piada de mau gosto baseado na foto acima, ou uma piada boba d'Os Simpsons, UM FORNO DE MICROONDAS para carros.
As montadoras, que estão entre as empresas mais mesquinhas da Terra, fizeram o óbvio: tiraram o isqueiro do carro e passaram a anunciar o buraco como “porta de energia”, se você quiser o isqueiro agora é extra.
Do ponto de vista da conectividade de áudio, por muito tempo no máximo tínhamos os rádios com porta Aux, aquele plug P2 maldito que vive dando mau-contato, e você enfia o carro numa árvore pois está ocupado girando aquela desgrama pro som sair em dois canais.
Eis que veio o Bluetooth, mas a grande realidade é que Bluetooth não funciona. Eu sei, é ótimo, eu uso direto (quer dizer, usava, perdi meu fone) mas em carro não rola. A conexão física é muito mais prática, e aí começa o problema. BMW e outros fabricantes colocavam docks de iPod e iPhone nos seus carros, outros preferiam uma solução mais agnóstica.
Em teoria faz sentido, mas estamos falando de uma indústria que adora, ás vezes literalmente, reinventar a roda. A solução da VW? isto aqui:
Reconheceu? Ok, vou facilitar, este é o conector.
Essa desgraça que você nunca viu na vida fora de um VW (e Audis, parece) se chama Media Device Interface. Quer ligar seu Android? Compre um cabo. Quer ligar seu Lumia? Compre outro cabo. Quer ligar seu iPhone? Compre mais um. Como? Seu iPhone novo agora tem conector Lightning? sem pobrema, outro cabo. Claro, aqui querem R$ 229,00 por um cabo MDI-iPhone.
Agora a VW se tocou que o consumidor não quer se tornar um nerd colecionador investindo 15% do valor do veículo em cabos, e em 2016 seus carros virão com conectores USB, que é o padrão que resolveria tudo desde o começo.
Claro, o consumidor mais esperto resolveu o problema bem antes, comprando um cabo só:
Além das portas USB os carros da Volks serão compatíveis com Mirror Link, Android Auto e CarPlay.
Veja o CarPlay em ação.
TechnoBuffalo — CarPlay Demo: iPhone Experience Inside the Ferrari FF
Fonte: PM.