Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Comentar as virtudes e impressionantes marcas do Facebook já é lugar comum. A rede social criada por Mark Zuckerberg é a maior do mundo, se aproxima dos 600 milhões de membros, e não para de crescer e ser aperfeiçoada. Novos recursos são criados e disponibilizados com boa frequência, o que mantém o sistema adaptado às mudanças da Web e os usuários, interessados e usando a ferramenta.
Aliás, é a grande quantidade de ferramentas que, em parte, afasta algumas ovelhas negras do Facebook. Comparado com a simplicidade do orkut, muita gente que ainda está na rede da Google levanta a bandeira da dificuldade para justificar sua decisão. Mas... Será que é tão complicado assim?
O Facebook "fala" português há um bom tempo, mas mesmo no idioma nativo, é difícil perceber alguns nuances, recursos que fazem a diferença no dia-a-dia. O que propomos, aqui, não é um "guia definitivo do Facebook"; longe disso, é apenas uma coletânea de dicas não tão evidentes quanto subir uma foto ou atualizar seu status para marinheiros de primeira viagem. Espero que seja útil!
No menu Conta » Configurações de privacidade, o Facebook oferece uma ampla gama de configurações padrão para diversas atividades permitidas na rede e informações do seu perfil. A primeira delas é "Seu status, fotos e publicações", em resumo, o que submetemos ao site através do próprio — mensagens, fotos, etc.
Apesar dessa configuração universal, cada atualização pode ser configurada de forma independente. Quando estiver escrevendo uma atualização de status, clique no cadeado que aparece próximo ao botão "Compartilhar" para expandir a caixa de seleção. Existem alguns critérios pré-determinados ("Todos", "Amigos de amigos" e "Somente amigos"), e um quarto item "Personalizar". Esse é o que lhe dá mais flexibilidade, possibilitando incluir pessoas e/ou listas tanto num grupo de quem pode ver a atualização, quanto no dos que não podem.
Privacidade personalizada, no Facebook.
Recurso relativamente novo e, sinceramente, não sei se já disponível em todas as contas. Faz algum tempo que o Facebook permite que as fotos enviadas para lá o sejam em sua resolução nativa, sem redimensionamento. Essa opção não é padrão, logo, é preciso prestar atenção quando estiver subindo uma ou algumas foto(s).
Após selecionar as imagens e clicar no botão "OK", o upload começa. Nesse momento, é preciso mudar um item na tela de progresso. O campo "Qualidade" fica, por padrão, em... "Padrão" (rá!). Basta um clique em "Alta resolução" para que o envio recomece, dessa vez das imagens em tamanho grandão.
Fotos em alta resolução, no Facebook.
Duas observações válidas: existe limite de tamanho por foto (5 MB cada), e as imagens enviadas assim podem ser baixadas na resolução real por todos aqueles que tiverem permissão de vê-las.
Passe essa dica para aquele amigo pentelho que adora reclamar dos seus posts do FarmVille.
O Facebook permite que atualizações de determinado aplicativo sejam ocultadas da sua timeline. Não só, também permite que atualizações de um contato ou página também o sejam. Tudo acontece ao se clicar no "X", por padrão oculto, de uma atualização. Ao passar o cursor sobre a atualização, na timeline, o "X" fica visível; clique nele, e algumas opções interessantes surgem.
Ocultar aplicativos no Facebook.
A primeira oculta apenas aquela atualização, deixando tanto aplicativo, quanto contato/página com sinal verde para continuar aparecendo. A segunda opção, no nosso exemplo acima, se clicada ocultaria todos os posts da página do Meio Bit (não façam isso, é só um exemplo fictício*). E a terceira, mais importante aqui, oculta todas as atualizações do NetworkedBlogs, o aplicativo social que usamos para publicar os posts que saem aqui lá no Facebook. Fosse o FarmVille no lugar do NetworkedBlogs, bastaria clicar nessa opção para eliminá-lo da sua timeline.
Faz algum tempo, publicamos um tutorial mais completo sobre essa dica. O layout do Facebook mudou um pouco, mas a essência do procedimento continua a mesma.
*: eu ia usar algum joguinho social para ilustrar, mas já bloqueei todos e deu preguiça de desbloquear, achar algum contato que o use, depois encontrar uma atualização na timeline...
Instalar aplicativos sociais no Facebook é quase tão viciante quanto instalar apps em smartphones. Resultado: dezenas deles, muitos que sequer usamos, com acesso aos nossos dados, gostos e interesses. Vamos dar um basta nisso!
Vá ao menu Conta » Configurações de privacidade, e na tela que surgir, no canto inferior esquerdo, clique em "Editar suas configurações", abaixo do título "Aplicativos e sites". Outra tela surgirá. O primeiro item dela é "Aplicativos que você usa", com um botão "Editar configurações" do outro lado. Clique nele.
Nessa tela ficam listados todos os aplicativos e jogos que você tem instalados em seu perfil. Para removê-los, basta clicar no "X" na linha do escolhido, simples assim. O mais bacana é que alguns itens, como a capacidade de publicar conteúdo no seu mural automaticamente, podem ser revogados individualmente. No three words, por exemplo, dá para eu manter o aplicativo instalado, mas impedi-lo de publicar no meu mural. Basta, nessa opção, clicar no link "Remover" (vide imagem acima).
Após a saraivada de críticas referentes à falta de privacidade, o Facebook implementou uma série de mudanças para atender aos anseios dos usuários. Opções de privacidade mais refinadas e claras, e portabilidade do perfil.
Backup do perfil, no Facebook.
Em Conta » Configurações da conta, na aba "Configurações", existe uma opção chamada "Download de suas informações", com um link "saiba mais" ao lado. Clique nele.
Aparecerá uma tela que informa sobre o backup e da presença de dados sensíveis nele. Clique em "Baixar" e... espere. O download não é imediato, o Facebook precisar preparar o arquivo, o que, dependendo da quantidade de informações, fotos e vídeos hospedada, pode levar algum tempo. Quando estiver tudo ok, um email é disparado, contendo o link para download.
O arquivo é um *.zip com tudo o que você já fez no Facebook. Tem até um HTML simples, para mostrar suas atualizações e tal.
Para um tutorial mais detalhado, siga o link.
O Facebook oferece ferramentas fantásticas de privacidade, configurações relativamente complexas que, se por um lado dão mais flexibilidade para o usuário, por outro pode acabar assustando novatos. As dicas mostradas aqui são bem simples, mas ajudam um bocado quem (ainda) não tem muita intimidade com o sistema. Conhece alguma outra que faltou comentar? Diga aí, nos comentários.