Meio Bit » Arquivo » Hardware » Drives flash de alta capacidade

Drives flash de alta capacidade

18 anos atrás

Os drives de alta capacidade estão cada vez mais perto da realidade do consumidor. A Samsung mostrou um HD de 32 Gb de capacidade, que pode substituir o HD de um sistema. O "disco" lê e escreve com o dobro da velocidade de um HD comum, o que para mim é surpreendentemente lento para o que eu esperava. Mas outra característica fundamental é o consumo de energia, muito menor (estimado em aproximadamente 5% quando comparado a um HD comum).

No mesmo site, um artigo analisa o que pode acontecer no futuro próximo, os chamados discos hybridos, contendo tanto tecnologia de memória flash como discos convencionais. A Microsoft está inclusive pensando em tornar obrigatório para fabricantes de PCs que queiram que seus equipamentos sejam tarjados como "Windows Vista Premium system" a inclusão de discos híbridos. Sem dúvida a Microsoft tem grande interesse no desenvolvimento deste tipo de tecnologia, que em um primeiro momento devem tornar o boot e desligamento do PC mais rápidos (e stand-by e modo de hibernação), e também acelerar o acesso a arquivos frequentemente utilizados, como os do sistema operacional e cache de disco.

Os problemas que devem ser resolvidos não sao poucos. Custo é o primeiro; analistar prevêem que o HD de 32 Gb da Samsung deve chegar ao mercado custando entre US$750-1000. Um segundo e importante problema é o ciclo de vida das memórias flash, que é limitado a mais ou menos 1 milhão de operações por bloco de dados. E o terceiro problema é a velocidade, que apesar de ser melhor do que a velocidade de um HD convencional, ainda é muito inferior a uma memória volátil convencional.

relacionados


Comentários