Meio Bit » Arquivo » Indústria » TechEd 2006: O que usuário leigo precisa saber?

TechEd 2006: O que usuário leigo precisa saber?

17 anos atrás

Os usuários que gostam de tecnologia sempre ficam frustrados com conferências de profissionais de tecnologia. Eles não conseguem entender, mesmo com boa vontade e curiosidade, como aquela gente toda discutindo irá afetar o seu dia a dia. Continue lendo, para entender, afinal de contas, do que eles estavam falando?

Aplicativos web mais ricos. A Microsoft criou uma biblioteca para os desenvolvedores, o Microsoft Ajax. Ele irá permitir que aplicações web fiquem muito mais interativas e fáceis de usar. A idéia é aproximar ao máximo a web do desktop.

Os preços serão parecidos. Foi dito que eles não devem ser muito diferentes do software de prateleira encontrado hoje, no caso do Office. O Windows Vista pode ter uma versão com o mesmo preço do Windows XP.

Segurança. O Windows Vista e sua nova forma de comunicar, chamada de Windows Communication Foundation, fornecerá aos programadores e desenvolvedores de software, uma forma segura de criar aplicativos que usam a rede ou a Internet. E esse é o primeiro Sistema Operacional da Microsoft a ser criado pensando em segurança. É claro que ele pode ser um pouco mais chato, mas acredite, é para o bem de todos.

Upgrade no PC. É inevitável para equipamentos comprados no primeiro semestre de 2005 ou anteriores. As máquinas testadas na TechEd estavam com o Vista voando, mas todas tinham placas de vídeo com 128 MB de memória e possuíam também 2 GB (gigas) de memória RAM principal, além do vídeo.

Software que causa menos danos ao dar erros. A Microsoft está estimulando uma nova forma de se programar. Os programas rodam em uma máquina virtual completa. Pense em um mini-pc completo, mas isolado da máquina de verdade. Dessa forma, quando o programa dá um erro ou uma "exceção fatal", apenas aquele software será encerrado e a máquina não ficará instável ou será necessário um boot.

Software mais fácil de manter. Muitos usuários irão usar o Workflow Foundation e jamais saber disso. Ele permite que o programador crie regras de negócios, como programar os descontos de uma fatura ou pagamento à vista ou no cartão de crédito de forma bem mais simples, visualmente. Isso permitirá que as empresas possam aumentar a complexidade das suas ofertas, por exemplo, aproveitando alterações sazonais ou promoções relâmpago. Uma área muito beneficiada será o setor de seguros e financeiro.

Games. O DirectX 10 trouxe muitas mudanças na forma de exibir gráficos de jogos e padronizou exigências das placas de vídeo que devem ser compatíveis. Isso irá permitir o consumidor a tomar uma decisão mais clara quanto ao que está comprando e permitir jogos mais reais. Além disso, os criadores de jogos podem colocar efeitos especiais muito mais realistas, como folhas ao vento, água, ambientes totalmente destrutíveis. Será o fim das caixas indestrutíveis nos jogos? Talvez. 😉

relacionados


Comentários