Carlos Cardoso 13 anos atrás
A Imagination Technologies é uma empresa especializada em hardware… especializado. Seu mais recente produto é o núcleo gráfico PowerVR SGX544, último de uma série já utilizada em um monte de processadores, especialmente da família ARM.
O SGX544 foi projetado para trabalhar com processadores single core, entregando 4 pipes gráficos de alta performance, ou multicore, chegando a 15 núcleos e 64 pipes. Além disso ele é totalmente compatível com DirectX9, OpenGL 2.1, OpenGL ES 1.1 e 2.0, OpenVG 1.1 e OpenCL 1.1 Embedded Profile.
Ele já sai com configurações de software para Linux, Android, MeeGo, Palm's WebOS, Maemo, Symbian, Windows Mobile, Samsung's Bada Nucleus e outros.
Pode parecer exagero ter um hardware desse porte rodando em um dispositivo portátil, e realmente parecia alguns anos atrás, mas depois que o mercado de games casuais se tornou grande, e o de games portáteis mais sérios veio atrás, ficou claro que ninguém mais quer Bejewled, ou seja lá como se escreve isso.
O PowerVR segundo o fabricante tem capacidade de gerar gráficos 3D estereoscópicos com resoluções Full HD 1080p. Rodando a 200 MHz esse capeta gera 35 milhões de polígonos com uma taxa de preenchimento de um gigapixel por segundo.
Tanto que alguns dos processadores que utilizam tecnologia PowerVR são:
Já dá pra brincar, né?
Fonte: Windows for Devices.