Meio Bit » Arquivo » Indústria » TechEd 2006: O que usuário leigo precisa saber?

TechEd 2006: O que usuário leigo precisa saber?

16 anos e meio atrás

Os usuários que gostam de tecnologia sempre ficam frustrados com conferências de profissionais de tecnologia. Eles não conseguem entender, mesmo com boa vontade e curiosidade, como aquela gente toda discutindo irá afetar o seu dia a dia. Continue lendo, para entender, afinal de contas, do que eles estavam falando?

Aplicativos web mais ricos. A Microsoft criou uma biblioteca para os desenvolvedores, o Microsoft Ajax. Ele irá permitir que aplicações web fiquem muito mais interativas e fáceis de usar. A idéia é aproximar ao máximo a web do desktop.

Os preços serão parecidos. Foi dito que eles não devem ser muito diferentes do software de prateleira encontrado hoje, no caso do Office. O Windows Vista pode ter uma versão com o mesmo preço do Windows XP.

Segurança. O Windows Vista e sua nova forma de comunicar, chamada de Windows Communication Foundation, fornecerá aos programadores e desenvolvedores de software, uma forma segura de criar aplicativos que usam a rede ou a Internet. E esse é o primeiro Sistema Operacional da Microsoft a ser criado pensando em segurança. É claro que ele pode ser um pouco mais chato, mas acredite, é para o bem de todos.

Upgrade no PC. É inevitável para equipamentos comprados no primeiro semestre de 2005 ou anteriores. As máquinas testadas na TechEd estavam com o Vista voando, mas todas tinham placas de vídeo com 128 MB de memória e possuíam também 2 GB (gigas) de memória RAM principal, além do vídeo.

Software que causa menos danos ao dar erros. A Microsoft está estimulando uma nova forma de se programar. Os programas rodam em uma máquina virtual completa. Pense em um mini-pc completo, mas isolado da máquina de verdade. Dessa forma, quando o programa dá um erro ou uma "exceção fatal", apenas aquele software será encerrado e a máquina não ficará instável ou será necessário um boot.

Software mais fácil de manter. Muitos usuários irão usar o Workflow Foundation e jamais saber disso. Ele permite que o programador crie regras de negócios, como programar os descontos de uma fatura ou pagamento à vista ou no cartão de crédito de forma bem mais simples, visualmente. Isso permitirá que as empresas possam aumentar a complexidade das suas ofertas, por exemplo, aproveitando alterações sazonais ou promoções relâmpago. Uma área muito beneficiada será o setor de seguros e financeiro.

Games. O DirectX 10 trouxe muitas mudanças na forma de exibir gráficos de jogos e padronizou exigências das placas de vídeo que devem ser compatíveis. Isso irá permitir o consumidor a tomar uma decisão mais clara quanto ao que está comprando e permitir jogos mais reais. Além disso, os criadores de jogos podem colocar efeitos especiais muito mais realistas, como folhas ao vento, água, ambientes totalmente destrutíveis. Será o fim das caixas indestrutíveis nos jogos? Talvez. 😉

relacionados


Comentários