Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
Ao que tudo indica a LG está sedenta em saber o que os seus consumidores consomem em seus televisores. A fome é tanta que ela está determinada a coletar informações de tudo que você assiste em sua Smart TV, quer você queira ou não.
Um blogueiro do Reino Unido chamado Doctor Beef Beet relata que estranhou a presença de alguns anúncios na dashboard de sua TV, e resolveu como quem não quer nada rodar uma análise de tráfego.
Os checar os logs de seu roteador o usuário percebeu que a TV estava enviando informações de tudo o que era visto, cada vez que ele mudasse de canal. Para agravar ainda mais a situação, a LG coleta inclusive informações contidas num HD externo.
Uma pesquisa rápida levou a esse vídeo corporativo, onde a LG detalha que coleta “dados de programas favoritos, palavras-chave nos motores de busca, comportamento online e outras informações” de modo a retornar ads relevantes. Algo que o Google faz conosco o tempo todo mas deixamos passar porque esse é seu modelo de negócios; já a LG não deixou claro que realizava esse tipo de data mining.
Curiosamente existe uma opção em algumas TVs que desliga o recurso de coleta de dados (não são todos os modelos que a possuem, BTW):
Doctor Beef resolveu fazer um teste, desligou a função e voltou a observar os logs. Mesmo com a opção desativada a TV continua a enviar as informações, contra a vontade do usuário. Para fechar com chave de ouro ele criou um arquivo falso no HD externo chamado “Midget_Porn_2013.avi”, espetou na TV e observou. Não deu outra, o nome do arquivo foi enviado (clique para ampliar).
Há quem questione a utilização de Smart TVs em detrimento de modelos normais e as fabricantes sabem disso: além do preço das primeiras virem caindo nos últimos tempos, os modelos “pelados” são intencionalmente mais feios e mal acabados.
O usuário remeteu uma reclamação à LG e recebeu uma resposta meio atravessada dizendo basicamente que como ele aceitou os Termos e Condições da TV, ele teria que se entender com a loja em que comprou o aparelho. Ela só baixou a crista quando o Engadget procurou a empresa, dando uma de João-sem-braço dizendo que vai investigar e que “leva essas denúncias muito a sério”. Sei…
Como Doctor Beet não admite a coleta, ele mesmo bloqueou os domínios em seu roteador. Segue a lista para quem tem um Smart LG e desconfia que ela esteja fazendo mais do que devia:
·
Fonte: Doctor Beet.