Dori Prata 13 anos atrás
Bastou a Valve confirmar que os computadores da maçã receberiam uma versão do seu software de distribuição digital de jogos para que os usuários do Linux reivindicassem o mesmo para o sistema operacional. Embora a criadora do Half Life não tenha confirmado tal versão, bastou o Steam para o Mac entrar em período de beta para que fossem descobertas algumas referência a uma possível chegada do software ao SO gratuito.
No código que dá início ao Steam é possível vermos que ele faz uma checagem ("$UNAME == "Linux" e PLATFORM=linux32) para saber qual sistema operacional está sendo usado, para assim poder apontar o caminho de onde está a respectiva biblioteca necessária para o funcionamento do aplicativo. Esse trecho só pode ser encontrado na versão para o Mac e se a produtora não está planejando levar seu produto para o Linux, porque então ela faria menção a ele?
Se o rumor for confirmado, será uma ótima notícia para aqueles que não enxergam o Linux como uma boa plataforma para jogos. Só tenho minhas dúvidas se o esforço valerá a pena – embora eles devam aproveitar boa parte do código da versão pro Mac - já que a maioria dos jogadores preferem o Windows por sua “facilidade” na hora de jogar e desconfio que o público que será atingido pela chegada do serviço não será muito amplo.
Alguns usuários desse fórum inclusive encontraram um arquivo que mostra todos os componentes necessário para fazer o Steam rodar no Linux, embora ele tenha problemas na hora de fazer a autenticação do usuário.