Microsoft manda 12.500 da Nokia para a rua e mata linha X

nokia-x2-002

OK, a gente tinha uma leve desconfiança que a linha Nokia X não iria durar muito, principalmente pelo fato de que o produto era originalmente um plano B da empresa finlandesa, caso o acordo com a Microsoft não durasse muito tempo e ela deixasse de fabricar Windows Phones. Entretanto, quando ela foi adquirida Redmond passou a ter um problema: um produto que contrariando a lógica ela resolveu lançar mesmo assim, e que para completar se tornou um sucesso em mercados emergentes.

Para completar, toda grande aquisição não vem sem uma gigantesca reestruturação, e ela foi anunciada ontem. Só que a realidade se mostrou bem pior do que a expectativa.

O CEO Satya Nadella já havia adiantado que preparava uma “limpeza” na Microsoft, e as fontes indicavam que a rodada de demissões seria a maior de sua história. Só que ninguém esperava tanto: em carta aberta aos funcionários, Nadella informa que 18 mil funcionários serão desligados da companhia e desses, 12.500 postos de trabalho da antiga Nokia. Considerando que a companhia conta atualmente com 127.504 colaboradores, um corte de mais de 14% de seu pessoal é um número e tanto. Obviamente que a ex-Nokia, hoje Microsoft Mobile é a mais prejudicada, perdendo quase metade de seus 30.000 funcionários originais, incluindo trabalhadores de chão de fábrica. Nadella lembra que o motivo do corte violento é agilizar a companhia, tornando as tomadas de decisão mais eficientes e eficazes e aumentar a produtividade, além de obviamente cortar custos.

Claro, não para por aí. Também em carta aberta, o VP executivo de dispositivos e serviços Stephen Elop não só reforçou as informações divulgadas por Nadella como confirmou algo já esperado: a linha Nokia X caiu do telhado. Em prol de concentrar os esforços onde é possível agregar mais valor, a linha Nokia X deixará de rodar Android e “dispositivos selecionados serão direcionados para o Windows Phone”. Com isso a linha de dispositivos de entrada será totalmente absorvida pelo próprio sistema da Microsoft no futuro, entretanto a linha Nokia X e X2 continuará recebendo suporte oficial de Redmond.

Entretanto há alguns pontos estranhos nessa história. A linha X originalmente deveria ter sido lançada por aqui, já que o Brasil estava dentro dos planos como mercado emergente em que seus Androids customizados poderiam ter um certo alcance, ao se fazer valer da marca finlandesa. Como observado pelo Tecnoblog, a coletiva de imprensa da linha X, marcada para o dia 10 de junho foi cancelada e a Microsoft Brasil não mais tocou no assunto, enquanto lá fora o X2 já está sendo comercializado. Portanto, não será surpresa nenhuma se a linha sequer seja lançada aqui.

No fim das contas faz sentido. A Microsoft já conta com aparelhos bons e baratos como o Lumia 630, além da linha Asha. Os Androids da Nokia pareciam um produto deslocado nesse ecossistema, e declarações anteriores de que a marca seria mantida pareciam deslocadas e injustificadas. E as mudanças não param por aí: como a linha X foi morta antes do esperado, o sumiço da marca Nokia pode se dar antes do que todo mundo espera.

Relacionados: , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Anderson Ramos

    A linha ASHA também subiu no telhado?

    • Cortana

      A linha Asha e os feature phones também já eram.

      • Keaton

        Sério? Não vou mais precisar explicar que Asha não é smartphone?! OBA!

  • Firmo

    MS, vc tá quebrando ???

    • Moisés Robles

      Não, apenas arrumando as coisas para continuar firme e forte.

      • Firmo

        Assim espero essa disseminação de SO esta aumentando meus custos de desenvolvimento….

    • Jorge Dondeo

      Na verdade muito longe disso, tu viu o quanto ela fatura com o Android?

    • Então, a Apple faliu de vez, já que iPhones vendem menos que o Windows Phone.

  • Pacificador

    Pelo jeito, a Microsoft resolveu ir brincar com outra coisa.
    Quem está acostumado com monopólios, na hora que encontra concorrência pesada, normalmente volta para sua praia…

    • The Courier

      ou quando enfrenta empresas com 1/10000 do seu tamanho onde o dummping é facil, rapido e seguro.

      • Pacificador

        Tem toda razão, principalmente quando lembramos que o faturamento da Microsoft, é até maior que o PIB de alguns países!!!

  • Guest

    A porcentagem do corte está errada. 12.500 representa 9,8% de 127.504, não 14%.

  • Gaius Baltar

    Com exceção do excelente teclado Wedge e do Windows 7/8 (porta aberta aos jogos de PC) a Microsoft não faz muita diferença para mim. Nada que a empresa de Redmond produz é insubstituível, de XBox ao Skype, de One Drive aos Lumia. Lamento pelos trabalhadores, claro, pois no contexto atual boa parte deles terá dificuldades extremas em voltar a conseguir emprego, mas diferentemente do Google (Gmail e You Tube), Apple (iTrecos), Dropbox (Dropbox em si e Mailbox), Steam ou Amazon Store, a Microsoft pode falir e não me fará muita falta.

    • Guest

      Ainda bem que é só “sua” opinião.

      • Gaius Baltar

        E isso ficou claro desde o início. É assim que funciona a democracia, e desde que não seja praticando ou incentivando crimes todos têm direito a opinar. Ou não?

    • Erick Carvalho Campos

      Microsoft virou o PT das informatica ou o PT virou a Microsoft da política, existem haters brotando de todos os lugares. De qualquer forma é grotesco o que se diz sobre a Microsoft no seu comentário, você argumenta que ela não fará falta e diz que SÓ usa o Windows 7/8?? Isso por acaso é pouco?

      • Gaius Baltar

        Não sou hater de nada e de ninguém, tanto que utilizo vários produtos da MS. O que está claro no meu comentário é que apenas o Win 8 e o teclado Wedge são produtos insubstituíveis para mim. O primeiro por causa dos jogos (sim eu sei que existem em LinuX e Mac, mas a biblioteca nessas plataformas é ridícula), e o segundo por ser o teclado portátil com melhor relação custo/benefício do mercado. Uso Skype, OneDrive, Hotmail, One Note, Lumia (e WP8 por tabela) entre outros produtos da Microsoft, mas como segundas escolhas ou backups do FaceTime, Dropbox, Gmail, Evernote, iPhone (e iOS por tabela). Portanto, com exceção dos produtos citados não há nada na MS que me faça chorar pela empresa. Além disso o mercado sempre se renova. Não foi o fim do mundo os fins da Palm, da Blockbuster, do Symbian, etc. E todos foram líderes em seus segmentos.

  • Luiz Rodrigo Martins Barbosa

    E o PIB da Finlândia caiu junto 😛

  • Diose

    Só quero entender como demitir funcionário de chão-de-fabrica vai tornar ‘as tomadas de decisões mais eficientes’. Por acaso os funcionários têm tanto poder assim????

  • Marcos Duque

    Se a Microsoft comprasse a Nintendo, esse nome já era. Se a vítima fosse a Nestlé, idem. E por aí vai. E tem gente que ainda admira uma empresa que erra MUITO mais do que acerta.

    • Mauro Schütz

      O caso da Nokia, foi pela compra da parte mobile, a empresa Nokia ainda vai existir, por isso a mudança de nome. E a Nokia vai continuar no setor de software e aparelhos para conexão telefônica.

    • Erick Carvalho Campos

      Me conte quais sistemas operacionais voce vem usando em seu PC ao longo dos 15 ultimos anos Marcos Duque.

      • Marcos Duque

        Obrigado pela oportunidade, caro Erick! Na verdade, há quinze anos mesmo (na mosca!): primeiro, não pense que pesquisei, mas a lista que se segue foi realmente do que utilizei, ok?
        1) Windows 95, 98, NT 4 Workstation (a revolução começou aqui), Windows ME, Windows Vista, WIndows 2000, Windows Server 2003, Windows XP, Windows 7 e, agora, Windows 8.1;
        2) Conectiva Linux, Debian, Mandrake (Mandriva) Kurumin, Big Linux (excepcional!), Red Hat Linux, Elive, Puppy, Sabayon, Ubuntu, Slackware… e deve haver mais!;
        3) FreeBSD (ah, o FreeBSD… SENSACIONAL!), OpenBSD;
        4) V2Os (feito em Assembly puro, boot por disquete), BeOS;

        Quer mais, ou posso parar? Fiz uso, em intervalos de tempo variados, de cada um desses. As experiências mais gratificantes foram: 1) Windows NT4 Workstation, 2) FreeBSD e 3) Big Linux.

        Valeu, ou você queria, apenas, me passar para trás?

  • Pingback: Microsoft vai encerrar linhas Asha e Series 40 da Nokia()

  • Pingback: Lumia 530, o novo smartphone de entrada da Microsoft()

  • Pingback: Sala da Justiça #28 — IBM e Apple, bicicletas com tablets, Facebook implica com sobrenomes e muito mais » Toad()

  • Pingback: Aquisição pela Warner pode salvar Xbox Entertainment Studios()

  • Pingback: Aquisição pela Warner pode salvar Xbox Entertainment Studios()

  • Pingback: Microsoft vai encerrar linhas Asha e Series 40 da Nokia | Inverso Tech()

  • Pingback: Microsoft vai encerrar linhas Asha e Series 40 da Nokia - Inverso Tech()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia