Rodrigo Ghedin 13 anos atrás
Metas são excelentes motivadores, especialmente para trabalhos diários. Para atingir esse objetivo, ou seja, o cumprimento dessas metas, nada melhor que um relatório de progresso, através do qual seja possível visualizar, "por cima", um histórico de desempenho.
Existem várias ferramentas que ajudam nesse monitoramento, mas sempre há espaço para mais uma. Através do Download Squad, conheci o 42goals, mais um site para administrar responsabilidades e ajudar a atingir metas. Lembra um pouco o Daytum, sobre o qual já falamos aqui, mas tem diferenciais bem bacanas, além de uma interface mais simplificada.
Existem alguns templates pré-programados, mas o usuário pode criar tantos quantos queria, personalizados com ícones e com três tipos de dados: numérico, contador ou booleano. Nos dois primeiros, parâmetros adicionais permitem atribuir uma unidade de medida, bem como implementar funções de agregação: soma, média, máxima ou mínima (ou nenhuma). Esses atributos estendem muito as possibilidades do 42goals. Num campo sobre despesas, por exemplo, posso atribuir uma unidade monetária (R$), e definir que os valores inseridos sejam somados.
Ainda é possível definir metas (link Set, no final de cada linha), e visualizar gráficos em vários formatos. Também dá para inserir comentários em cada atividade diária, o que ajuda a lembrar os motivos de um dia irregular (doença, imprevistos, viagem, etc.).
O 42goals é um projeto de Alex Pak, doutorando em Ciência da Computação na Parix-XI. Ele criou a ferramenta para uso próprio, afim de ajudá-lo a se concentrar em suas atividades diárias no trabalho e nos estudos. Nesta página há e-mail de contato, links para redes sociais e para doações - por ora, ele mesmo custeia a hospedagem.