Vem aí uma nova ameaça ao reinado do Steam (será?)

tencent-games-platform

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que o Steam está prestes a receber um concorrente que tem boas chances de ameaçar seu reinado? Pois se até agora nenhuma companhia conseguiu chegar perto do serviço da Valve, muitos estão apostando que dessa vez a história será diferente. O responsável pela possível façanha? Um monstro chamado Tencent.

Apontada como uma das 10 maiores companhias do mundo (e a maior da indústria de games), estando avaliada em quase US$ 280 bilhões, a gigante chinesa é mais conhecida dos jogadores por ser a dona da Riot Games e por possuir boa parte da Epic Games. Além disso, no ano passado eles desembolsaram impressionantes US$ 8,6 bilhões para adquirir o estúdio responsável pelo Clash of Clans e pelo jeito as investidas não pararão por aí.

Isso porque de acordo com o analista Daniel Ahmad, na próxima quinta-feira (20) a companhia anunciará uma grande reformulação no Tencent Games Platform, seu serviço de distribuição digital que passará a se chamar WeGame e principalmente, será disponibilizada para todo o planeta.

Contando atualmente com mais de 200 milhões de usuários, a ideia é permitir que o novo aplicativo encurte a distância entre os desenvolvedores e os usuários, algo que o Steam tem tentado há algum tempo e que os chineses esperam ser uma das suas principais qualidades.

Outro grande chamariz para o WeGame poderá ser a provável inclusão do League of Legends, um dos jogos mais populares do planeta e como a Tencent também possui 5% da Blizzard, conseguir disponibilizar pela sua loja alguns gigantes como Hearthstone, Overwatch e World of Warcraft poderia fazer toda a diferença. Porém, acho isso muito difícil de acontecer.

Aliás, a grande dúvida por enquanto recai justamente sobre a biblioteca do WeGame, pois acredito que de nada adiantaria um serviço cheio de recursos bacanas e até com bons preços, mas que não possui uma quantidade minimamente razoável de jogos sendo vendidos. É verdade que isso pode aumentar com o tempo, mas se a Tencent realmente almeja concorrer com o Steam, acho que a primeira impressão deve ser a melhor possível.

Na minha opinião, qualquer empresa que queira desafiar o serviço da Valve terá uma dura missão pela frente, com outras gigantes como EA. Ubisoft e até a Microsoft tendo falhado miseravelmente nessa tarefa. Por outro lado, estamos falando de um novo competidor que tem muito dinheiro para gastar e a minha dúvida é: quanto eles estariam dispostos a queimar para buscar esse objetivo?

Fonte: PVP Live.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • leoleonardo85

    O texto resume bem, o serviço parece bom, mas se não tiver uma boa biblioteca de jogos, de nada vai adiantar.

    • arakawa

      Não só isso, mas uma boa parte dos usuários já tem um investimento considerável no Steam. Eu mesmo só mudaria pra outra plataforma se pudesse levar os meus jogos, com os savegames.

      Provavelmente vai acabar como o Origin, UPlay e Blizzard app, só um layer a mais pra se jogar meia dúzia de exclusivos.

      • leoleonardo85

        Provavel que vire uma GOG, que é bem grande, mas ainda não consegue bater o Steam.

      • o da blizzard nem pode ser dito como concorrente

  • Faltam aí os Indies, os ex-Greelight, os antigos, franquias completas…. Rockstar……

    Vejo aí também uma questão de hegemonia por excelência, pois as concorrentes sequer chegam a ser concorrentes, de acordo com a qualidade dos serviços…. muito também por causa dos infindáveis free-to-play/pay-to-win, muitos com uma qualidade acima do imaginável….

  • Helmut

    Ok, uma biblioteca recheada é o principal item para fazer a coisa dar certo, mas tem certas coisas como o Market e o Workshop que também fazem parte do sucesso do Steam e sempre são deixados de lado nessas conversas.

  • Diego Marco Trindade

    Wegam…. Baidu instalado com sucesso.

    Aliás, achei que a Play Store já era uma plataforma de jogos chinesa. Só vejo jogo em mandarim lá.

    • Diego Marco Trindade

      E não duvido que quer tudo isso da China venha com algum malware.

  • Vin Diesel

    Faz os netflix dos games e ta tudo certo… próximo.

    • Vinícius

      Esse seria o GameFly.

  • SKY

    Depois do Steam só dou moral pro GoG. Origin está menos pior que uns tempos atrás e Ubisoft, desista do Uplay, sério…

    • Vandrey Trindade

      Esse Uplay é uma piada mesmo, faz semanas que tento acessar a loja e fala que está em manutenção

    • Uplay é a maior bosta que uma pessoa possa instalar.
      O SocialClub é outra caganeira.

  • Mateus Azevedo

    Se alguém pode bater de frente com o Steam, pra mim é o GoG.

    CD Projekt Red tem feito um ótimo serviço ao disponibilizar jogos sem frescura (leia-se sem DRM), só falta ter mais promoções, pra incentivar a galera.

    • Ana Ramirez

      E aumentar um pouco o catálogo, parece até a Netflix com jogo velho. Mas mesmo assim ainda dou preferência à GOG justamente por ser drm-free.

      • doorspaulo

        Mas o objetivo da plataforma é justamente disponibilizar estes jogos mais antigos de forma legal, pois não são encontrados em nenhum outro lugar.

        GOG = Good Old Games.

        • Ana Ramirez

          Sim, eu sei, mas se ficar só em jogo velho ou focar só nisso, não vai crescer muito. Atualmente, o povo só quer lançamento. Só nós, velhos, que queremos nostalgia. Molecada quer lançamento do ano. E se ficar insistindo só em nostalgia, a GOG nunca vai crescer pra competir com Steam.

          Mas pelas adições recentes e muitos títulos com “soon” e “dev”, acredito que está crescendo aos poucos e quer competir com a Steam num futuro talvez não tão próximo. Até porque, tal qual Steam, tem uma categoria só para jogos Linux, coisa que Origin e companhia nem se dão ao trabalho. Mas como eu disse: catálogo.

          • doorspaulo

            Isso é verdade. Eu gosto dos clássicos (30 anos nas costas…), e pouquíssimos lançamentos tem me tentado, então gosto muito do GOG.

  • Murilo Teixeira (OK)

    Pra mim, o principal trunfo da Steam, é a usabilidade. A plataforma é tão funcional e com uma série de recursos. Isso é algo que as concorrentes penam para alcançar até hoje. Se a Tencent tiver essa real intenção (competir com a Steam), é nisso que eles devem se focar primeiro.

  • Germano

    Mesmo que provavelmente so tem mais representatividade aqui em terras tupiniquins, Nuuvem tambem manda lembranças.

  • Mauro_PSN

    Isso tem cara de Genysis/Skynet

  • Bater de frente com a Steam não é uma tarefa fácil. Concorrentes como a GOG e a Nuuvem conseguem oferecer uma biblioteca e descontos bem atraentes, mas a Steam não é apenas uma plataforma de preços absurdos. O serviço do Tio Gabe é um agregado de muitas outras funcionalidades: o ex-Greenlight (hoje sendo reformulado), o Steamworks para devs que querem uma DRM sem muitas firulas, o Workshop, o Mercado, a Central da Comunidade e seus fóruns…
    Por mais contraditório que seja devido as últimas polemicas envolvendo o atendimento ao consumidor e supeitas de coisas escusas relacionadas a um mercado cinza acontecendo em seu Mercado da Comunidade, a Steam é a única plataforma que conheço que agrega um conteúdo tão massivo em relação a comunidade e pequenos devs. Para bater de frente com ela, aquele que encarar o desafio deverá se empenhar em fornecer uma versão melhor de tudo isso, não só coisas como sales e games exclusivos.

  • Gaius Baltar

    Não confio em nenhum software ou serrviço made in China. Estou fora.

    • Eu tbm não, assim que o Opera foi comprado pelos chineses eu o abandonei.

  • Zé Carioca

    Aposto que pessoal que fica chorando que Steam é DRM vai migrar para o tal do serviço chinês aí

  • Fred

    Chineses…. Baidu instalado com sucesso!

  • Luan Santilli

    Só vejo Baidu e HAO123 nessas imagens. Aposto que essa porra vai vir cheia de bloatware e spams.

  • Sinceridade

    E levar pau de 200 milhões de chineses em todos os jogos multi-player + baidu instalado? 🙁

    nope

  • Aceita instalar o Baidu?
    ( ) SIM (X) NÃO

    Baidu instalado com sucesso.

  • Meninão Bobo

    Steam ja esta muito na frente, para alguem competir tem que ser devagar, não se desbanca um sistema desses assim de uma hora pra outra.

    • Errado. Como Steam está consolidado….ou tu chega arrombando portas e apresentando um diferencial monstro ou tu não ganha relevância e fica vivendo junto com os menores como GOG Galaxy.

  • André Figueiredo

    Eles podem gastar todo o dinheiro que eles tiverem que não me fazem abandonar o Steam. Concorrer com o steam só porque tem League of Legend? Acho pouco provável.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis