Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Zoner Photo Studio 12 Free – Editor de imagens bom e gratuito

Zoner Photo Studio 12 Free – Editor de imagens bom e gratuito

14 anos atrás

Não tem como discutir. Os softwares produzidos pela Adobe são os melhores editores de imagem que existem. Já estão solidificados no mercado e criaram padrões que estão sendo seguidos por quase todas as empresas concorrentes. A luta agora não é produzir um software melhor que o Photoshop, e sim criar programas que sejam o mais parecidos possíveis. Seguindo essa linha, tenho agora aqui no meu computador o exemplar gratuito do Zoner Photo Studio 12. A única coisa diferente aqui é que o software não tenta ser uma cópia do Photoshop, mas sim um clone do Lightroom 2 com umas pitadas de Picasa.

Produzido pela Zoner Software, o programinha visa ser um gerenciador, editor e ferramenta de upload de imagens. Tudo isso em um pacote com 20 MB de tamanho. O programa é gratuito, para uso não comercial e em computadores individuais rodando Windows XP, Vista ou Seven. Para quem gostar do pacote e querer usar para fins profissionais existe o Zoner Photo Studio 12 Professional (US$  99,99).

Primeiramente, você deve baixar o programa da página oficial do produto. O processo de instalação é muito simples e até uma criança pode executar sem problemas. Por fim, assim como o Picasa, o instalador pergunta quais tipos de arquivo você quer trabalhar com o programa. Surpresa total nessa hora, você também pode editar os seus arquivos RAW. Já comecei a olhar ele com mais carinho nesse momento. A interface gráfica é muito agradável e todos os comandos estão bem divididos. Mesmo sem manual nenhum você se encontra rapidinho no programa, justamente por ele manter a forma de organização dos programas da Adobe.

São três formas de trabalho. A primeira é a Manager, onde você gerencia suas imagens no HD. Nesse formato, as fotos de cada pasta são mostradas em uma grade central do programa. Em cada foto encontramos informações valiosas como o EXIF e as tags da imagem. Ao clicar sobre o ícone das informações uma janela se abre para edição. É possível inserir dezenas de informações na imagem como local, nomes e endereço do autor. Aqui também é possível classificar as fotos por atributos ou fazer uma edição em massa.

Zoner Photo Studio 12

A segunda forma de trabalhar é o Viewer, onde você pode ter uma visualização da imagem em tela grande e executar pequenas operações como rotação da imagem e montar slideshows. Ótimo para apresentação do trabalho e avaliação das fotos.

O terceiro modo de trabalho é o Editor e é onde toda a mágica realmente acontece. Nesse ponto, o programa fica muito parecido com o Photoshop, sendo que algumas ferramentas possuem o mesmo nome e funcionalidade. Temos duas abas de ferramentas. No menu lateral esquerdo temos a lupa, o carimbo, a correção automática de olhos vermelhos e a ferramenta de correção de horizontes inclinados (muito útil). No menu superior encontramos a aba de ajustes (níveis, contraste, cor, nitidez e blur) e as ferramentas de camadas. Também encontramos a paleta de efeitos, que são muito parecidos com os filtros do Photoshop. Se você não tiver paciência para aplicar todas essas correções, também existe o comando Quick Fix, que faz uma correção automática de toda a imagem. O resultado é passável.

Depois de editada a foto, é só voltar para o modo Manager e se utilizar da opção Publish. Aqui você pode criar um slideshow personalizado, utilizar a foto como Wallpaper, criar uma foto panorâmica, calendários, criar imagens em 3D, mandar para um e-mail ou publicar no Flickr ou Facebook.

Pegando o resultado final da edição, fiquei muito satisfeito. Comparando com a mesma foto editada no Lightroom, diria que ele ainda perde, mas por ser gratuito e muito fácil de usar, vai ser perfeito para quem está começando ou quer comodidade para editar suas imagens do dia a dia. Me arrisco a dizer que é um dos melhores pacotes gratuitos a disposição no mercado. A única coisa que me deixou infeliz foi a ferramenta de correção de Balanço de Branco que é necessário entender de temperatura de cor para utilizá-la. De resto é só alegria.

relacionados


Comentários