Meio Bit » Arquivo » Hardware » Computador mais rápido do mundo é chinês

Computador mais rápido do mundo é chinês

O novo computador mais rápido do mundo é da China e roda sistema operacional livre...

13 anos atrás


Tianhe-1A

Tianhe-1A

O computador, chamado Tianhe-1A, foi desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa e está localizado na cidade de Tianjin. O seu uso está previsto para as mais diversas áreas do conhecimento.

Ao total a maquina possui 7168 GPUs Nvidia Tesle e 14336 processadores Intel Xeon, tornando o computador mais rápido do mundo, 50% (algumas fontes dizem 30%) mais rápido do que o seu antigo número um, com a capacidade de atingir até 2,5 petaflops (cerca de 2 trilhões e 500 bilhões de cálculos por segundo) e memória de 98 TB.

O engraçado é que um projeto de computação distribuída (que une diversos computadores pessoais no mundo) chamado Folding@Home já alcançou a marca de 8,1 petaflops (mais de 8 trilhões de cálculos por segundo). O projeto tem como objetivo entender melhor o desenvolvimento de várias doenças, entre elas Alzheimer, BSE (mal da vaca louca) e a fibrose quística. Os responsáveis por gerir esse projeto são do departamento de química da Universidade de Stanford. E o aplicativo está livre para download por qualquer um (veja bem, você pode ajudar cientistas enquanto seu computador fica ligado baixando algum aplicativo).

Quanto ao Tianhe-1A, o poder de processamento do GPU teve uma vantagem econômica e ambiental: ao invés de gastar cerca de 12 megawatts de energia (o mesmo que 50 mil CPUs, que juntas conseguiriam um mesmo poder de processamento de 2,5 petaflops), esse "só" consome 4 megawatts. Com essa economia de energia seria possível abastecer mais de cinco mil residências. E para a turma que está perguntando qual é o sistema operacional utilizado, um ponto a favor do nosso amiguinho "morto": Linux.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários