Meio Bit » Arquivo » Internet » Google ouve as nossas preces e começa a melhorar comunidades no orkut

Google ouve as nossas preces e começa a melhorar comunidades no orkut

Google, enfim, melhora as comunidades do orkut. De início, elas ganham um histórico de administração, que registra todas as atividades de moderação ao longo dos últimos seis meses.

13 anos atrás

Quem administra o orkut aqui no Brasil tem dado um direcionamento à rede social bastante controvertido. Ao longo das últimas reformulações, o site ficou mais e mais parecido com o Facebook, porém longe de ser tão funcional quanto o seu rival.

Há quem diga que os "novos orkut" servem quase como preparatórios para a migração para o Facebook. Não deixam de ter razão.

Fato é que, hoje, talvez a única área onde o orkut, tecnicamente, ganhe de lavada do Facebook é o sistema de comunidades. Tirando aquelas (inúmeras) inúteis como "Odeio acordar cedo" e "Sou um bom partido, case comigo", algumas focadas e bem organizadas são fontes de saber de fazer inveja a muito site grande.

As comunidades são o que impede muita gente de cometer "orkuticídio". Sendo uma parte tão importante da rede, seria lógico investir em melhorias, não? Seria, mas só agora, após duas grandes reformas com resultados bem duvidosos, a Google começou a mexer nelas...

A novidade da vez é um histórico de administração das comunidades. É uma novidade tímida e, para os frequentadores dos grupos, de baixo impacto, mas nos bastidores, entre quem modera e administra a coisa toda, o ganho em produtividade tende a ser expressivo.

Histórico de administração nas comunidades do orkut.

Histórico de administração nas comunidades do orkut.

A ferramenta, como tudo no orkut, é bem simples e direta. Trata-se de um relatório, que alcança os seis últimos meses, de todas as atividades realizadas na comunidade. Segundo o blog oficial do orkut, ela registra as seguintes ações:

  • Membros removidos;
  • Solicitações de participação que foram recusadas;
  • Usuários banidos ou reintegrados;
  • Adição ou remoção de co-proprietários e moderadores;
  • Tópicos, respostas ou enquetes excluídas por um moderador.

Apesar do preconceito injustificado e da decadência evidente que a rede da Google enfrenta, torcemos muito para que ela continue firme e forte. Concorrência, em qualquer segmento, é saudável, e com o mundo aos pés do Facebook, o orkut funciona como um dos últimos bastiões sociais livre das garras de Mark Zuckerberg...

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários