Meio Bit » Arquivo » Games » David Jaffe: Os jogos não precisam ser arte

David Jaffe: Os jogos não precisam ser arte

Para pai do Fantasma de Esparta, não só de jogos artísticos vive a indústria.

13 anos e meio atrás

dori_arte_21.09.10

Por diversas vezes nós discutimos aqui no Meio Bit Games, em diversos outros blogs ou mesmo em rodas de amigos se os jogos são arte e como para algumas pessoas é preciso que os desenvolvedores passem a idealizar seus jogos com a intenção de transfomá-los em peças artísticas, o game designer David Jaffe, criador do God of War, não mediu palavras ao criticá-las em seu blog.

Sem citar nomes mas referindo-se a elas como “jornalistas”, Jaffe disse que os desenvolvedores não tem obrigação de fazer títulos que possam ser considerados arte e declarou ainda que se para essas pessoas é preciso que seja criado um Cidadão Kane dos games para que a indústria dê um passo adiante, então que elas escrevam explicando exatamente o que desejam.

Talvez alguns de nós GOSTEM de jogos que não queiram ser arte. Talvez alguns de nós queiram ser um pouco mais o Jerry Bruckheimer dos games do que o Orson Wells. Talvez alguns de nós GOSTEM de retratar uma mulher de uma maneira mais parecida com a dos quadrinhos (da mesma maneira – a propósito – que a grande maioria dos personagens masculinos são retratados). Talvez alguns de nós não queiram carregar nossos jogos com discursos políticos e filosóficos.

Apenas porque VOCÊ – querido jornalista – possa gostar de jogos de uma determinada maneira, não presuma que todos nós temos os mesmo desejos que você e ainda mais importante, não presuma que a razão das coisas não serem da maneira que você gosta é porque os criadores de jogos simplesmente não estão tentando o suficiente.”

O pior é que mesmo achando que a indústria ainda não está plenamente desenvolvida e que um dia ainda veremos um jogo que conseguirá levá-la a um novo patamar, não tiro a razão de Jaffe. Muitas pessoas gostam mesmo de impor suas opiniões e mesmo adorando jogos mais cabeça como um Braid ou um Out of this World, tem dias em que minha única vontade é atirar em alguns inimigos ou pisar fundo no acelerador, nada que exija muito raciocínio.

[via Eurogamer]

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários