Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedores de games se queixam de "pirataria interna" no Android Market

Desenvolvedores de games se queixam de "pirataria interna" no Android Market

Desenvolvedores independentes enfrentam situações onde seus jogos são pirateados dentro do próprio Android Market.

13 anos atrás

pirateNão bastasse a abundante circulação de apps e games piratas por meio de sites dedicados a essa atividade ou até mesmo de alguns blogs de fanboys, desenvolvedores independentes de jogos têm reclamado de casos onde são vitimados por uma espécie de pirataria interna no Android Market.

A situação, embora difícil de engolir, é fácil de entender: um sujeito sem mãe vai lá, baixa o app desenvolvido por um outro e devolve para o Market como se fosse um trabalho seu. Segundo os autores da queixa, a resposta da Google quando o problema é relatado não tem sido ágil, o que acaba aumentando os prejuízos.

Como acompanho alguns fóruns de desenvolvedores, já vi coisa parecida acontecer num beta test. É costumeiro que apps sejam disponibilizados ainda como beta nesses fóruns e por lá os membros testam os trabalhos uns dos outros antes de publicarem suas versões finais no Market. Num desses casos, um safado se apossou de um beta e antecipou a publicação como se fosse sua. Nessa situação o único problema é a própria safadeza envolvida no ato, já nos casos de pirataria interna, o assunto requer cuidados por parte da Google antes que comece a afugentar os profissionais que dão vida ao próprio Market.

Não se trata de algo difícil de ser combatido. Mesmo que não haja um monitoramento rigoroso e constante de todas as publicações feitas no Market, como ocorre na App Store da Apple, tais práticas podem ser repelidas pela apuração rápida de cada caso, com o banimento sumário do picareta nele envolvido. O ponto central aqui consiste  na agilidade com que isso precisa ser feito.

Fonte: Slashdot.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários