Carlos Cardoso 11 anos e meio atrás
Nos comentários de um post anterior um leitor definiu sua decisão de comprar um celular Windows Phone como “um tiro no escuro”. Sendo realista, é verdade. A metáfora de utilização é completamente diferente do que estamos acostumados, seja lá qual sistema você use. Entender o básico dessa metáfora é essencial para tomar uma decisão de compra acertada.
Normalmente isso é feito mexendo com celular de amigos, ou em lojas, mas em tempos onde o sujeito prefere mandar um email do que pegar o telefone e ligar pros bombeiros, é preciso facilitar.
Nisso a Microsoft acertou: Criou um site de demonstração do Windows Phone que funciona redondinho em iPhones e quase perfeitamente em Androids (Reclame com o navegador).
É CLARO que não é um emulador em Javascript do Windows Phone 7.5, não é nem uma simulação, é um site onde você tem alguma liberdade, passeia pela interface e pode experimentar o fluxo de trabalho de algumas tarefas. O mais difícil (não no sentido de ruim) é a metáfora da tela ser uma janela deslizando por um documento horizontal. É um conceito lindo, mas muito alienígena.
Algo que também assusta é a facilidade com que a interface Metro foi implementada em HTML. Se há uma previsão que eu errei foi não ter acreditado no crescimento dos browsers como runtimes de aplicações sérias.
Ao menos no iPhone a velocidade é excelente. Arrisco –ok, nem arrisco, é fato- a dizer que o Windows Phone “emulado” no Safari é pelo menos 5x mais ágil em tempo de resposta que a interface nativa do N97.
Para acessar o site basta acessar de seu celular o site .
PS: Agradecimentos ao Thyago pelo link corrigido.
Fonte: ISS