Meio Bit » Arquivo » Mobile » Dan Morrill produz apresentação de imagens simbolizando o aumento do controle sobre o Android

Dan Morrill produz apresentação de imagens simbolizando o aumento do controle sobre o Android

Dan Morrill, um dos principais engenheiros do Android, produz apresentação de imagens que simboliza a tomada de controle sobre os rumos da plataforma.

13 anos atrás

image26As discussões sobre a falta de um controle sobre o Android, sobre a excessiva liberdade dada aos fabricantes de dispositivos para alterarem o sistema operacional, sobre os problemas gerados pela fragmentação da plataforma e etc., são bem conhecidas. A novidade nesse quadro é que a Google está finalmente se mexendo para assumir o controle.

Um primeiro movimento se deu com a declaração de que parte do código fonte do Android 3.0 (Honeycomb) não seria aberta. Apenas uns parceiros privilegiados teriam acesso a esses códigos, cumpridas certas condições. A medida gerou inclusive protestos entre entusiastas do software livre, que viram nesse movimento uma espécie de desrespeito aos princípios da comunidade. Por outro lado, apesar de tais objeções, é preciso observar que a plena liberdade da qual sempre gozaram os fabricantes se demonstrou prejudicial não só a muitos usuários quanto à própria imagem da plataforma.

Indo além, uma nova licença a ser assinada por parceiros da Google no Android inclui agora uma cláusula de não-fragmentação, que dará aos engenheiros da empresa poder de veto sobre alterações que um dado parceiro pretenda incluir no sistema, entre outras coisas. Talvez seja também o fim do lançamento de dispositivos com versões absurdamente defasadas do sistema, prática que já pesou contra a imagem da plataforma até pouco tempo atrás.

Somadas, essas medidas sinalizam uma mudança significativa no rumo das coisas. Foi inspirado nelas e para dar uma resposta a inúmeros questionamentos que Dan Morrill, um dos principais engenheiros da equipe do Android, resolveu produzir uma apresentação de imagens que simboliza esse movimento estratégico. Na peça, vários bonequinos Android diferentes vão surgindo e tomando conta do cenário mas, peraí, cadê o verdinho? Enquanto o cenário vai sendo povoado por um bom número de variações do Android, tudo bem, essa é a natureza do trabalho de equipe, mas chega o momento em que o bonequinho verde, que representa o Android original, aparece para colocar ordem na casa e assumir a liderança.

Bom, o simbolismo da apresentação não dá margem a muitas interpretações. Pelo visto a Google resolveu, finalmente, assumir algum controle da sua cria. Será por isso que a Motorola já anda falando em começar o desenvolvimento do seu próprrio sistema operacional para smartphones? Enquanto mais respostas não vêm, divirtam-se com a apresentação.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários