j. noronha 9 anos atrás
A Microsoft está planejando o maior corte de pessoal de sua história em cinco anos, preparando-se para a integração com a Nokia Oyj.
O CEO Satya Nadella afirmou em uma entrevista na semana passada que está preparando uma "limpeza" na Microsoft.
Os cortes ocorrerão provavelmente nos setores de engenharia, marketing e áreas que se sobrepõe com a Nokia. As fontes pediram para não ser identificadas por que os detalhes do plano ainda não são públicos.
Essa promete ser a maior demissão da história da Microsoft, maior que as 5.800 ocorridas em 2009.
Nadella, que assumiu o lugar de Steve Ballmer em fevereiro, disse na entrevista que a Microsoft tem que ser mais focada e eficiente.
O CEO emitiu sua primeira declaração sobre a missão da empresa semana passada, pedindo ênfase na área mobile, computação na nuvem e softwares de produtividade, já que as vendas de PCs são menores hoje.
Nadella assumiu o cargo com a missão de tornar a Microsoft um concorrente de peso na briga pelo mercado mobile com a Apple e a Samsung, depois que Ballmer falhou nessa área.
A Microsoft já vem cortando postos de trabalho há algum tempo; em 2012 foram algumas centenas na área de venda de anúncios e marketing. Dessa vez, no entanto, é uma reestruturação enorme, maior que a de 2009, no início da recessão americana, quando 5.800 empregos foram cortados.
Alguns cortes acontecerão no departamento de marketing de negócios como o Xbox, baseado em Reading, no Reino Unido.
A empresa tem atualmente 127.104 empregados, depois da aquisição da Nokia, que trouxe junto 30.000.
Fonte: Bloomberg