Meio Bit » Arquivo » Internet » WordPress 3.1 lançado

WordPress 3.1 lançado

Nova versão do WordPress, a 3.1, traz melhorias para o usuário final e suporte a formatos de posts.

13 anos atrás

WordPress 3.1

Demorou (bem) mais que o planejado, mas hoje, enfim, saiu o WordPress 3.1. Dessa vez o músico homenageado foi Django Reinhardt. É tradição na Automattic emprestar nomes de grandes jazzistas pada "batizar" grandes lançamentos do WordPress.

A versão 3.1 sofreu mais de duas mil modificações, as quais totalizaram mais de 820 chamadas fechadas no Trac. Na prática, porém, as modificações são poucas, ainda que valham o upgrade.

Para o usuário final, a nova versão acrecenta a barra administrativa no blog, quando se está logado. Ela é parecida com a do WordPress.com e, sem sombra de dúvida, dividirá opiniões. Se for esse o seu caso, basta acrescentar a linha abaixo no arquivo functions.php do seu tema para removê-la:

remove_action('init', 'wp_admin_bar_init');

No editor, a organização padrão dos painéis foi reformulada, com todos os blogs (categorias, tags, formatos etc.) jogados à direita e, no centro, apenas a área de texto. Vale lembrar que, como nas últimas versões, essa tela é totalmente personalizável; basta expandir o item "Screen Options", no topo, e ativar os blocos desejados. Na tela, arraste e solte os blocos nos locais que quiser.

A interface de links do editor visual foi totalmente reformulada e facilita bastante a criação de links internos. Além de listar os últimos posts publicados, ainda existe um campo de busca para pesquisa interna do tipo "instant", com resultados em tempo real.

Nova interface de links do WordPress 3.1.

Nova interface de links do WordPress 3.1.

O tema alternativo, azul, também mudou. E... bem, é questão de gosto, mas achava o antigo bem mais elegante e agradável aos olhos. No novo, parece que falta contraste, é tudo muito claro.

Tema azul antigo (esquerda) e novo (direita).

Tema azul antigo (esquerda) e novo (direita).

O WordPress 3.1 também implementa melhor os formatos de posts, algo que o TwentyTen, tema padrão do sistema, fazia de modo meio "gambiarrístico". Para o usuário final, muda a forma como a seleção de formato é feita. Em vez de atrelá-lo a categorias, desenvolvedores poderão construir formatos independentes. Podemos esperar uma boa leva de temas para tumblelogs, nos moldes do Tumblr. Na tela de edição, um novo bloco, chamado "Format", aparece:

Novo bloco/suporte a formatos de posts.

Novo bloco/suporte a formatos de posts.

Como sempre, o WordPress 3.1 está disponível no site oficial. Quem já usa a versão 3.0.x pode atualizar o sistema pela área administrativa, automaticamente. Até o momento da publicação desse post, a versão brasileira ainda não havia sido atualizada.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários