Rodrigo Ghedin 12 anos e meio atrás
Ao longo de 2010, a Google tirou aquela crosta de poeira do abandonado Blogger e começou um processo de revitalização digno de nota. Compraram briga contra o spam, implementaram Web Fonts, modelos para dispositivos móveis e o elogiado e facílimo de mexer designer de modelos.
O reflexo dessas mudanças pode ser visto nos números do serviço no último ano. Foram quase meio bilhão de posts publicados, consumidos por uma base ativa de 400 mil leitores. Com a maré a favor, a Google parece decidida a apostar cada vez mais no veterano Blogger. Próxima parada? Interface de usuário totalmente refeita.
No SXSW 2011, que está rolando em Austin, nos EUA, a Google demonstrou parte da interface reformulada do Blogger. Ela ainda não está ativa, mas deve entrar no ar ainda esse ano. Toda a área administrativa foi alterada, com visual mais moderno e padronizado — lembra, apesar de mais elegante, o padrão do Picasa Web Albums.
As mudanças afetarão, também, o editor online do Blogger, ponto fraco de longa data, especialmente quando posto lado a lado com o super amigável do WordPress. É impossível dizer se a nova versão se equipara em facilidade e qualidade com a do rival, mas a primeira impressão é das melhores.
Por fim, a Google implantará uma nova forma de descobrir novos blogs com a inclusão de um link na barra do Blogger com links para posts, vídeos e atualizações em tempo real (Twitter, provavelmente) relacionados ao tema do post em visualização. É mais ou menos como essas listas de "posts relacionados" tão comuns em blogs, mas no caso do Blogger, ela será global.
Posts relacionados globais no Blogger 2011.
O vídeo abaixo mostra os bons resultados do Blogger em 2010 e traz algumas imagens das novidades para esse ano. E essas são só as "que podem ser ditas agora". Vem coisa boa por aí...