Meio Bit » Arquivo » Games » Microsoft cogitou distribuir primeiro Xbox gratuitamente

Microsoft cogitou distribuir primeiro Xbox gratuitamente

De acordo com fundador da Oddworld Inhabitants e co-criador do primeiro Xbox, a Microsoft chegou a cogitar distribuir o console gratuitamente, o que poderia ter mudado completamente a indústria de games.

9 anos atrás

xbox

O primeiro Xbox foi um videogame sensacional, mas infelizmente ele não conseguiu alcançar tanto sucesso quanto poderia, o que talvez tivesse acontecido de maneira bem diferente caso a Microsoft tivesse levado adiante uma ideia que tinha potencial para mudar completamente a indústria.

Quem revelou a história foi Lorne Lanning, fundador da Oddworld Inhabitants, que além de ter contado que a gigante de Redmond queria que o console tivesse uma pegada mais casual, ainda revelou que eles cogitaram distribuí-lo gratuitamente.

Na época, [a divisão] Xbox pensou que o mercado se tornaria casual. Eles seriam a máquina para os jogadores casuais. Agora, foi por isso que eles nos abordaram, nos disseram ‘achamos que vocês possuem algo que pode competir no espaço do Mario e achamos que é o que existe para ser batido… Enxergamos este espaço. Queremos este público. Adoramos o Oddworld, então porque vocês não entram nesta com a gente? E nós poderemos distribuir a caixa gratuitamente.’

E para que não haja a menor dúvida sobre essa possibilidade, a história foi confirmada por Seamus Blackley, co-criador do Xbox, que ainda afirmou que o aparelho poderia passar a rodar o Windows depois de um tempo e que todo tipo de ideia maluca chegou a ser cogitada, inclusive a compra da Nintendo.

Subsidiar parte do custo de um console é algo bastante comum na indústria de games, mas eu não consigo nem imaginar o que a Microsoft poderia ter alcançado caso tivesse distribuído gratuitamente o seu primeiro videogame, além de ser estranho pensar que ele poderia ter apostado num caminho mais casual, sendo que acabou se transformando em algo voltado principalmente para o público mais velho.

De qualquer forma, o fato é que nada disso aconteceu e existe ainda um detalhe nessa história que deve ser levado em consideração e ele se chama PlayStation 2. Será que tudo isso teria sido suficiente para que o Xbox fizesse alguma sombra para o tão adorado videogame da Sony?

Fonte: GamesIndustry.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários