Meio Bit » Arquivo » Games » Motivos para o sucesso do PS3

Motivos para o sucesso do PS3

18 anos atrás

Bom, como defensor do PS2 (não, não odeio outras plataformas, o videogame que mais gostei até hoje foi o Super NES, mas naquela época eu era um pré-adolescente viciado em videogames e jogava bem mais, fica difícil comparar objetivamente se gosto mais do PS2 ou do SNES), sinto-me obrigado a colocar minha visão sobre porque acho que o PS3 provavelmente será um sucesso (o ponto de Sony ou não patrocinar a gente já foi discutido o suficiente aqui, pelo amor de Deus... Uma gigante como a Sony, que nem suporta o Playstation, desde o 1, no Brasil, vai lá assediar um blog brasileiro?)

Ok, lá vão...1) Lançamento não quer dizer nada. Qual o único console, considerando a partir do PS1, que teve um lançamento com muitos jogos bons? Não foi o Xbox 360. Nem o PS1, nem o Xbox, esses daí tiveram um ou dois jogos bons no lançamento e um monte de jogos medianos. Foi o Dreamcast. O Dreamcast teve uma leva de jogos em seu lançamento (e a segunda, a terceira leva) que tinha uma média de notas muito acima de qualquer outro videogame até hoje. E cadê o Dreamcast hoje?

2) Lançamento do PS2 = fracasso. Claro que vendeu bem porque o povo adorou o PS1, mas alguns meses depois (três, se não me engano), a Sony fez uma reunião com mais ou menos 100 usuários e apenas UM levantou a mão quando perguntaram se alguém estava usando o PS2 para jogar. Os outros estavam usando para ver DVDs (DVD player eram caros na época, como um player Blu-Ray é bem caro também).

3) Processadores não fazem tanta diferença no mundo dos consoles, ao contrário do mundo PC - o Gamecube e o Xbox ambos são (bem) mais poderosos que o PS2, e isso nunca atrapalhou as vendas deste último. Alguem leu um (ou todos) os reviews de Resident Evil 4, um dos jogos commaiores notas da história dos videogames? Lançado no Gamecube e meses depois no PS2 com conteúdo adicional (estou falando de um jogo a mais com uma nova personagem que dura 6 horas, além das 30 necessárias ao jogo original com o Leon), além de novos uniformes, armas, coisas que alteram a jogabilidade bastante (basta jogar com o traje alternativo da personagem que você tem que resgatar no jogo, a Ashley, para ver que muda muita coisa) - e os gráficos ficaram praticamente iguais - o que mais mudou, segundo os reviews mais detalhistas, é o 'brilho do cabelo do Leon'. Sinceramente, não?

4) Fanbase - não sou fanboy e se lançassem um videogame que me agradasse mais que o PS2, eu não hestaria em trocar, mas o PS1 e PS2 juntos criaram uma legião de fanboys que a Microsoft não conseguiu com o Xbox.

5) Jogos 'americanizados' - ao contrário da maioria das 'coisas' (queria ter uma palavra melhor para isso), os EUA não são o centro do mundo dos videogames. Os europeus, japoneses e nós, que crescemos jogando Nintendo, Megadrive e Super NES - alguns de nós, claro, muitos sempre preferiram os jogos de PC, não temos tanto favoritismo quanto os americanos por jogos de esporte, shooters como Doom3 e estratégia como quem joga PC e o que parece ser o foco da Microsoft. Sim, o típico jogador de console gosta também desses gêneros, mas não gosta de se restringir às categorias que o Xbox mais promove, que são praticamente as mesmas de quem gosta de jogar no PC. E todo mundo sabe que não importa qual console seja mais poderoso, se esses são seus gêneros favoritos, em 1, 2 anos o mercado de PC já vai ter hardware mais poderoso que todos os consoles juntos.

6) PS2 ainda é um bom negócio. Jogos mais premiados do ano de 2005? God of War, Shadow of The Colossus, Resident Evil 4 (que primeiro foi lançado p/ o Gamecube, mas o GC falhou em lançar jogos suficientes para fazer valer a pena comprá-lo só pelo RE4). Esporte? Winning eleven 8. RPG? Dragon quest VIII. Luta? Soul Calibur III e Tekken 5 (o único que ainda chega perto deles é o Virtua Fighter 4 Special Edition, que também é do PS2 mas é considerado muito difícil de aprender pela maioria, então é preferência mais de quem é hardcore em jogos de luta, viciado mesmo). Corrida? Gran Turismo 4, que desde o 1 sempre foi unanimidade entre simuladores de corrida, não importa qual você prefira da série. Jogos mais criativos? Guitar Hero e We Love Katamari. Melhor fotografia, direção de cenário e maiores inimigos já coocados num jogo? Shadow of The Colossus. Quer ver mais títulos que estão para ser lançado este ano para o PS2? veja aqui. Nem o Xbox 360 tem tantos. Portanto, mau negócio não é. E foi o único, o único console desde o PS1 (não lembro de quanto tempo o Super NES durou) que superou o 'dogma' atual dos videogames de que o ciclo de vida de um console é de cinco anos.

7) Ainda sobre o PS2: jogo mais esperado de 2006 disparado? Final Fantasy 12. Outros? Metal Gear Solid 3 Subsisence (que acabou de ser lançado e tem média de 95.9% no gamerankings.com, que leva emconta a méia de todos os principais sites de review). Um dos jogos que mais vendeu nos EUA de consoles até hoje? Kingdom Hearts (vendeu mais que os blockbusters Final Fantasy X e X-2 juntos nos EUA), estamos a 1 mês do lançamento do segundo e também é um dos mais esperados do ano (vale a pena ainda joga o primeiro de 2001. É algo fora do comum jogar um jogo estilo Zelda com o Pateta e o Pato Donald te ajudando (além do Tarzan, Pequena Sereia, Rei Leão, Alladin, o Jack do Estranho Mundo de Jack, etc etc etc) e com personagens de todos os Final Fantasy recentes tendo participação especial. Mais jogos muito esperados em 2006? Rogue Galaxy, Okami, Dirge of Cerberus, NBA Ballers Phenom. Tirando o NBA, todos são exclusivos do PS2.

8) Melhores jogos de 2005 pelos leitores americanos da gamespy:

PS2:
God of War 24%
Shadow of the Colossus 10%
Resident Evil 4 9%
Gran Turismo 4 6%
Dragon Quest VIII 5%
We Love Katamari 4%
Soul Calibur III 4%
Devil May Cry 3: Dante's Awakening 4%
Star Wars Battlefront II 4%
Burnout Revenge 3%

Gamecube:
Resident Evil 4 54%
Fire Emblem: Path of Radiance 7% *
LEGO Star Wars: The Game 4%
Mario Party 7 3% *
Prince of Persia: The Two Thrones 2%
Tom Clancy's Splinter Cell Chaos Theory 2%
Battalion Wars 2% *
Super Mario Strikers 2% *
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse 1%
Star Fox: Assault 1% *

Xbox:
Half-Life 2 14% *
Jade Empire 12% *
Tom Clancy's Splinter Cell Chaos Theory 6%
Ninja Gaiden Black 6% *
Halo 2 Multiplayer Map Pack 6% *
Grand Theft Auto: San Andreas 5%
Burnout Revenge 4%
Star Wars Battlefront II 4%
Forza Motorsport 4%
Psychonauts 3%

(os que estão com asterisco são os que não tem versão para o PS2 - prestem atenção na variedade de gêneros disponíveis, e nenhuma versão de PS2 desses jogos saíram inferiores a ponto de dizer 'essa versão é um lixo comparada com a do outro console'. Ironicamente, a única da lista que recebeu algo assim foi o Half-Life 2 do Xbox - 'uma porcaria comparada à versão do PC, mas um jogo bom se você não lembrar que o do PC existe - e Ninja Gaiden Black é só uma reedição do jogo de 2004 Ninja Gaiden do Xbox, o que demonstra a falta de variedade para os outros - pelo amor de Deus, Halo Multiplayer Pack como jogo favorito? Não é nada mais que mapas extras para o Multiplayer de Halo 2 do Xbox).

Link para os eleitos da própria Gamespy.

9) Desde o dia 1 de lançamento do PS2 e até hoje os desenvolvedores reclamam que é uma porcaria programar para o console comparando ao Gamecube e ao Xbox, então em minha opinião, isso não terá tanta influência no PS3. O PS2 também foi lançado por um preço absurdo, e baixou muito depois, e ate hoje é o console (não portátil, mas aí considero uma categoria bem diferente - o Gameboy Advance ainda vende mais que qualquer outro) mais vendido do mundo (até nas estatísticas dessa semana).

10) Jogos confirmados para o PS3 (links para telas dos jogos):

- Metal Gear Solid 4 (exclusivo)
- Resident Evil 5 (também para o 360)
- Devil May Cry 4 (exclusivo)
- Tekken 6 (exclusivo)
- Splinter Cell: Double Agent (tb para o 360 e PC)
- Rainbow 6: Vegas (tb para 360 e PC)
- Mais exclusivos: Fatal Frame, Final Fantasy 13 confirmados.

E obviamente você pode esperar mais sequências dos melhores jogos de plataforma de 2005 do PS2: as séries Jak, Ratchet e Sly (exclusivas da Sony), Psychonauts talvez (apesar de excelente, não vendeu quase nada, nem para o Xbox nem para o PS2, talvez não façam uma sequência), Silent Hill, Dark cloud (o 3 sai para o PS2 em agosto, é um jogo pouco conhecido mas quem jogou o 2, da mesma produtora de Dragon Quest VIII, sabe que é o jogo que mais se aproxima de Zelda no PS2 - e os gráficos, mesmo sendo de 2003, ainda impressionam muito), Shadow Hearts, qualquer coisa da Electronic Arts (que lança para tudo que é console), God of War 2 (sequência confirmada, claro, para o jogo que mais arrebatou prêmios em 2005, mesmo ainda não tendo fotos), bom, por aí vai.

11) Obviamente não podemos desprezar a Nintendo e sua criatividade, mas, com seu famoso atraso para lançar jogos (lembram que Perfect Dark Zero iria sair para o Nintendo 64, depois mudaram para o Gamecube e depois saiu para o Xbox 360 porque a Microsoft comprou a Rare, que era da Nintendo - e ainda assim o jogo recebeu notas medianas para um jogo tão esperado - 70-80%, não superando o melhor shooter de consoles até hoje, o Halo 2 do Xbox 1? Sem falar que a Nintendo não consegue nem lançar um Zelda novo para o GC, está sendo adiado cada vez mais). E, apesar de processamento e gráficos não serem tão relevantes no mundo dos consoles como no dos PCs... A Nintendo precisa tomar cuidado com o Revolution, que já foi descartado por muitos publishers top de linha pelo seu hardware apresentar gráficos levemente superiores ao do Xbox (Xbox UM, não 360, veja bem!). Minha 'aposta' é que o Revolution fará sucessso como o segundo console de alguém por sua criatividade e preço baixo de lançamento (provavelmente 199 dólares, segundo a Nintendo).

Bom, acho que minha opinião está colocada... Eu nunca compraria o PS3 (nem que pudesse) no lançamento, porque obviamente vai ser muito mais caro no início que a concorrência e ainda com o PS2 ainda sendo a plataforma com os melhores jogos lançados e os mais esperados e meu gosto ser mais eclético que o gosto dos jogadores de PC, que é o que o xbox 360 foca (por isso tem loja no Japão vendendo Xbox 360 pela metade do preço - até o Gamecube, o console com menos jogos disponíveis e com menos lançamentos por vir, vende mais que o 360 lá a cada semana). Eu comprei meu PS2 ano passado e já joguei tantos jogos de 2000 (Final Fantasy X, de 2000, eu acabei ano passado e quase chorei no final - alguém que acabou o jogo não gostou? Foi o único jogo cujo final foi tão comovente que causou suicídios no Japão - tudo bem que japonês já é estatisticamente suicida comparado a outros países - e foi um dos motivos da Square-Enix ter lançado o Final Fantasy X-2 com um tema mais 'para cima' - claro que não acho 'legal' essa de causar suicídios, mas fenômeno parecido não acontecia desde o lançamento do livro 'Os Sofrimentos do Jovem Werther' de Goethe, em 1800 e lá vai pedrada). Além disso, não tenho mania de ter a tecnologia mais nova como os jogadores hardcore de PC (principalmente os americanos, que sempre querem a melhor placa de vídeo, etc, e mesmo entre os jogadores fanáticos de PC eles são, estatisticamente, a minoria - mas é claro que a divulgação das novas tecnologias é muito enfatizada porque é um ramo muito lucrativo, como um concessionário da Chevrolet me disse uma vez, o lucro que ele tinha vendendo um Vectra era 8 vezes o que ele tinha vendendo um Corsa, então não importava para a loja se 10% dos clientes ou menos comprassem Vectras).

Pontos fracos do PS3?

1) Bom, Blu-Ray acho que não. Não é como Betamax, que só a Sony suportava bem. A indústria cinematográfica está completamente dividida entre Blu-Ray e HD-DVD desta vez. Além disso, para videogames em especial, a Nintendo, quando fazia sucesso com não portáteis, sempre usou formatos só dela. E o Xbox360 vai ficar 'preso' nos jogos em DVD - a Microsoft já anunciou um periférico que vai permitir HD-DVD, mas só para assistir a filmes no formato. e, como já disse, o que isso importa? Videogame não é para ver filme. O Gameboy Advance, o Nintendo DS, usam seus próprios formatos. Mesmo que o Blu-Ray, na pior das hipóteses, seja só usado em jogos de PS3, qual a diferença que isso vai fazer para qualquer jogador, sendo que o preço dos jogos será parecido? Sim, mesmo nesse cenário pessimista de Blu-Ray só no PS3, a mídia não chega nem perto do custo de produção de qualquer tipo de cartucho já produzido, e é por isso que nunca existiram cartuchos piratas de qualidade no mercado. Cartucho, usados no Super NES, N64, Gameboy, Nintendo DS, é hardware - é chip, é circuito, não é desenvolver um software ou um jogo e sair copiando em série em um monte de mídias como DVD, CD, Blu-Ray, GD (Dreamcast), UMD (PSP), etc. Alguem lembra que o final Fantasy III (hoje chamado de VI para seguir a cronologia correta do Japão) do Super NES foi lançado por 100 dólares e vendeu absurdamente bem? Cartuchos são fabricados como um celular é fabricado. Mesmo que a mídia Blu-Ray seja o triplo do custo de um DVD (digamos que depois de um tempo, sendo bem pessimista, um disco BD vai custar 10 dólares - o preço de um jogo de Xbox 360 é 60 dólares, o do Xbox e PS2 varia de 40 a 50 e depois de 1 ano cai para 20, e todos usam DVD - por que a diferença? Não pela mídia, mas pelo custo de desenvolver o software do jogo, cada vez maior). Então, nem de longe o Blu-Ray (1 mídia) chegará perto do preço que já foi cobrado por certos cartuchos. E o preço do jogo é o que importa para o jogador, não a mídia. Pessoalmente não vejo relação alguma com Betamax. Quem quiser um PS3 pelos jogos, seja pela variedade, pelo número enorme de marcas que desenvolvem jogos para os consoles da Sony, seja por qualquer outro motivo - não vai se importar com a mídia em que vem o jogo. Você, que tinha um Playstation 1, que usava CD, se importava demais em trocar de CD naqueles jogos enormes como Final Fantasy 9 a cada 15 horas de jogo? No máximo, o xbox 360 um dia terá jogos com múltiplos DVDs (como o PS2 já tem - Shadow Hearts Covenant, Onimusha Dawn of Dreams, Grandia III) para concorrer com a maior capacidade do Blu-Ray, e também não acho que quem usará o 360 vai reclamar disso. Por isso não acho o tipo de mídia vital para o sucesso no mercado de videogames.

2) Online - o PS2 é muito inferior ao Xbox online (embora isso não impeça ninguém de passar noites e noites jogando Winning Eleven 9 online), e, não tendo um serviço excelente e centralizado como o Xbox Live, não acho que a Sony vá desenvolver algo à altura em tão pouco tempo. Lembrando que o Xbox Live do Xbox custa 50 dólares por ano e o do 360 custa 15 dólares por mês - o que vale a pena lá fora, mas aqui já fica um pouco complicado para muita gente.

3) Ponto duvidoso - Shooters, estratégia, jogos típicos de PC que aparecem no Xbox e aparecerão no 360 de tonelada (a referida preferência dos americanos)? Não sei, mesmo o PS2 tem tido lançamentos de shooters em 1a pessoa que impressionaram a todos - ninguém acreditou que conseguiram usar a tecnologia de Normal Mapping nas texturas do Splinter Cell: Chaos Theory na versão do PS2, mas conseguiram.

Sinceramente, eu acho que quem gosta dos tipos de jogos priorizados pelo 360 está melhor servido de um PC. Mas também não nego que duvido que a Sony vá chegar aos pés do serviço online do 360.

No fim, será uma questão mais de preferência pessoal do que hardware, números e gêneros de jogos lançados e tecnologia usada, mas em minha opinião, achar que o PS3 vai fracassar é forçar a barra demais. O Xbox1 não vendeu quase nada no Japão, não vendeu nem metade do PS2 no mundo todo e foi um sucesso (e ainda o é) mesmo assim, só não foi o primeiro colocado.

Se tem algum que corre o risco de ser um verdadeiro fracasso é o Revolution, mas não pela sua proposta, e sim pelo fator que eu simplesmente não entendo: a Nintendo conseguir lançar tantos jogos excelentes para seus portáteis e levar tanto tempo para lançar um jogo de qualidade para seus consoles, e isto vem ocorrendo desde o Nintendo 64, cuja diferença no hardware era muito maior que seus concorrentes - Sega Saturn e Playstation 1 (pô, o N64 foi o único console destes de 64 bits, o resto era de 32 bits, é claro que estou ignorando o fracasso da Atari de 64 bits, o Jaguar) - do que será a diferença entre Xbox360 e PS3. E, ainda dando apoio à minha opinião de que o Revolution poderá ser o segundo videogame de muita gente, o maior gênio dos videogames até hoje (criador de Super Mario, Zelda, entre muitos outros), Shigeru Miyamoto, afirmou ontem que o Revolution não está competindo com o PS3, e sim que quer conquistar jogadores que querem uma experiência diferente dos jogos de hoje, talvez até do pafrão de hoje em dia da Nintendo - link aqui - em segundo lugar nessa categoria de gurus dos videogames está Hideo Kojima, criador da série Metal Gear.

Não me venha falar do Sid Meyer, outro gênio, claro, mas de jogos de PC e estou falando de consoles.

Eu queria escrever uma conclusão, mas já estou exausto demais porque já escrevi muito mais do que pretendia. Basta dizer que eu duvido que o PS3 fracassará como o Dreamcast, por exemplo, e que mesmo que não seja o mais vendido, acho que será um sucesso, no mínimo como o Xbox 1 foi. E obviamente eu respeito a preferência de cada um, senão não teria tanto amigo que gosta de pagode e nem eles seriam meus amigos por gostar de dance e pop e ser um dos únicos seres da Terra que não suportou ver Senhor dos Anéis - mesmo já tendo sido xingado de tudo que é nome por isso 😉

relacionados


Comentários