Meio Bit » Arquivo » Indústria » Something something dark side Silverlight Symbian complete

Something something dark side Silverlight Symbian complete

14 anos atrás

A promessa de 2008 se confirmou. A Microsoft acaba de liberar o download de uma versão de testes do Silverlight rodando na plataforma Symbian, mais precisamente S60 5a Edição, como o Nokia 5800 XpressMusic, Nokia N97 e o Nokia N97 Mini.

Conforme vimos hoje no keynote do MIX´2010, o foco da Microsoft para desenvolvimento mobile é Silverlight e a linguagem é C#. Também vimos gente nas mais variadas plataformas de browsers acompanhando o streaming via Silverlight.

Scr000003A Tecnologia é intrínseca ao Windows Phone 7, com resultados impressionantes. Vimos ao vivo a criação de um cliente Twitter em 5 minutos e um álbum de fotos em 8.   

A vantagem aqui é que antes de vender telefones, a Microsoft é uma empresa de software, então quanto mais developers developers developers, melhor. E que forma mais eficiente de atrair developers do que a facilidade de desenvolver aplicações de conteúdo rico para múltiplas plataformas com pouco ou nenhum trabalho de adaptação?

Boatos fortes dizem que a Novell lançará Silverlight (ok, Mono) para o iPhone. Também á comentários de uma versão para Blackberry e a ZD Net cita uma versão interna para Android. Se isso se concretizar a Microsoft terá dominado TODO o ambiente de desenvolvimento mobile.

Se esses runtimes todos funcionarem de forma consistente a concorrência será pulverizada. Resta saber da performance. Em meus primeiros testes no N97 a velocidade está semelhante a aplicações nativas, e bem melhor que qualquer coisa que Java jamais fez para ambiente mobile.

Dará certo? Bem, o Silverlight como quem não quer nada foi xingado e abominado pelos freetards como uma “cópia do Flash”, teve sua morte anunciada diversas vezes e hoje está pesente em 60% dos PCs com acesso a Internet.

Extrapole isso para um desenvolvedor de jogos, por exemplo, que pode gerar programas para 3 ou 4 plataformas diferentes, com pouco ou nenhuma alteração de código. Qual o incentivo para esse desenvolvedor escrever em Objective C?

O SIlverlight tem grande possibilidade de se tornar o padrão de facto para desenvolvimento mobile. Quem não gostar pode ir chorar no colo do Eclipse e desenvolver aplicação J2ME para o OpenMoko. Já quem sabe que Resistance is futile, pode clicar neste link e baixar gratuitamente as ferramentas de desenvolvimento do Windows Phone, compostas de:

 

  • Visual Studio 2010 Express for Windows Phone CTP
  • Windows Phone Emulator CTP
  • Silverlight for Windows Phone CTP
  • XNA 4.0 Game Studio CTP

Não se esqueça de baixar as Apps de desenvolvmento Symbian, com direito a emulador.

relacionados


Comentários