Meio Bit » Arquivo » Games » Classificação etárias dos jogos será automatizada

Classificação etárias dos jogos será automatizada

Agora jogos serão avaliados de acordo com questionários respondido por produtoras.

13 anos atrás

Pode não fazer muita diferença para a maior parte das pessoas aquele selinho com uma letra presente na capa dos jogos e que indica a qual faixa etária ele é destinado, mas você já parou para pensar como é feita essa avaliação? Bom, até então todo o processo era manual, quando um grupo da ESRB considerava alguns elementos do jogo, mas a partir da próxima segunda o sistema será informatizado.

A entidade criou um programa que levará em consideração um questionário que deverá ser respondido pelas produtoras, com a possibilidade de punição caso não sejam sinceros, onde elas terão que informar detalhes como o utilização de violência, sexualidade, profanidade, uso de drogas e de jogos de azar, assim como a exibição de nojeiras no geral, como fezes. Resumindo, tudo aquilo que pode ser considerado ofensivo a alguém (ok, eu sei que este conceito é muito vago). Para se ter uma ideia do que será perguntado, terá que ser informado de a violência é contra personagens humanoides e na parte de linguagem ofensiva, por exemplo, eles querem saber se haverá obscenidades raciais, sexuais ou escatológicas, já na categoria que trata sobre sexo, os criadores terão que informar quanto tempo a cena durará e até que ponto o ato será mostrado na tela.

O maior motivo para esta mudança está no aumento significativo do lançamento de jogos distribuídos digitalmente e com esse novo sistema a ESRB passará a classificar até a infinidade de títulos que chegam diariamente as lojas virtuais dos smartphones ou dos consoles. O curioso é que mesmo assim, no caso dos games vendidos fisicamente, as empresas terão que enviar à entidade um DVD com trechos da jogabilidade, pagar uma taxa de US$ 4,500 (para as versões digitais a taxa será de US$ 500, mas não me pergunte o motivo da diferença) e esperar cerca de uma semana para saber o resultado da avaliação, logo, a burocracia poderá até diminuir, mas ainda existirá.

Short form screen shot_v3

[via The New York Times]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários