Meio Bit » Arquivo » Internet » Microsoft bloqueia URLs no messenger

Microsoft bloqueia URLs no messenger

18 anos atrás

O mundo dos messengers é recheado de pilantras. Quem deixa o ICQ aberto para mensagens fora de sua lista sabe o quanto são chatos os spams, tentativas de invasão, cavalos de tróia e similares. O MSN não fica atrás. Para combater isso, a Microsoft tomou uma atitude pra lá de polêmica: Bloqueia URLs muito usadas por script kiddies. No Digg, onde descobri esse comportamento, tem muita gente pedindo cabeças.

A questão é mais complicada do que parece. Claro que quem quiser passar uma URL dessas pode usar serviços como o TinyURL, mas o objetivo dessas medidas não são os espertos. São os "Espertos", piratinhas que sabem invadir um PHPBB mal-configurado usando uma receita de bolo, mas cujos conhecimentos vão pouco além disso.

Funciona? Provavelmente em 90% dos casos, o que é mais que suficiente para diminuir a quantidade de novatos contaminados que cairiam no "Oi gatinho, fiz minhas fotos com a Michelle, clique aqui - Brendinha".

Experimente. Abra uma janela do MSN Messenger e tente enviar uma url para um amigo, como:

http:/www.meiobit.com/gallery.php

Ele não receberá. Download.php não passa, assim como .scr, os malditos screensavers que em 99% dos casos contêm cavalos de tróia.

Fica aqui a polêmica. Deve a Microsoft bloquear URLs que em geral são mal-intencionadas, protegendo uma maioria em detrimento de uma minoria que sabe onde clicar e onde não clicar? Ou deve ela lavar as mãos e deixar a cargo dos usuários cuidar da própria segurança? Não seria esse um exemplo clássico de Darwinismo?

relacionados


Comentários