Meio Bit » Arquivo » Hardware » Documento revela que marca Nokia será substituída em breve

Documento revela que marca Nokia será substituída em breve

Documento interno da Microsoft revela que marca Nokia poderá ser abandonada no próximo lançamento de produtos; licença para produtos Lumia vale por 18 meses

10 anos atrás

lumia-1020

A gente já sabia que quando a aquisição da Nokia pela Microsoft foi concluída, o nome da empresa finlandesa ficaria na saudade ao menos internamente, já que ela hoje atende pelo nome de Microsoft Mobile. Só que Redmond negociou a marca fantasia e possui o direito de utilizá-la por dez anos, antes de finalmente estampar o nome Microsoft em seus smartphones e tablets (um tablet, no caso o Lumia 2520). Pela lógica, como todo mundo relaciona o nome Nokia a hardware de qualidade, seria tolice mudar a identificação de seus produtos agora, certo?

Errado. Através de um documento interno vazado pelo nosso velho amigo EVLeaks, descobrimos que os planos da Microsoft em dispensar o nome Nokia são de curto prazo. Curto mesmo.

O documento veio em duas partes, a primeira mostra um cronograma detalhado de como o destino da Nokia foi selado pela Microsoft (clique para ampliar). Para os funcionários a mudança foi imediata: desde o Dia 1 em que a compra foi divulgada oficialmente, todos os colaboradores da divisão de dispositivos passaram a adotar cartões pessoais, e-mails, apresentações, ID Cards, headers com a identidade visual da Microsoft ao invés da Nokia. Já a informação mais suculenta da apresentação diz respeito à marca Nokia para produtos comerciais: a substituição pela marca Microsoft só ocorrerá quando uma nova linha de dispositivos for anunciada. Como recentemente ela revelou os smartphones Lumia 630 e 930 e o nome ainda foi mantido, pode ser que a mudança ainda demore um pouquinho. Entretanto, a possibilidade da Microsoft efetivamente utilizar o nome Nokia pelos 18 meses relacionados a produtos da linha Lumia se torna menos provável.

nokia-doc-001-thumb

Aí você pergunta: como assim só um ano e meio se a licença vale por 10 anos? Isso é explicado do segundo documento, um Q&A voltado para os funcionários da Nokia. Nele é dito que o uso da marca finlandesa para produtos da linha Lumia vale para 18 meses contados a partir do fechamento do acordo. Para os produtos da linha X, a Microsoft pode utilizar o nome até o dia 31/12/2015. Para quaisquer outros produtos que não sejam dos dois casos acima a licença vale por dez anos. Ou seja, até o fim de 2015 o nome Nokia ficará restrito aos feature phones, e a Microsoft assumirá as linhas Lumia e X. Além disso o documento esclarece que o cronograma da empresa segue inalterado, apenas mais alinhado com a matriz de Redmond. Novamente, clique para ampliar:

nokia-doc-002-thumb

A Nokia continuará existindo, já que a divisão de hardware de rede e os produtos HERE Maps e Nokia Tunes não fazem parte da negociação com a Microsoft; entretanto o dia em que os aparelhos Lumia e X de fato passarão a exibir o nome da Microsoft está bem próximo. Mas isso não é motivo para ficarmos tristes, como já foi dito o espírito da Nokia continuará vivo, independente dela mudar de nome ou não. A marca se vai, mas personalidade e qualidade não é algo que pode ser mudado com uma simples aquisição e a Microsoft sabe disso. Portanto os Lumias continuarão com a mesma qualidade de sempre, independente do nome que trouxer em sua carcaça.

Fonte: PA.

relacionados


Comentários