Meio Bit » Arquivo » Mobile » Google lança Android 3.1 e anuncia "Ice Cream Sandwich" [atualizada]

Google lança Android 3.1 e anuncia "Ice Cream Sandwich" [atualizada]

Google atualiza o sistema operacional dos tablets rapidamente para o Android 3.1, Ice Cream Sandwich.

13 anos atrás

Android Ice CreamAlgumas coisas estão mesmo mudando de figura em se tratando de novas versões do Android. O lançamento das atualizações costumava ser antecipado por uma grande expectativa e por uma grande produção de boatos. Antes de o Froyo ser revelado oficialmente, os fóruns e blogs especializados já acumulavam incontáveis dúvidas e especulações, frutos da curiosidade sobre o que viria na próxima versão. Com o Gingerbread aconteceu o mesmo e também com o Honeycomb, a versão especial para tablets.

A versão 3.1 do sistema operacional, ainda sob o codinome Honeycomb, chegou sem ser antecipada por tanto zum zum zum. O Android 3.1 foi oficialmente anunciado na Google I/O hoje e já começou a ser disponibilizado para o Motorola Xoom 3G, com a atualização de outros tablets prevista para muito em breve.

O Android 3.1 aparece sem muita boataria devido à agilidade com que foi liberado. O anúncio oficial coincidiu com o início da atualização dos dispositivos, não dando tempo para tanta especulação. Todas as informações que temos são concretas, sem nenhum blogueiro bancando a Mãe Diná.

Talvez a celeridade tenha se dado justamente porque os tablets com Android precisam mesmo de uma força extra para concorrer com o iPad 2. Fica claro que o Ice Cream Sandwich foi desenvolvido pensando em fortalecer os tablets Android onde o iPad é mais fraco e usar as birras da Apple contra ela, como no caso da conectividade por USB.

A nova versão do Android dará aos tablets a funcionalidade de um host USB. Ou seja, câmeras fotográficas, filmadoras, pendrives, HDs externos, todos os dispositivos que fizerem uso do barramento USB para entrada e saída de dados poderão usar a conexão para transferir arquivos ou para integragir com o tablet. Durante a conferência foi demonstrado um joypad de Xbox 360 controlando um game que rodava no Xoom.

O suporte a widgets também será melhorado, aumentando as possibilidades oferecidas ao usuário para que possa dimensionar ou posicionar os widgets com mais liberdade ainda.

Ao mesmo tempo em que liberou do Android 3.1, a Google anunciou a próxima iteração do sistema, com o codinome Ice Cream Sandwich, prevista para o final do ano. Essa, enfim, juntará as duas linhas atuais, de smartphones (2.3/Gingerbread) e tablets (3.1/Honeycomb).

Por fim, a Google aproveitou a conferência para exaltar o sucesso do Android, que segundo a companhia é ativado em mais de 400 mil dispositivos a cada dia. E eu agradeço porque ganho cada vez mais leitores. E todos livres, né não Cardoso?

Fonte: NeoWin.

relacionados


Comentários