Daniel Bender 12 anos atrás
Após vários trimestres de crescimento vertiginoso, parece que maior dos sites de compras coletivas está chegando à maturidade e começa a enfrentar uma decadência proporcional ao seu crescimento. De acordo com o gráfico abaixo, a visitação ao líder da categoria, o Groupon, caiu cerca de 50% de junho, quando foi seu pico, para agosto. No mesmo período, um de seus concorrentes, a Living Social, cresceu em visitas.
Surpreendentemente, são dados confiáveis (fonte: Hitwise)
Coincidentemente, graças ao iminente IPO da empresa, sabemos que a empresa teve um prejuízo superior US$ 100 milhões no 2º trimestre do ano, quase o triplo do prejuízo registrado no período anterior.
Antes de nos acusarmos de falar bobagem, vale dizer que é muito comum empresas em crescimento registrarem prejuízos. Afinal estão investindo. Entretanto, com a queda vertiginosa na visitação fica a pergunta: investindo em quê mesmo?
Estes dados são dos Estados Unidos. As notícias para o mercado em geral também não são as melhores. O Facebook anunciou recentemente o fim de sua plataforma de compras coletivas e na China o próprio Groupon encerrou um investimento.
No Brasil a situação do Groupon ainda parece confortável, sendo o site de compras coletivas mais acessado no país (de acordo com o Alexa). Veja os 10 mais:
Estávamos com preguiça e só publicamos os 10 primeiros. Passar bem (fonte: Bolsa de Ofertas)
Com dados do EcommerceNews