San Picciarelli 12 anos e meio atrás
"Eu vou querer uma dúzia, por favor..."
O Facebook acaba de adquirir mais uma pequena startup. A bolinha da vez foi a Chai Labs que cria websites focados em buscas específicas de conteúdo. De pequena, só o tamanho da empresa.
Não se confirmando o valor real da discreta compra, a grande maioria das fontes (em especial BoomTown) arredondou uma conta não menor do que 10 milhões de lulas.
A Chai Labs foi fundada por uns cabeças grandes: o ex-Google Adsense Gokul Rajaram, Marc Andreessen da LinkedIn, Reid Hoffman do PayPal e o antigo CEO da JotSpot Joe Kraus (que também era venture partner da Google). Isso explica que empresa pequena não é necessariamente igual a empresa barata.
A questão é: para quê o Facebook comprou a Chai Labs? Como toda boa aquisição que se preze, tem muito ruído e pouca confirmação a respeito. Existem muitas empresas de publicação de conteúdo na rede a espera de que alguém pare na frente de sua barraca e leve tudo. Porém, a grande maioria delas é de busca horizontalizada quando o assunto é foco específico.
A Chai Labs por sua vez tem o diferencial (e a defesa) de haver se especializado em buscas semânticas de conteúdo com alto potencial de verticalização e segmentação (ou busca "nichada", no curto e grosso) e alega ser uma entre as melhores e mais ágeis opções para "info" e "local" juntas.
Na lista de supermercado recente do Facebook incluem-se a compra da DivvyShot (sharing de imagem/photo), a NextStop (serviço online de recomendações) e a Sharegrove (compartilhamento de conteúdo em tempo real).
Mas, quando magnata vai à feira é assim... Às vezes compra só para experimentar.
E aí, o que acha você que vem por aí?