Ronaldo Gogoni 9 anos atrás
A gente já sabia que quando a aquisição da Nokia pela Microsoft foi concluída, o nome da empresa finlandesa ficaria na saudade ao menos internamente, já que ela hoje atende pelo nome de Microsoft Mobile. Só que Redmond negociou a marca fantasia e possui o direito de utilizá-la por dez anos, antes de finalmente estampar o nome Microsoft em seus smartphones e tablets (um tablet, no caso o Lumia 2520). Pela lógica, como todo mundo relaciona o nome Nokia a hardware de qualidade, seria tolice mudar a identificação de seus produtos agora, certo?
Errado. Através de um documento interno vazado pelo nosso velho amigo EVLeaks, descobrimos que os planos da Microsoft em dispensar o nome Nokia são de curto prazo. Curto mesmo.
O documento veio em duas partes, a primeira mostra um cronograma detalhado de como o destino da Nokia foi selado pela Microsoft (clique para ampliar). Para os funcionários a mudança foi imediata: desde o Dia 1 em que a compra foi divulgada oficialmente, todos os colaboradores da divisão de dispositivos passaram a adotar cartões pessoais, e-mails, apresentações, ID Cards, headers com a identidade visual da Microsoft ao invés da Nokia. Já a informação mais suculenta da apresentação diz respeito à marca Nokia para produtos comerciais: a substituição pela marca Microsoft só ocorrerá quando uma nova linha de dispositivos for anunciada. Como recentemente ela revelou os smartphones Lumia 630 e 930 e o nome ainda foi mantido, pode ser que a mudança ainda demore um pouquinho. Entretanto, a possibilidade da Microsoft efetivamente utilizar o nome Nokia pelos 18 meses relacionados a produtos da linha Lumia se torna menos provável.
Aí você pergunta: como assim só um ano e meio se a licença vale por 10 anos? Isso é explicado do segundo documento, um Q&A voltado para os funcionários da Nokia. Nele é dito que o uso da marca finlandesa para produtos da linha Lumia vale para 18 meses contados a partir do fechamento do acordo. Para os produtos da linha X, a Microsoft pode utilizar o nome até o dia 31/12/2015. Para quaisquer outros produtos que não sejam dos dois casos acima a licença vale por dez anos. Ou seja, até o fim de 2015 o nome Nokia ficará restrito aos feature phones, e a Microsoft assumirá as linhas Lumia e X. Além disso o documento esclarece que o cronograma da empresa segue inalterado, apenas mais alinhado com a matriz de Redmond. Novamente, clique para ampliar:
A Nokia continuará existindo, já que a divisão de hardware de rede e os produtos HERE Maps e Nokia Tunes não fazem parte da negociação com a Microsoft; entretanto o dia em que os aparelhos Lumia e X de fato passarão a exibir o nome da Microsoft está bem próximo. Mas isso não é motivo para ficarmos tristes, como já foi dito o espírito da Nokia continuará vivo, independente dela mudar de nome ou não. A marca se vai, mas personalidade e qualidade não é algo que pode ser mudado com uma simples aquisição e a Microsoft sabe disso. Portanto os Lumias continuarão com a mesma qualidade de sempre, independente do nome que trouxer em sua carcaça.
Fonte: PA.