Seria o Nintendo NX um tablet nVidia com joysticks destacáveis, e que pode ser ligado na TV?

Laguna_Nintendo_NX_fake_Logo_peq

Até o momento, o Nintendo NX é um verdadeiro mistério. Em 2017 ele promete ser a tábua de salvação da Big N ou um fiasco ainda maior que o Wii U, mas até o momento a japonesa não liberou nenhuma informação oficial.

Tudo corre em um segredo industrial nunca visto. Nesses tempos onde qualquer peça obscura chinesa é aclamada como de um próximo iPhone, a Nintendo sabe mesmo como guardar segredo sobre o NX. O que temos no momento é mais dois rumores. Dois rumores bem interessantes.

Laguna_Nintendo_NX_rumor_concept

Conceito do que supostamente seria o Nintendo NX (crédito: EuroGamer)

O primeiro rumor é sobre o conceito do console em si: a princípio o Nintendo NX seria um console portátil que poderia ser conectado ao televisor através de um dock HDMI. Esse tablet NX teria entrada para cartuchos, como já especulado antes, por questões de desempenho. Nada de discos ópticos como Blu-ray ou seu sucessor.

O suposto Nintendo NX do rumor seria constituído basicamente por um tablet com controles destacáveis. Onde o tio Laguna já viu esse conceito antes?

Laguna_Razer_Edge_Windows_peq

Gente, calma, é montagem!

Ah, sim, foi no caríssimo Razer Edge, um tablet x86 de 999 dólares que roda uma versão completa do Windows 8 e possui uma GeForce GT 640M LE como GPU. E por falar em processador gráfico da nVidia, o segundo rumor seria sobre o hardware interno do Nintendo NX.

Os primeiros rumores de uma suposta e inédita associação entre a Nintendo e a nVidia datam de 2010, quando tais rumores apontavam que o Nintendo 3DS utilizaria um Tegra. Não, não foi o que aconteceu: a Nintendo utilizou na linha 3DS processadores ARM customizados por ela mesma. Sim, a Nintendo possui licença de customização para processadores ARM, tal qual a Apple, Qualcomm ou nVidia.

Segundo o mesmo EuroGamer que espalhou os falsos rumores do 3DS com Tegra no passado, o Nintendo NX não usaria o tradicional hardware da AMD utilizado nos concorrentes PlayStation 4 e Xbox One. Um NX portátil supostamente seria equipado com um Tegra, o SoC ARM da nVidia.

E é aí que temos um problema: a nVidia já tem um console. E o Tegra X1 que equipa o Shield está um pouquinho longe de ter um desempenho gráfico comparável ao do PS4 e Xbox One.

Enquanto a GPU do PS4 atinge 1,84 teraflop/s; o desempenho gráfico do Tegra X1 é de 512 gigaflop/s. A solução, segundo o rumor?

Laguna_Tegra_K1_64_bits_die

Um novo Tegra a caminho. A Nintendo usaria no NX um suposto Tegra X2 ainda não-revelado.

Por mais que o tio Laguna seja otimista, um Tegra X2 teria que ser litografado a no máximo 16 nm (14 ou mesmo os 10 nm da TSMC seria mais desejável) e ter mais núcleos CUDA que o X1. Basicamente uma versão mobile do que temos no Drive PX2. E nem estamos a considerar o processador central, embora um ARM Cortex-A72 quadcore atual possa ultrapassar a CPU do Wii U sem dificuldade. Isso se a Nintendo pensar na retrocompatibilidade.

Somando todas essas considerações minhas, especulo que talvez o NX chegue com desempenho gráfico pouco melhor que o do Xbox One, por volta do 1,5 Tflop/s. Mas a CPU de um NX assim estaria pouco abaixo que a do XBO. Lembrando que a CPU do XBO é apenas pouco mais potente que o Cell do PS3.

E temos a questão da portabilidade: qual seria o tamanho da tela desse tablet? O tio Laguna chuta um LCD de 6 a 8″, provavelmente apenas qHD (540) ou HD (720p) para poupar bateria. A ótima tela do Wii U GamePad tem 6,2 polegadas e é LCD com resolução FWVGA (480p), embora não tão fantástica quanto a do Vita (OLED 5″, 960 × 544).

Autonomia? A Nintendo provavelmente usaria uma bateria bem grande, então o tal NX tablet não será tão fino quanto os iPads dos sonhos molhados de Jony Ive.

Online na rua, o tablet NX usará somente Wi-Fi ou terá versão 4G? Conectividade nunca foi o forte da Nintendo, talvez só Wi-Fi mesmo.

Laguna_Nexus_9_oficial

Nexus 9 de 2014 usava o nVidia Tegra K1

Dá para termos realidade virtual num suposto Nintendo NX tablet com todos esses detalhes técnicos?

Não, o patamar mínimo da realidade virtual com gráficos de oitava geração é de 4 Tflop/s. Uma Radeon RX 480 sozinha custa US$ 199 e entrega 5 teraflop/s. Por uns 400 a 500 dólares, o Project Scorpio da Microsoft promete entregar 6 Tflop/s.

Como desde o Wii a Nintendo não preza mais pelo poderio gráfico em relação aos concorrentes e ela precisa vender o NX por volta dos 300 dólares, usar um suposto Tegra X2 num tablet NX poderia fazer sentido sim. Os tablets ARM têm um mercado dominado por iPads e seus clones, um tablet gamer com uma senhora marca Nintendo a preço competitivo seria bem-vindo.

Particularmente acho absurdo a Nintendo partir para um NX tablet, prefiro um console de mesa tradicional e que possa competir contra PS4 e XBO. Só que a ideia de um Nintendo NX como tablet nVidia não deixa de ser tecnicamente viável. Se o rumor vai ser real, só saberemos quando a Nintendo revelar o novo console.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Samuel

    Corre especulações de que eu vá comprar isso aí

  • YodaDoido

    Acredito que foi uma boa decisão, com essa manobra, a Nintendo já está bem estabelecida com os portátil assim como possui muita experiência em desenvolvimento e hardware, então migrar definitivamente para ela e algo seguro.
    Outra vantagem é que ela tera uma equipe de desenvolvimento único ou seja um foco e investimento maior em títulos exclusivos, outro ponto interessante é o cartucho que evita pirataria e aumenta a velocidade do load.
    Agora é esperar para ver se ele recebera os triplo A, eu acredito nessa ideia e talvez compre, principalmente pelo novo Zelda.

  • Smartfox

    Eu acho esses rumores de que o NX será um tablet um amontoado de baboseiras!

    Se a Nintendo fizer isso ela pode matar o 3DS, plataforma que vai muito bem e vende muito hardware/software. Se ela arriscar e lançar um console/tablet ele vai competir indiretamente com o 3DS que já consolidado, afastando as thirdies e deixando na mão quem acabou de adquirir um N3DS… Será uma decisão muito arriscada!

    Em minha opinião o NX será um console tradicional, ele pode até trazer algo inovador no joystick, mas não deve ser algo ridículo como no Wii U. Talvez o foco do próximo sistema da Nintendo seja a integração entre “Console + Portátil + Mobile”, sendo que o console é a “central de unificação” entre todos esses gadgets, com benefícios como o cross play para partidas online entre todas as plataformas.

    Na parte de hardware faz muito sentido ela trabalhar com a arquitetura ARM, pois a Nintendo leva muito a sério eficiência energética e tamanho nos consoles… E não há solução melhor do que ARM hoje, visando a eficiência. Mas eu duvido muito que ela abraçará a nVidia e o Tegra. Eu vou apostar todas as minhas fichas na AMD, ela pode muito bem encomendar um SoC ARM baseado no “Opteron A-Series”, talvez uma segunda geração desses chips, usando o Cortex A-72 que já deve superar o CPU Jaguar do PS4 e Xone. O desempenho só vai depender do que a Nintendo quer fazer, porque ela pode mandar a AMD enfiar 32 MB EDRAM assim como no Xone, para ter uma largura de banda maior, e já aproveitar que esse Opteron é compatível com DDR4 para já usar o que há de mais atual. A GPU poderia ficar no mesmo encapsulamento ou separado, mas duvido muito que a Nintendo vai investir pesado nisso, eu aposto que o NX ainda sera mais fraco do que o Xone!

    • Concordo.

    • Ivan

      Não acho que a nintendo mesmo que o nx for um console de mesa não lançará em breve um outro portatil.

    • tuneman

      fora que hardware é apenas metade da equação. a Nintendo está muito, mas muito atras da Sony e MS em termos de estrutura online.

      • Smartfox

        Exatamente, por isso eu to achando que nessa geração ela vai tirar o atraso. Rsrs

    • Maom

      Mas o 3ds já rendeu o que tinha q render cara. O new 3ds foi um upgradezinho para manter as vendas, mas a verdade é que a biblioteca do 3ds já é gigantesca e quem compra um hj tem um infinito mercado de jogos usados que não trazem ganho algum à nintendo. A nintendo quer aposentar o campeão de vendas 3ds e lançar seu sucessor. E nada mais justo se o seu sucessor for esse projeto que alavancaria a venda dos jogos de console estacionário para a Nintendo tb. Afinal, portátil da nintendo sempre foi um sucesso desde o gameboy.

      • Smartfox

        Sei lá, eu fico meio receoso sobre esses rumores, parece tudo tão forçado, mas depois do sucesso de Pokémon Go pode ser que as coisas sejam diferentes.

        Se antes ninguém mais lembrava da Nintendo, agora até a vovozinha criou interesse! 😁 Rsrs

      • YodaDoido

        Acredito que seja bem por ai mesmo, e digo mais, estou apostando em retrocompatibilidade quanto dos jogos antigos com o NX como os dos jogos do NX para o 3DS.

    • mobilegamerbr

      E o monte de baboseira se confirmou hoje! Sorry!

      • Smartfox

        Sim, realmente se confirmou, mas bem antes disso eu já tinha reavido o que eu pensava sobre o NX e aceitado o fato de que o console seria diferente do que eu imaginava (Ou o que eu gostaria que fosse?).

        O que nunca passou pela minha cabeça foi que a Nintendo pudesse trabalhar com a Nvidia, a relação dela com a AMD já é muito longa e eu acreditava piamente que ela pudesse usar uma APU baseada na arquitetura ARM (Opteron) para equipar o console.

  • Theuer

    Só penso o seguinte, se for portátil assim… HEAT PIPES e Cooler!!!
    Claro que em mobile não dá para se ter grandes radiadores de calor, nem estupro da bateria, mas é incrível como justo por esses motivos os SoCs ficam tão represados em desempenho.
    A exemplo do overclock possível em Android Sticks com radiador de calor, um “Nintendo Tab” poderia entregar uma experiência de jogatina móvel bem atraente.

    ps: mas não acredito nesse rumor. Se tem alguém que sempre possui um console fora da briga “PC X Console”, esse alguém é justo a Nintendo.

  • Ivan Falcão

    Talvez a solução seja muuuuuuito mais simples…. Um portátil com um processador ARM menos potente e uma base contendo uma VGA mais potente. Alguns notebooks inclusive já estão apresentando essa alternativa via Thunderbird…. Acredito que seria uma maneira bem interessante de resolver o problema ^^

  • Thiago

    SE a Nintendo seguir por esse caminho vai só estar provando o que eu disse anteriormente: a Nintendo não tem visão de mercado.

    A galera já tem seus tablets (quem gosta, eu não) e seus celulares. Não vai querer carregar mais um dispositivo grande por aí, diferente do 3DS e outros que são menores (e, por terem tela menor, quando caem no chão não devem quebrar com tanta facilidade com um tablet… imagina isso aê? encaixe de controle quebrado… tela… etc)

    Prevejo uma Nintendo seguindo o caminho da SEGA e virando player de jogos quando a grana que entrar for menor que a que sair. Eu ficaria triste em ver uma ex-potência saindo do mercado de consoles… concorrência é sempre saudável, mas não sentiria saudades, já que não tenho nenhum aparelho dela em casa.

    Ela precisa inovar urgentemente, mas precisa deixar de dar ouvidos aos executivos internos que dizem que vai tudo de vento em popa e meter a cara no mercado para descobrir o que o povo quer (e não sabe).

    • Kirk

      O que o povo quer esta claro, é só ver as vendas dos concorrentes. Tem espaço para inovação ? Sim. Segundo Jobs as pessoas não sabem o que elas querem. Mas a Nintendo também precisa sair do pedestal (anos 80/90/2000) e colocar os pés no chão.

    • Cristiano Viana Alves

      Não tem visão de mercado? A Nintendo já existia antes de você nascer. E provavelmente ainda estará vendendo seus produtos quando nós formos apenas nomes em lápides.

  • Ivan

    Aposentar console portatil e de mesa pra lançar um hibrido é um tiro no pé alem de burrice, se não fizer sucesso e acredito que não faria, vai afundar a nintendo mais ainda, o que salvou a nintendo do fracasso do wii u foi justamente o 3ds.

  • Ivan

    E as thirds como reagiriam a isso? Não vejo como portar jogos de outros consoles pra isso, empresas elogiando o nx, ta estranho isso, acho que é mais um rumor sem sentido.

  • Mateus Silva

    Laguna sobre o Desempenho do nVidia Tegra X1 não é tanto assim como citado.

    Tenho feito pesquisa acadêmica por quase um ano com o chip citado ( possua uma unidade um nVidia Shield TV rodando Linux puro) e o desempenho dele é equivalente a um Pentium N3700 que é um processador Intel de baixo consumo.

    Quanto ao poder gráfico os numeros apontam para algo semelhante a uma GPU de PS3 ou Xbox 360 na execução de games tem testes por ai.

    Mesmo que o X2 use a arquitetura Cortex A72 que a ARM fala em 50 % mais rápida ele ainda sim seria bem defasado para um console de mesa. Quanto a capacidade gráfica a nVidia costuma aumentar em 100 % a cada geração de chips.

    Mesmo assim o Tegra X1 é um monstrinho de processamento móvel que possui quase o dobro de eficiência energética se comparado a plataforma X86.

  • caio.

    Ia postar falando que eu chutaria que a portabilidade do NX seria baseada no New 3DS pra não competir diretamente com o console deles lançado mais recentemente, mas aí caiu a ficha que o new 3ds tem quase 2 anos já (ok, 1 ano e meio do lançamento “geral”) e quase nada exclusivo… não sei mais o que esperar da Nintendo, apenas que ela não vá entrar em briga de quem tem melhores specs, e que vá continuar com seu estilo de jogos

  • Rafael Gil

    Sério, eu gosto da nintento e tals (até tenho um Wii U, rsrs), mas ela precisa sair dos anos 90. A concorrência já acordou e está focando em vender Software e experiência online. O Hardware já é commodity (tudo PC x86 customizado) e não vale a pena ficar desenvolvendo tecnologia pra isso.
    Acho que se ela não acordar vai acabar como a SEGA.
    Montar um PC custom (igual a MS e Sony) não sairia caro e muita gente poderia jogar os clássicos da nintendo (e suas inovações também, como controles diferentes e etc) sem abrir mão dos CoD e GTAs da vida.

    • Muitos acham que ela perde dinheiro ao não atrair jogos considerados adultos, contudo acho que ela apenas ganha menos. Esse é o preço de se manter Vintage como conhecemos.

      Mas ela não tá errada, é apenas uma politica, e se pensar bem, suspeito que jogos de estratégia como RPGs(incluindo mInecraft), … são sucessos com gráficos que me lembram 8 bits.

      Uma coisa é o que as pessoas dizem, outra é o que elas compram.
      Para cada estante que tem 1 uncharted, eu vejo duzias de outros jogos com gráficos menos nobres, mas divertidos.

      • Rafael Gil

        O problema de se manter “vintage” é não atrair novos clientes. A molecada de hoje quer saber é de interação online, multiplayer, etc, e nisso a nintendo é fraca. Concordo que talvez ela não precise realmente de “jogos adultos”, mas hoje em dia não custa caro ter hardware de ponta.

        O seu exemplo da estante só mostra que o cara pode ter 200 jogos indies divertidos e com gráficos “toscos”, mas ele não abre mão do uncharted. Os indies divertidos rodam em qualquer plataforma e então por que eu compraria um nintendo? Pra jogar Mario e Zelda? eu gosto destes títulos, mas e a molecada que não cresceu jogando mario no nintendinho?

  • Vocês estão desconsiderando que a Nintendo gosta que seus consoles tenham diversão, são jogos em forma de cartoons sem os realismos mórbidos dos outros consoles.
    Então ela não precisa de processadores tão potentes quanto os da concorrência.
    Minecraft parece ter piores gráficos que o primeiro DOOM, e é um jogo bilionário.
    Então, me parece que para a Nintendo uma boa diversão vem na frente dos gráficos se não der para ter os dois.

    • Jaffy

      Game Cube era superior ao PS2, N64 tinha hardware superior ao PS1, SNES>Mega Drive….
      Agora me parece mais uma questão de custos que de ”proposta”.

  • Germano

    Quanto barulho por mais um boato.

    • johnny

      concordo, muito chato isso para o meio bit, olha o título: Conheça o Nintendo NX, tablet nVidia com joysticks destacáveis e que pode ser ligado na TV

      estou até agora me perguntando se eu conheci então o nintendo nx….

      caça clicks da por*a

  • johnny

    Muito chato isso para o meio bit, olha o título: Conheça o Nintendo NX, tablet nVidia com joysticks destacáveis e que pode ser ligado na TV

    estou até agora me perguntando se eu conheci então o nintendo nx….

    caça clicks da por*a

    • Uma dezena de sites trataram o rumor como algo quase certo.

      Tudo o que fiz foi questionar tal rumor e, para obter algum destaque entre tanto boato que se leva à sério, brinquei com o título.

      Nunca foi intenção minha enganar o público. Tanto que só tratei o rumor como certo apenas no título: no texto, no permalink e no resumo do post este é classificado como rumor.

  • RôShrek

    Honestamente não sei o que dizer. Comprei um Wii pro meu guri há uns anos e no fim quem mais jogou foi a patroa e a filhota por causa do Just Dance e do jogo do Michael Jackson. Hoje tá largado em algum lugar. A molecada só quer saber de PS4 (meu moleque tem um Xbox One) e eu também não largo meu Playstation desde que comprei o meu primeiro. Enfim, aguardemos.

  • doorspaulo

    Espero que os rumores não se confirmem…
    Sério, custa fazer um raio de um console nos mesmos moldes do PS4/XBO e processamento atualizado?

    Com poder de fogo para as third parties lançarem seus jogos, arquitetura similar aos concorrentes para facilitar ports e os exclusivos da Nintendo, seria o console campeão.

    • советский медведь

      É uma faca de dois gumes… Eu quero um console Nintendo que brigue com PS4 e XOne, mas a ideia de comprar um console de mesa/portátil também é muito atraente.

    • Carlos Vega

      E pra que lançar uma coisa igual pra concorrer com outros? Qual é o sentido disso? Quem vai comprar um console da Nintendo pra ficar jogando ports?

      Tem que ser um console com algum modo revolucionário de jogar, junto com toneladas de jogos exclusivos. Só alguma forma de combinar o Pokémon Go com jogos do NX já vai valer milhões de vezes mais que ports facilitados.

      • doorspaulo

        Eu não me importo com 99% dos jogos third parties (se me importasse, não teria um Wii U).

        Acontece que é isso que faz vender consoles e, consequentemente, o que da dinheiro para a empresa se manter.

        Agora, se quisesse mesmo ganhar dinheiro, já tinha lançado um MMO de Pokémon xD

  • Manoel Jorge Ribeiro Neto

    O maior erro da Nintendo foi achar que repetiria o sucesso do Wii com o Wii U. O Wii era claramente voltado para o público casual, que depois abraçou alegremente os celulares e tablets, deixando a Nintendo na mão. Se não fosse por causa do 3DS e seus Pokémons, a Nintendo estaria em maus lençóis agora. Caso ela tivesse esperado mais um ano e lançado um console de mesa que concorresse com o PS4 e XBOne de frente, seria mais negócio.

    Se os rumores forem verdadeiros, então será um tiro no pé da Nintendo. Em vez de lançar um tablet com seu logo na frente, ela poderia liberar seus jogos para iOS e Android. Ela ganharia um bom dinheiro, sem a preocupação de desenvolver “mais um” tablet. Além disso, seria interessante ela valorizar mais lançamentos com a “prata da casa” (Mario, Zelda, Metroid etc) nos seus consoles atuais. Então, com os bolsos forrados de grana, ela poderia lançar um verdadeiro Nintendo NX, que batesse de frente os consoles na Sony e Microsoft.

  • Criar um híbrido entre portátil e console pode ser a salvação, ou mais um passo ao calvário. Depende muito de como a BigN faria isso. O 3DS já cumpriu sua missão, já é a hora de vir um sucessor, e trazer outro portátil em um mercado dominado por smartphones é um tiro no pé. O NX pode vir a ser a união de 2 mundos, ou último console dela, algo que não quero ver acontecer, mesmo não sendo adepto da Nintendo e seus consoles.

  • Felipe Braz

    To achando que nem a nintendo sabe o que vai ser o nx, ta é largando especulações seletivas pra medir o interesse do publico.

    Da minha parte, sou do publico que realmente gosta de mario e zelda, então por pior que seja, é provável que eu acabe com um na minha sala de estar rsrs

    • Também acho que a Nintendo está plantando essas informações falsas para testar o mercado. Ou algo assim.

  • É uma tristeza esse Nexus 9 não ter vindo pra cá.

    Sobre a Nitendo, meh, who cares?

  • советский медведь

    Tio Laguna, tem um jeito do NX ter VR sim, mas dependeria do tamanho real da tela dele. Era só fazer como o galaxy VR e Google cardboard, e colocar a tela em um óculos. O cardboard suporta telas até 7 polegadas…
    Como a Nintendo já falou que também está de olho no VR, mas seria de uma forma diferente dos atuais players, acho possível hein!

    • Problema é gerar uma realidade virtual com gráficos de oitava geração. Se for uma realidade virtual com gráficos do Wii U, aí tudo bem.

      • Felipe Braz

        Tudo depende da densidade de pixels da tela

  • Arthur Santos

    Tem que usar Wi-Fi por causa do Nintendo Wii U.

    • ???

      Não entendi. É muito provável que o NX nem seja retrocompatível com o Wii U, mas no texto eu quis ser otimista.

      • Arthur Santos

        Na verdade foi uma piada sem graça nível Praça é Nossa por conta do nome.

  • BielSilveira

    Esse aqui foi clickbait mesmo, sem sarcasmo, sem brincadeirinha, sem nada, clickbait.

    • Concordo, mas tenho meus motivos: dezenas de sites publicaram a notícia antes, mas nenhum deles parece questionar o rumor dando-o como certo.

      No presente texto questiono totalmente uma associação entre a Nintendo e a nVidia embora um tablet NX seja tecnicamente possível, algo que também deixei claro no texto. Aliás, tanto o texto como a URL e o respetivo resumo são bem claros quanto a ser um rumor.

  • 640k is enough

    Do jeito que as coisas estão no setor de consoles, vou investir numa boa máquina instalada num gabinete mini itx e esquecer a Nintendo/MS/Sony…

  • Felipe Moreira

    Mais que um console novo, eu só queria uma Nintendo Play multiplataforma para jogar os clássicos.

  • Se isso aqui (pgslab.com) for verdade, a Nintendo consegue melhor. Tenho fé…

    • Sei não, bateria pequena demais para acomodar um Tegra. Principalmente se for o Tegra X2. E retrocompatibilidade com o 3DS é algo muito improvável da Nintendo no novo console.

  • Ipuccine

    A Nintendo procura por um novo “oceano azul”, como foi com o Wii. Ela sabe que se emplacar algo novo, não precisará se preocupar com Sony e Microsoft.

  • Douglas Jay Falcon

    Se desse só a notícia estaria tranquilo,mas essa abordagem está cagada caro editor, em nenhum momento a eurogamer falou em tablet.

    • Meu caro, algo no tamanho do PS Vita teria joysticks desconfortáveis (para sessões mais longas) e bateria com carga muito pequena para um aparelho que teria um desempenho razoavelmente próximo ao do Xbox One.

      A não ser que a Nintendo use o Tegra X1, com gráficos apenas no nível do Wii U. Aí sim. Quero ser otimista e foi esse meu ponto de vista que eu quis passar no presente texto.

      • Douglas Jay Falcon

        E sobre o tablet?! E sim,no caso do vita eu não posso falar pois não tenho (nem conheço ninguém que tenha)mas tenho 3ds, e sim os controles não são lá os mais confortáveis para longas jogatinas,mas acredito que a (função console de mesa,proporcionaria uma continuidade para o gameplay. E cara não critiquei por criticar é a primeira vez aqui, e não discordo 100% do seu texto,mas principalmente esse título está deslocado. 👌

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis