ad

Reino Unido: atualização está transformando Smart TVs da Samsung em pesos de papel

Eu nunca vi muito sentido em Smart TVs. No começo a ideia era excelente, transformar televisores em hubs completos de entretenimento mas sendo realista o espectador é completamente passivo, ele não vai utilizar os apps embarcados mesmo os mais úteis como Netflix. Aí vemos empresas como Microsoft e Sony tirando o suporte.

O advento de set-top boxes como a Apple TV (e a evolução dos consoles de videogame para estações multimídia) e dongles como o Chromecast mudaram o jogo, quem quer conteúdo online compra um acessório e quem não quer se vira com a programação da TV. Mesmo conteúdo interativo das emissoras não é tão usado quanto pensaram que seria 10 anos atrás.

Só que os fabricantes ainda vendem Smart TVs como tecnologia “do futuro” e está cada vez mais difícil encontrar uma TV “burra”, o que nos leva a manter mais um dispositivo conectado porque “já que paguei”, melhor usar e aí começam os problemas: atualizações desastradas, remoção de conteúdo e serviços, coleta de dados sensíveis e por aí vai.

A Samsung é campeã de pataquadas nesse quesito. Ela já foi pega escutando mais do que devia (a LG também), forçando anúncios e agora cometeu mais uma gafe, ao menos no Reino Unido: diversos donos de TVs dos modelos UE50MU6100K, UE49MU7070 e MU6409 estão inundando os fóruns da fabricante porque a última atualização de firmware fornecida na semana passada está inutilizando os aparelhos. Alguns ficam em loop após serem ligados, outros não mudam de canal. Tais TVs basicamente se tornaram cabideiros na sala de estar.

Há casos de usuários que adquiriram seus aparelhos há duas semanas e poucos dias depois deram de cara com um hardware inutilizado; algumas custam bem caro, em torno de £1.400 (ou R$ 5.638,46 em valores de hoje, 25/08/2017) e o suporte da Samsung se resume a um “estamos cientes da questão e daremos um retorno”, mas uma semana depois nada de uma solução ser apresentada.

Diz a Samsung que menos de 200 aparelhos da série MU de 2017 vendidos no Reino Unido foram afetados (as reclamações no entanto já estão na casa dos milhares) e que a atualização do firmware, disponibilizada no último dia 17 foi tirada do ar assim que o problema foi constatado. A companhia informa que está trabalhando numa solução de forma individual, com cada cliente mas por enquanto não há previsão de quando (ou se) os consumidores afetados receberão um update de correção ou se terão direito ao ressarcimento total do valor investido no equipamento.

Fonte: The Guardian.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Xultz

    Eu tenho uma TV Smart, esta é minha segunda Smart, a primeira foi uma Samsung, que infelizmente foi furtada, e agora tenho uma Panasonic, e eu acho ótimo. Uso Netflix e Youtube nela quase que o tempo todo (não tenho TV a cabo e a TV aberta… deixa prá lá), além de usar o Media player da própria TV prá ver vídeos a partir de um pendrive. A TV tem mais um monte de aplicativos que não servem prá nada de útil, mas um TV com estes três recursos prá mim é muito bom, muito mais prático que ter que investir em mais um aparelho set top box, mais cabos, mais bagunça, etc.

  • Rodolfo

    Tenho uma Smart da LG e uso bastante Netflix e Youtube, só sinto falta do Spotify.

    • Cocainum

      Uso bastante também. Mas SÓ esses dois.

  • Cocainum

    Sem tirar a responsabilidade da Microsoft, mas quando acontece de alguma atualização do Windows causar problemas, temos o atenuante de que existem infinitas combinações possíveis de hardware e software instalados nos milhões de PCs do mundo todo e que não é possível prever todo tipo de interação que possa causar problemas entre todas essas combinações.

    Mas em um hardware fechado, onde o usuário não pode instalar o que quiser, não pode fazer upgrade, onde o fabricante controla tudo, um caso desses simplesmente não tem desculpa.

  • Nícolas Wildner

    A Philips bem que poderia lançar uma atualização destas pra minha TV e ainda criar uma combustão espontânea nela. Assim eu teria uma desculpa válida pra trocar de TV.

    Dica: nunca comprem a 6000 series modelo 42PFG6809/78

    https://www.philips.com.br/c-p/42PFG6809_78/6000-series-tv-led-slim-full-hd-com-ambilight-bilateral-e-smart-tv/suporte

    • Cocainum

      Esse negócio de combustão espontânea já é patente da Samsung.

      • Nícolas Wildner

        Essa era a referência. Copiar 2 features numa “caixa d’água só”

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Somos dois com esse desejo então. Desde que a Philips começou a empurrar aqueles ads malditos que não podem ser cancelados e que travam a TV caso você não os espere terminar, venho desejando um fim terrível pra Philips.

      • Nícolas Wildner

        Queria que fosse só por conta disto que desejo o falecimento digital desde dispositivo…

    • Gustavo B.

      Acho que as TVs Philips degradaram a qualidade depois que terceirizaram a fabricação…

      Eu tenho uma de 42 polegadas com ambilight que esta encostada. Comprada em 2012 a CPU é lenta, mas o efeito é bem bacana.

      Depois que terceirizaram eu não ousei comprar outra.

      • Nícolas Wildner

        Pior é que hardware não falta pra esta TV. Concorrentes lançadas na mesma época tem menos hardware e um software muito mais fluido.

    • Carlos Ferreira

      Meu pai tem uma Philips que simplesmente não funciona nenhuma das funções smart.

      Ao tentar usar qualquer aplicativo(ou abrir o hub smart) a tv diz que não está conectada à internet. Daí abre o menu pra conectar, a pessoa configura e ao tentar reabrir algo volta pra mesma mensagem.

      Indo aos menus e verificando a configuração de rede aparece a tv como conectada. Todos os parâmetros certinhos. Mas por alguma bizarrice o smarthub não detecta a conexão.

      Já tentei uma caralhada de métodos e soluções da internet mas nada funcionou.

      Philips nunca mais.

    • Fred

      Problema da Philips é que não são Philips. É algum asiático de araque que licenciou a marca para a área de TVs.

      • Nícolas Wildner

        Bom. Se a Philips faz contrato com chineses que fornecem material de má qualidade, ou se a Philips escolhe uma desenvolvedora de software ruim a culpa e o problema SÃO DA PHILIPS. AH, e se o Asiático de araque é funcionário da Philips e tomou esta decisão, a culpa continua sendo, adivinha de quem? Da Philips =)

        Eu como consumidor final estou “defecando e me locomovendo” pra quem eles escolheram como fornecedores de insumos(hardware e software). Eles entregam um produto que é ruim, e que te faz passar raiva de tão bugado que é. Não adianta eles delegarem a culpa..

        Obviamente que se eu soubesse quem são os fornecedores, a treta que ocorre ou, se os reviews da época que comprei fossem sinceros e técnicos, não teria comprado esta bomba.

  • Vagner Da Silva

    Eu tenho a opinião de que comprar uma smarttv que só vai ser smart por uns dois ou três anos (e ainda correr esses riscos) não é uma coisa muito “smart”.

    • Whirlpool

      Verdade, Vagner. O problema é que está cada vez mais difícil achar uma tv dumb.

      • Vagner Da Silva

        Sim e as dumb também estão bem metidas a espertinhas (no mau sentido)… já vi várias delas com firmwares baseados em linux, e as daqui de casa dão uns bugs com horário de verão e o tal do Ginga.

        • Dou uma e se for bom dou mais

          Eu tinha uma dumb com linux. Era show de bola simplesmente ligar um hd externo nela e graças ao ffmpeg só não rodava vídeo rmvb, o resto era perfeito. E quando não tinha hd externo na porta ainda usava ela para alimentar o Chromecast.

    • Don Scopel

      esta ai algo q eu não tinha pensando

  • OverPower

    Até uso o Netflix na TV pelo comodismo do botão “Netflix” no controle mas acho lento e as teclas do controle não são muito boas. O media player não lê as legendas mas nesse caso me viro com o Xbox.

    • Diego

      Sua smart tv é Sony, por acaso?

      • Russo

        Eu tenho um bluray da Samsung com o botão da Netflix, não sei se é o mesmo caso do colega, mas a navegação dela é absurdamente lenta.

        • Diego

          Perguntei porque se for Sony, tem como arrumar esse lance pras legendas (chato é que tem que mudar uma parada em TODO arquivo de legenda).

  • Julio da Gaita ✔

    Alguém ja usou alguma com Web OS? Elas parecem boas, com air mouse e os caraio.

    • Nícolas Wildner

      3 colegas do trampo tem, e elogiam bastante…

      …mas nessa de elogiar né, peguei uma Philips com “Ambilight e os caraio” e acabei ganhando uma merda.

      • Julio da Gaita ✔

        esse “ambilight” sempre pareceu uma má idéia, lembro que achei legal a novidade e quase peguei uma, até ir na casa de um amigo e ver um vazamento de luz no canto do painel ambilight dele. ./

        • Nícolas Wildner

          Pra não dizer que tô reclamando de barriga cheia, o ambilight nunca deu problema sério e é até bem bonito pra assistir filmes com a luz desligada. Os óculos pra GAMING(que pega um split screen e estende pra tela toda) funcionam muito bem.

          Jogamos uns 4 jogos eu e a patroa, e é engraçado só ver a sua própria tela.

      • Carlos Ferreira

        Meu pai tem uma dessas ambilight. Só me deu trabalho e raiva. Tentando fazer funcionar as funções e aplicativos smart. Mas a tv insiste em dizer que esta desconectada.

    • Lucas Timm

      Um amigo meu tem uma, foi a primeira smart tv que eu realmente achei legal (e cogitei comprar).

    • Erivelton Muniz

      WebOS é bom, já os painéis da LG infelizmente já não são mais a mesma coisa. A minha começou com 4 pontos brancos (bolas na verdade), e de uma hora para outra passou a ter 18. Nunca, mais nunca mais compro TVs da LG depois desta. A minha samsung velha só foi aposentada pois quebrou depois de anos de bons serviços, e esta com pouco mais de 2 anos de uso esta me fazendo esta vergonha. Pesquisa por “white spots lg tv” que vai ver outros relatos. O air mouse é legal, mas se tem crianças pequenas em casa, é bom se precaver também, pois ele não aguenta bem tombos. A parte de cima do meu controle remoto já não responde bem ao aperto dos botões.

      https://uploads.disquscdn.com/images/7138e28f5a98391018be00071306e510e1620bcacb373be4fc1867f76615283f.jpg

      • Felipe Borges

        Esses pontos são relativamente fáceis de consertar.
        Tem que desmontar o painel e colar uns “dissipadores” de luz dos leds, tem alguns videos no youtube ensinando.
        Arrumei a lá de casa uma vez, e agora caíram outros, na proxima vez que abrir eu já vou colar todos.
        Mas não deixa de ser uma vergonha pra LG

        • Breno Veras

          Pra mim as que vêm com WebOS são as melhores, digo as menos piores… Pera, tô confuso.

      • Cocainum

        Meu cunhado tem uma LG com o mesmo problema.

      • Diogo

        Tá ligado que isso é vício oculto né?
        Se tiver paciência, tu pode entrar na justiça exigindo a troca da TV (mesmo estando fora da garantia).

    • Pai De Santo

      Eu tenho uma, 4k e talz. Show de bola. SO rápido, e funções bacanas, q uso. Dividir a tela para jogar e ver futebol já me conquistou. Haha

      Controle Magic no começo é esquisito. Depois não sei usar outro controle…

      Saravá !!

    • Daniel

      A daqui de casa é LG Web OS e ta muito boa até minha mãe que achava que internet era bicho de sete cabeças não sai do Netflix e Youtube agora já é um começo

    • Tenho uma lb6500, quase 3 anos já, muito boa, satisfeito.

    • Monkey

      Eu tenho uma. É ótima e não é lerda. Serie 7000 da LG

  • Ivan

    Pelo menos não transformaram em bombas.

  • Othermind

    Eu tenho uma com sistema Android.. Leva exatos 45 segundos da hora que liga até aparecer o canal… pavoroso.. Melhor smart é o sistema que uso.. um cpu velho com win8 ligado direto na tv e utilizo como “controle” um logitech k400..

    PS. Essa japinha, ou koreaninha, ou algo assim… Meuuu Deusssss

  • doorspaulo

    Nunca gostei de smart tv. Tenho duas TVs “burras” em casa, uma na sala, com um HTPC, e outra no quarto, ligada no meu Master Race.

    Quando vou na casa de alguém que possua smart tv, me da uma aflição tremenda a lerdeza.

  • Inquisidor

    essa coreana tem o pé zoado

  • O problema é que quero comprar uma TV de 40 no fim do ano e só achei um modelo que ainda é dumb. Não quero smart TV, mas não tem muita opção…

  • Sassá

    To vendo que só eu acho horrível o possível fim de aplicativos como a netflix ou até mesmo o youtube em smatvs….. DETESTO ter que enfiar um cromecast/computador ou qualquer outra coisa a mais na tv para assistir algo, que o diga o usuário leigo em geral.
    Mas tenho a solução!!!!!!! O novo hd externo da locadora Paulo coelho, com mais de 1000 filmes e atualizações instantâneas!

    • Rafael Gil

      Pera aí, vc detesta ter que enfiar qq coisa na tv ou não? rsrs. Vai acessar o HD via wifi?

      • DLNA, cara. É a salvação da lavoura. Instala um Serviio no PC, ou arranja um NAS com DLNA, e é só partir pro abraço 😀

        • Rafael Gil

          Sim, sim, mas se for precisar de um PC dedicado pra servir o conteúdo, acho mais vantagem montar num gabinete bem pequeno (ou comprar aqueles NUCs que são minúsculos) e ligar na TV direto. Aí ela fica Smart de vdd.

  • Rômulo Catão

    tenho uma smart na sala que só serve pra netflix, nunca atualizo.

    • Dou uma e se for bom dou mais

      Até a hora que o Netflix resolve atualizar o serviço e ponto final.

      • Rômulo Catão

        ta indo pra 5 anos já, ate agora ta de boa.

  • Bruno Aveiro

    A minha Samsung de 2013 apagou o app SSIPTV da loja E da minha TV que já estava instalado.
    Usei o app uma vez só pra ver qual era a dele e nunca mais.

  • Dood!

    Ainda tenho TV de Tubo, pretendo comprar uma Smart. Depois dessa matéria fico com medo.

  • Jorge Dondeo

    Depois da raiva que passei com o noot da lixosung, NUNCA MAIS! Eu sonho com o dia que essa empresa vai falir!

    • Claudio Roberto Cussuol

      Então tem um motivo pra te alegrar:
      o filho do dono, e presidente interino, foi preso hoje.

  • Abraão Caldas

    Perai, está ou estava?
    Porque segundo o texto: “que a atualização do firmware, disponibilizada no último dia 17 foi tirada do ar assim que o problema foi constatado”.
    Ou seja, depois disso ninguém mais atualizou.

  • Gustavo B.

    To me achando um ponto fora da curva aqui…

    Acho o conceito e implementação de smart TV uma maravilha.

    Acabaram-se as gambiarras e agora da pra usar aplicativos sem depender dessas merdas de caixinhas.

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Na verdade gambiarra é o smart da TV. Se quer acesso a internet, acesso a serviços de streaming, mirroring e etc…. Não tem coisa melhor que ter um dispositivo dedicado.
      Mas me refiro a aparelhos bons, não essas porcarias de Android box chinesas.

      • Gustavo B.

        Aí você ta pedindo pra se incomodar.

        Quer acesso a navegador na TV?!? Os caras emitem novos padrões de navegador a cada 6 meses. Atualização incessante em qualquer um dos mais usados. Sem contar que para corte de custos, o CPU embarcado não vai ser poderoso. Isso aí você pode ter certeza, jamais vai navegar tranquilamente em uma TV. E jamais que a LG, Samsung ou qualquer outra vão gastar uma nota desenvolvendo browser de televisão, cujo OS eles nem sabem se vai continuar sendo desenvolvido no ano seguinte.

        Aceitando Plex, Netflix e Amazon Prime, realmente não sei em que cenário fica devendo.

        Se tu ta fazendo streaming de qualquer device pra TV, aí você quer essa função (que é uma gambiarra por natureza).

        Com assinatura da amazon, netflix e minha própria biblioteca, faz anos que não sei o que é TV aberta e muito menos TV a cabo.

  • Ziul

    Tenho uma TV 4K a quase 1 ano na sala, nunca conectei antena ou receptor de TV paga. Já dá para ficar só com as funções “smart” tranquilamente.

    • Gustavo B.

      Essa parada aí só vai melhorar.

      Conforme as CPUs embarcadas vão melhorando, esses fabricantes vão tentar se diferenciar com base em função… pelo menos pra te convencer a trocar. Uma vez que TV não é algo que se troque com regularidade.

  • Dou uma e se for bom dou mais

    E com isso prova o que eu discuti por esses dias… Infelizmente por causa do pessoal que não sabe boicotar a venda de produtos com obsolescência programada e controle de fabricante quem pensa mais longe fica sem opções.

  • De 3 a 5 anos atrás ainda era vantajoso ter uma SmartTV. Hoje em dia é sem sentido. Os apps não são atualizados, raramente trazendo os últimos recursos das fornecedoras de conteúdo. Isso quando não são simplesmente descontinuados e REMOVIDOS através de update de firmware

  • Erik Silveira

    Suporte da Samsung é o pior do mundo. Pedi ajuda para encontrar um controle remoto compatível com a minha TV e que não fosse o mesmo modelo que veio com ela pois já estava indo para o terceiro. Bem, é um maldito controle com retroiluminação e eu estava caçando um que atendesse sem ser esse. Sabe qual foi a resposta? “Orientamos o Sr a pesquisar no Google é encontrar o controle adequado a sua tv nas grandes redes de lojas e magazines”. Samsung nunca mais.

    • Vin Diesel

      Tem anos que troco de tv pela mesma marca, eu pesquiso, leio, vou em foruns, e no final, fico com a Panasonic… Essa última, quase foi uma Philips, mas tinha tanta reclamação do software que optei pelo “melhor não” e fui de Pana mais uma vez…

  • Tenho uma Philco que apesar de ter funções básicas de Smart, nem uso. Meu PC e meu PS4 já fazem as funções sociais e de media. No dia que tentei usar, acabei “travando” a TV, isso mesmo, tive que reiniciar tirando da tomada hahaha.
    Eu sei que você paga pelo que leva, mas pagar mais de 3 mil temers numa TV beira o ridículo.

  • Vin Diesel

    Eu prefiro uma TV 32″ burra Full HD que uma SmarTV com resolução HD, mas removeram das lojas. E quando teve, se não me engano, para usá-la junto de um PC, a resolução não passava da 1366×768 tanto no VGA quanto no HDMI… Que lixo…

  • Victor Carvalho

    O autor deve ser a única pessoa no mundo que não vê sentido em uma TV ser smart. Burrice é ter uma smart e ainda gastar dinheiro comprando um aparelho que precisa de ter outro aparelho (smartphone, laptop, etc) pra funcionar. Smart TVs são práticas e poder rodar YouTube e Netflix direto da tv em 4k é o que há. Por um mundo com menos cabos e gambiarras.

    • Vin Diesel

      O recurso que uso aqui é o cast. Pois mesmo no YouTube e Netflix ter que escrever algo com o controle da tv é uma perda de tempo brutal. Eu abro esses apps no celular e envio para TV, por essa função a minha ganha o título de smart. Mas a tecla apps dela se foi apertada mais que meia dúzia de vezes, foi muito.

      • Victor Carvalho

        Cara, qualquer smarttv funciona com cast… E a minha ainda aceita digitação por voz, que é mais prático ainda do que o celular. E olha que é uma TV de 2 anos e meio.

  • Juarez Dias

    Samsung é uma merda, 2 tvs novas menos de 1 ano deu problema, cansado já desta marcar, só falam que vão arrumar e nada, espero que pelo menos devolvar o $$$ e nunca irei adquirir TVs desta infeliz marcar!!

  • Ricardo Kloeppel

    Realmente é estranho acontecer isso pois eu acho bom o sistema da Samsung tenho uma ku6000 que é a mesma mu6100 com pequenas mudanças em HDMI entre outros e estou bem satisfeito com ela ela é bem rápido para usar os aplicativos como Netflix e Youtube e até o navegador funciona bem…O controle que é difícil de inserir letras mas tem o app para celular que facilita tudo… Bem feliz com a Samsung até o momento….E a qualidade da imagem bem superior a da minha outra tv Panasonic viera que eu só não gostava do navegador dela….

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis