Editor da Gamespot demitido por criticar jogo

Que o site Gamespot é um dos mais respeitados sites sobre games ninguém discorda, contudo o espaço se envolveu em uma polêmica daquelas. Vários outros sites especializados estão dizendo que Jeff Gerstmann, um antigo editor teria sido demitido por ter feito duras críticas ao recém lançado Kane & Lynch: Dead Men.

O maior problema é que a Eidos, distribuidora do game ameaçou remover os anúncios do jogo feito nas laterais do site, o que com certeza daria um bom prejuízo para o portal de games. A história parece um pouco forçada, mas como a corda sempre arrebenta do lado mais fraco e essa indústria movimenta muitos bilhões de dólares, não acho impossível.

O irônico disso tudo é que a média de notas que o jogo vem recebendo é de 6,5 e fico com a impressão que isso pode se tornar uma propaganda negativa para o jogo que era um dos mais aguardados neste final de ano. Digo isso porque no próprio Gamespot a média dos leitores para o jogo é 3.3.

Há de se levar em consideração também que Gerstmann possa ter sido demitido pelo conjunto da obra, já que ele deu um “apenas” 8.8 para o ótimo The Legend of Zelda: Twilight Princess e um 10 para Tony Hawk’s Pro Skater 3.

[via Game|Life e Kotaku]

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Por falar em reviews, vou fazer o do Call Of Duty 4 assim que terminar o jogo. 😀

  • O Zelda é bem bacana, mas concorde comigo (e com ele), os RPGs já foram mais interessantes no quesito itens.
    Antigamente você acumulava itens ao longo do jogo que eventualmente iria utilizar beeeeeeeeem lá na frente, então criava uma situação que era difícil (ainda bem), pois quando se deparava com um problema não sabia necessariamente o que utilizar.
    Já no último Zelda (já adianto: eu adorei o jogo), qualquer item que você encontre vai quase que imediatamente ser utilizado. Isso tira um pouco a complexidade do jogo, e de tabela, um pouco da graça.

    • Pera, RPGs? Isso que você falou parece mais descrição de PC Adventures. Pelo menos em relação a RPGs de console.

  • Nossa 10 pro THPS3 foi overrated com certeza mesmo considerando que foi lançado em 2001

  • O que? Não deu 10 para Zelda? Merecia mesmo um chute! 🙂

  • pqp, ainda bem que vivemos na America onde a liberdade de expressão é garantida.. ei, espera.. a Gamespot não é americana também?

    Qual é a da Eidos? Sério? Faz um jogo de m*rd* (o que os usuários de lá tão falando, não eu) e reclama? Sinceramente, se não querem criticas ruins façam como a Crytek Labs.

    • Ué, mandar embora um jornalista por incompetência ou por não seguir uma linha editorial é direito de qualquer editora. Liberdade de expressão é outra coisa.

      Não joguei também… Mas essas propagandaas negativas sempre dão uma vontade de comprar [rs]

      Eu comprei Driver 3 pra Xbox, mesmo sabendo que era uma bomba. [ok, foi usadão da Gamestop] E é um bomba mesmo!

    • É só ir na Gamespot pra ver que os reviews de jogadores estão falando mal praticamente só por causa da demissão. Não são reviews nem notas baseadas na qualidade do jogo.

  • É de longa data que acredito na existência de jabaculê na indústria da divulgação de games.

    A coleção de jogos HEDIONDOS do NES e SNES que até hoje assombra minhas lembranças que o digam. (Fantástico! CHUCK ROCK pra SNES!)

  • Gamespy é um site péssimo, altamente manipulado, dá reviews ótimos a verdadeiras bombas

  • Não acredito que tenha sido por causa desse caso específico. Eu considero as análises de jogos do GameSpot muito boas, e não acredito que um de seus editores tenha sido demitido por conta de uma destas análises. Se você ler como as notas são dadas no GameSpot (http://www.gamespot.com/misc/reviewguidelines.html) vai ver que 8.8 quer dizer que o jogo é excelente, e 6.6 bom. E se a média dos jogadores foi 3.3, o que os fabricantes podiam esperar disso?

  • Eu gosto bastante dos Reviews do gametrailer. Atualmente é o site que me abseio na hora de comprar.

  • Só lembrando que por causa da demissão e da suspeita de ter sido por ele ter dado uma nota sincera e por ter feito seu trabalho. Os usuários da Gamespot estão ameaçando cancelar as assinaturas e no jogo citado da Eidos estão todos dando nota mínima como protesto, fora ameaças de jamais comprarem jogos da empresa.

    E a Eidos nega que tenha qualquer envolvimento no caso. Sem contar que falta ainda a declaração do próprio Jeff que se recusa a comentar o assunto.

  • Eu até tinha publicado esta notícia no meu blog também e acho que ele não era visto com bons olhos pela empresa por causa de suas reviews. Mas a do jogo Kane & Lynch foi a gota d’água para a demissão.

    Assim como o Marco citou várias pessoas estão dando nota mínima para o jogo por causa desse buzz todo. Eu ví a crítica no dia em que ela foi publicada e achei que ele pegou pesado com o jogo porque os personagens são malvados pra caramba. Naquela ocasião os leitores estavam até dando notas melhores para o game (acredito que era 7.2).

    Mas isso foi um jabazinho que deu errado e eu acredito que agora os editores vão ficar mais ligados em quem está anunciando antes de dar uma nota.

    O Jr! está certo, entre os sites gringos um dos melhores em termos de reviews é o gametrailers.

  • A Cnet e a Eidos estão dando as primeiras declarações oficiais sobre o ocorrido. Eu já esperava que todos iriam dizer que não sabem de nada. Falta só o Jeff dizer alguma coisa.

    Coloquei mais informações no blog.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia