San Picciarelli 12 anos atrás
Victor Saeijs, VP para Nokia Europa, confirmou na Conferência Telecompaper 2011 que os primeiros aparelhos a rodar o Windows Phone 7 serão lançados em seis companhias "chave" na Holanda, França Alemanha, Inglaterra, Espanha e Italia.
Tendo perdido terreno a velocidades astronômicas nos últimos anos, a Nokia tem sido um player praticamente irrelevante no mercado móvel. Ainda sob desconfiança de seus antigos consumidores, a empresa espera revigorar sua competitividade via a sua parceria anunciada com a Microsoft.
A decisão de começar pelos países europeus faz bastante sentido. De acordo com números próprios, a empresa diz que a Holanda é um dos países com a mais alta utilização de smartphones no mundo. São 80% dos consumidores a utilizar smartphones, contra apenas 20% que usam celulares comuns.
Saejis também mencionou que um upgrade do Anna OS (codinome 'Belle') deve chegar ao mercado até o final do ano, o que não deixa clara exatamente qual é a intenção da marca para o futuro: WP7, Symbian ou ambos? High-end mainstream, Corporate ou ambos também?
A Nokia ainda é maior produtora do mundo de aparelhos celulares, embora sua fatia do mercado tenha diminuído incrivelmente contra empresas como Apple, RIM e a grande maioria dos grandes a fabricar gadgets com Android.
Já tendo sido uma das marcas favoritas para aparelhos exclusivos para o mercado corporativo, a Nokia demonstra um ímpeto por recuperar seus clientes perdidos em massa para outras empresas ao colocar-se lado-a-lado com o planejamento da Microsoft para o mobile em empresas.
"Não anunciaremos mais detalhes dessa vez. Só posso repetir o que eu disse anteriormente; aumentamos nossa confiança de que lançaremos nosso primeiro Nokia rodando Windows Phone ainda este ano." — repete-se.