Estúdio diz que Steam é essencial para os indies

É claro que parte do sucesso que os jogos independentes tem conquistado deve-se ao desejo dos jogadores por novidades e a qualidade que os estúdios alcançaram ao longo do tempo, porém, uma parcela extremamente importante desta equação está no sistema de distribuição digital e de acordo com Paul Taylor, co-fundador da Mode 7 Games, o Steam tem ajudado muito as pequenas empresas a prosperarem.

Quando você é uma companhia com tanto poder e desse tamanho, precisa atingir o equilíbrio entre fazer as coisas que lhe beneficie e as coisas que crie um bom ecossistema para todos. Acho que eles são muito bons nisso e pensam muito seriamente sobre o assunto. É espantoso como eles são importante em relação ao PC. O Steam é realmente essencial para os jogos independentes no momento.

A Mode 7 chamou a atenção dos jogadores ao criar o jogo de estratégia Frozen Synapse, que alcançou a impressionante média 88 no Metacritic e um dos aspectos citados por Taylor e que sem dúvida tem conquistado os desenvolvedores menores é o fato de a Valve não fazer imposições sobre o que eles devem criar, dando espaço para que experimentem.

Isto posto, como não elogiar um serviço que além de oferecer jogos por preços atraentes quase nunca igualados pela concorrência, ainda permite conhecermos títulos que provavelmente viveriam na escuridão e estariam acessíveis apenas a um pequeno número de pessoas? É claro que no fim das contas o objetivo da Valve é o lucro, mas isso não desmerece o trabalho feito por aquela que na minha opinião, hoje é uma das principais companhias do mundo dos games e já que tem algumas pessoas por aqui que gostam de me taxar de ista-isso, ista-aquilo quando defendo alguma empresa, então que me chamem de “Valvista” ou “Steamrista”.

[via GamesIndustry]

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Rubslopes

    Ah eu sou fanboy da Valve sim, e com orgulho! Não se pode negar que o Steam foi uma das, se não A plataforma responsável por trazer os indie games ao grande público. É graças a essa empresa aí que hoje podemos jogar títulos excelentes como Amnesia, Beat Hazard, Trine, Revenge of the Titans, etc. e por ótimos preços.

  • hideki

    Meus primeiros indies eu comprei na Steam, apesar do mérito dos jogos, a facilidade de compra e a divulgação que eles fazem foi determinante na compra. O reconhecimento é mais que merecido.

  • nandoamorelli

    Tem como não ser fã da Valve e do Steam? Promoções sensacionais, muitos jogos indies ótimos e com uma divulgação sempre com o bom humor e a genialidade da Valve.
    Além disso, o Steam foi responsável por muita gente no Brasil deixar de ser “pirata”, colocando jogos variados a preços justos principalmente pra quem sofre com toneladas de impostos, como nós.
    O que seria dos jogos de PC hoje sem eles?

  • Prefiro chamar o tio Dori de “Steamboy”, até para confundir com o filme homônimo! 😆

  • Nekrogamia

    Tem um pessoal de um estúdio brasileiro que está começando com uma proposta de um jogo que me pareceu boa, apesar de não gostar muito de jogos educativos.
    Tomara que eles consigam por na xbox live ou na steam de alguma forma assim eu ocuparia meus filhos com jogos mais saudáveis.
    Quem quiser dar uma olhada: http://www.toplaystudio.com.br

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja