Ticiano Sampaio 12 anos atrás
O Google Maps para Android ganhou ontem uma atualização para a versão 5.1 que trouxe como principal novidade a implementação de um sistema de chekins no Latitude. O objetivo é fazer com que o aplicativo assuma funções como as do foursquare e, realmente, a ideia está, em parte, bem implementada.
A principal vantagem do novo Latitude sobre o foursquare consiste na possibilidade de automatizar os chekins e checkouts. Você pode, sem precisar mexer tanto no aplicativo, manter seus amigos informados do seu paradeiro. Alguns podem antipatizar essa ideia, achar que é mero exibicionismo, achar que é uma exposição exagerada, que compromete a privacidade, mas essa é a proposta desses aplicativos e, sim, eles são um sucesso não obstante esses "poréns".
O problema para que o Latitude possa se inserir melhor nessa disputa consiste na disponibilidade de lugares registrados. A base do foursquare é impressionante e a do Google não pode, pelo menos por hora, fazer frente a ela.
O imenso número de venues disponíveis no foursquare advém da facilidade, oferecida a qualquer usuário, de alimentar o sistema cadastrando novos estabelecimentos a partir do seu smartphone e, com isso, ganhar pontos numa espécie de joguinho que serve de base para essa brincadeira. O Latidude ainda não conta com nada parecido. Só é possível realizar chekin em estabelecimentos que já tenham seus endereços cadastrados no Google Maps e não se pode fazer novos cadastros a partir do Android.
Se por um lado a abertura de cadastros funciona, atualmente, como um ponto a favor do foursquare, ela pode também ser o "germe de sua própria destruição" em virtude da atividade dos engraçadinhos que, por exemplo, cadastram suas próprias residências como sendo uma venue. Se o número de indivíduos fazendo isso aumentar demais, o sistema poderá perder completamente o sentido. Para piorar, até agora as notificações feitas pelos demais usuários sobre cadastros indevidos tem sido sistematicamente ignoradas...