Meio Bit » Arquivo » Ciência » Por que não comemorar o Dia do Pi?

Por que não comemorar o Dia do Pi?

3/14/15 9:26:53 — o que isso significa? Hoje é dia de rever “As Aventuras de Pi”: comemore então o Dia do Pi com exatidão. Ou não.

9 anos atrás

Quatorze de março de 2015. O que a data de hoje tem de especial? Fora ser um belo sábado onde japoneses e sul-coreanos compram este tipo de presente de grego para a namorada no White Day e estarmos a três dias do etílico Dia de São Patrício, alguns matemáticos consideram que exatamente hoje seria o Dia do Pi. Pelo menos para aqueles que usam o absurdo formato norte-americano de abreviar numericamente as datas.

Laguna_Vida_de_Pi_peq

As Aventuras de Pi, excelente filme. O tio Laguna recomenda (crédito: FOX 2000 Pictures / divulgação))

Na matemática, π é a constante matemática irracional que obtemos ao relacionarmos o comprimento de uma circunferência (ou perímetro, de onde veio a letra grega pi) com seu respectivo diâmetro.

Laguna_Date_Format

Mês tal, dia tal de um ano qualquer não faz tanto sentido (crédito: @alerossini)

Dois séculos antes da Era Comum (ou Antes de Cristo) Arquimedes chegou à aproximação de dois dígitos, o três vírgula quatorze (3,14). Hoje os computadores conseguem fazer a aproximação em trilhões de dígitos.

Se pegarmos apenas uma aproximação de nove dígitos, suficiente até para boa parte dos cálculos astronômicos em nosso Sistema Solar, temos:

3,141592653

Para os matemáticos que usam o maluco sistema norte-americano de abreviar datas em dois algarismos, aí temos:

3/14/15 9:26:53

Traduzindo: terceiro mês, dia quatorze, ano quinze às 9 h 26 min e 53 seg da manhã. Pay Pi Day.

Se você usa dois turnos de 12 horas por dia em vez do padrão mundial de 24 horas diárias, ainda dá para comemorar o Dia do Pi às 21:26:53 também. Ou esperar pelo dia 31 de abril (eu sei).

Uma grande bobagem bonitinha. Fez mais sentido comemorar outra data matemática que passou batida: o 2012 2012 2012, ou seja, o 20 de dezembro de 2012 às 20:12.

Laguna_2012-2012_keep_calm_and_have_fun

Todo o mundo poderia comemorar o tal Dia do Pi. Ou não. Também tivemos 12/12/12, como bem lembrou o apresentador do novo Cosmos:

Detalhe que todas essas coincidências matemáticas usam como base um sistema decimal de contagem. Imagine como seria se tivéssemos oito ou doze dedos nas mãos… Provavelmente o quase (thanks U.S. and A.) extinto sistema imperial britânico de medidas faria mais sentido.

Fonte: Business Insider.

relacionados


Comentários