Meio Bit » Arquivo » Hardware » Parabéns para o... vírus!?

Parabéns para o... vírus!?

18 anos atrás

Ontem, dia 22 de Janeiro, o nosso amiguinho vírus de computador fez 20 anos de idade.

O primeiro vírus, chamado de Brain, foi feito por 2 programadores do Paquistão em 1986. Ele infectava qualquer disquete (de 360kb!) que alguém colocasse no drive do computador afetado. Quatro anos depois, a companhia Symantec lançou a primeira versão do famoso Norton Antivirus.

Pontos 'marcantes' na história dos vírus:
- 1992: lançado o programa 'Virus Creation Laboratory', que facilitou a criação dos vírus e colaborou muito para aumentar a sua incidência nos anos subsequentes.
- 1999: Melissa - o primeiro vírus que atingiu um enorme número de computadores, ele executava um macro que se enviava para 50 contatos do seu catálogo de endereços do Outlook.
- 2000: Love Bug - o famoso vírus ILOVEYOU, também se mandava pelo Outlook como o Melissa, porém apagava arquivos do usuário, principalmente MP2, MP3 e JPGs, e mandava senhas e usernames para o autor do bichinho.
- 2002: David L. Smith, autor do Melissa, é sentenciado a 20 meses de prisão.
- 2004: O MyDoom, em Janeiro, se torna o vírus (worm) que se espalhou mais rapidamente até hoje. Seu autor não foi encontrado, e uma associação (SCO Group, o alvo principal do vírus) oferece 250 mil dólares por informações que levem à prisão de quem o criou.

Hoje em dia, apenas no sistema Windows há mais de 150 mil vírus e mais de 25 grandes companhias dedicadas a software anti-vírus. Já foram achados vírus em quase todas as plataformas desde então, incluindo celulares (Série 60 da Nokia, como o modelo 3650, aquele do teclado redondo), Macintosh (existiram 15 a 18 vírus para Mac, se não me engano, porém não se espalharam porque a chance de um Mac infectar outro é pequena, já que o número de computadores Macintosh é minúsculo comparado ao de PCs) e recentemente até o Playstation portátil (PSP) foi afetado por um deles.

relacionados


Comentários