Agora a palavra do Senhor está disponível no Steam

Não, apesar de nos últimos anos anos termos visto o Steam passar a vender filmes e programas, o motivo deste post não é para falar sobre a chegada de uma versão interativa da Bíblia por lá ou mesmo de um serviço de streaming mantido por alguma igreja.

O que aconteceu há alguns dias na loja da Valve foi o lançamento do Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection, uma coletânea de jogos que começaram a causar polêmica há quase 30 anos e não só por tentar divulgar as histórias contadas no milenar livro. Mas antes, vamos à história da desenvolvedora.

Lá pelo final da década de 80 uma empresa chamada Color Dreams ficou conhecida por ser uma das maiores produtoras de jogos não licenciados para o NES. Temendo que outras companhias seguissem o exemplo, o que poderia lhe causar sérios prejuízos pela falta de pagamento de royalties, a companhia japonesa fez pressão para que as revendas não tivessem títulos da Color Dreams em suas prateleiras e a situação começou a ficar bastante difícil para eles.

Então, com a chegada dos anos 90 o estúdio decidiu apostar num nicho pouco explorado, que era de jogos religiosos e acreditavam na existência de um bom público para eles, uma saída seria vender os cartuchos em livrarias cristãs, onde a Nintendo não tinha influência. Nascia ali a subsidiária Wisdom Tree.

Com a responsabilidade de criar e divulgar tais produções, o novo estúdio começou a enviar propagandas para as lojas e até mesmo vídeos como este, que podia ser vistos nos estacionamentos junto com a afirmação “Esse jogo promove a alfabetização bíblica e ensina as crianças sobre a Bíblia enquanto jogam um divertido e empolgante jogo no estilo Super Mario Bros.

Além disso, os jogos costumavam ser acusado de “roubar” ideias de outras produções, como por exemplo o Spiritual Warfare, que é muito parecido com o The Legend of Zelda. Já o Bible Adventures, que inclui o trio Noah’s Ark, Baby Moses e David and Goliath, pode ser descrito como clones do Super Mario, enquanto o Joshua and the Battle of Jericho é bastante parecido com Cystal Mines e por fim, o Exodus fará muitos lembrarem do Boulder Dash.

Mesmo assim, aos poucos os jogos passaram a ser tratados como obras cult e se você nunca teve a oportunidade de adquirir esses títulos de maneira legal, a Spiritual Warfare & Wisdom Tree Collection está aí para resolver o problema. O bom é que todos eles poderão ser adquirido no Steam por R$ 15,99; valor que nem considero alto, mas que não sei se estou disposto a gastar porque sei que nunca os jogarei por muito tempo.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Pingback: Agora a palavra do Senhor está disponível no Steam | Notícias Legais()

  • Emílio B. Pedrollo

    Eu acho que não colocaria estes jogos na minha biblioteca do Steam nem se eles me pagassem os 16 reais. Imagina se minha filha abre por acidente um jogo desses.

  • Tudo o que você precisa saber sobre esses jogos está no review do AVGN.

    Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=LkNvQYiM6bw

    • E parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=_dUVZozf-i0

      • Verei depois.

    • Yskar

      AVGN é fora de série!

      • Belkar

        Menos o filme. Não consegui gostar

        • Yskar

          Ninguém gostou, culpa das influências da esposa esquerdista dele.
          Já os jogos são bons.

          • PugOfWar

            os jogos são pra ficar com muita raiva huehuehue

          • Yskar

            heuheuhe são mesmo! Injustos até a alma! Mas os Masochists plataformers são assim mesmo!

    • PugOfWar

      putz, desencavou hein, lembro de ter visto faz muito tempo

  • Bruno Aveiro

    Pra desenvolver um jogo baseado em Sodoma e Gomorra ninguém quer… ¯_(ツ)_/¯

    • Walmir Werner

      A vida já é uma Sodoma e Gomorra…

    • Yskar

      Já vivemos no Brasil, por que iriamos querer ver histórias de outras nações que só tomam no rabo?

  • Germano

    O Steam precisava melhorar seu controle de qualidade. Nada contra jogos religiosos, mas esses ai pelo que interpretei do artigo adotaram essa tematica como forma de impulsionar as vendas e ainda se esconder de um processinho por plagio. Enfim, compra quem quer.

    • Yskar

      Nesse caso específico nem sou contra, essa produtora é bem famosa por fazer esses jogos bisonhos nos círculos de retrogaming e retro computing.

  • Cocainum

    Pelo menos não são da Igreja Universal, senão estariam cheios de microtransações…

  • Douglas

    mais jogos de mitologia no steam

  • Vagner Da Silva

    Pelo amor de Zeus como aceitam um sacrilégio desses… Sangue de Kratos tem poder, vamos boicotar irmãos.

  • Yskar

    Tem uma grande lenda urbana que o jogo mais famoso deles, o Super 3D Noah’s Ark lançado pelo SNES e MS-Dos foi feito na verdade pela ID SOFTWARE de forma gratuita por terem ficado PUTOS de não conseguir autorização da Nintendo para lançar um port do Wolf3D pro Super Nintendo por ser um jogo violento onde você mata Nazistas.

    • André Lima

      só um adendo: o super noah’s ark 3d é o unico jogo não licenciado lançado pro SNES (hong kong 97 não conta)

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis