Meio Bit » Arquivo » Internet » A arma mais cruelmente eficiente contra downloads ilegais: Bom Senso

A arma mais cruelmente eficiente contra downloads ilegais: Bom Senso

14 anos atrás

O Daily Show com Jon Stewart (o Marcelo Tas americano) é o melhor programa de humor político da TV americana, com audiência na casa de 2 milhões de espectadores de 18-34 anos, boa educação e situação financeira. É acompanhado por formadores de opinião, políticos e costuma receber gente como ganhadores do Nobel e ex-Presidentes.

Pego no meio de um processo de US$1 bilhão contra o YouTube, todos os programas foram removidos pelo Google, para logo depois o Comedy Central cumprir a promessa e disponibilizar online o acervo do show.

dailyshow

Durante um bom tempo o Daily Show era disponibilizado em torrents por usuários que gravavam digitalizavam o programa logo após sua exibição. De uns tempos para cá ele foi se tornando mais e mais escasso, até que simplesmente sumiu, escafedeu-se. Vários episódios simplesmente não existem nos sites de download. Os que existem são mantidos por um ou dois usuários.

Será que os Vilões ganharam? Processaram, prenderam, arrebentaram todos que distribuiam o conteúdo?

Não.

A culpa realmente foi do Comedy Central e da VIACOM, a organização-mãe. Mas não usaram dos métodos habituais. Fizeram algo que atingiu em cheio 99% de todo mundo que acessava esses downloads: Disponibilizaram o conteúdo online, gratuito. Logo após o programa ir ao ar é possível acessar o episódio, na íntegra, no site oficial.

Também é possível comprar o programa no iTunes. Note que você está no caso pagando pelo conforto de clicar uma vez e ter o programa em seu iPod/iPhone, devidamente otimizado, transferido, sincronizado, todos os dias. O tempo que você ganha não tendo que procurar, baixar, converter, etc tranquilamente vale a merreca cobrada.

Ah, mas o programa é bloqueado para o resto do mundo, isso vai garantir a pirataria.

Verdade, em parte. Pelas velhas questões de licenciamento, o Daily Show passou a ser bloqueado para fora dos EUA. Isso não deixou a produção nada feliz, muito menos o Comedy Central. A reação dos fãs internacionais foi épica. Assim como a saída inventada pelos produtores: Conseguiram com o Jurídico a garantia de que CLIPES não são conteúdo bloqueado. Então criaram a opção onde você pode assistir o programa pedaço-a-pedaço. Após o fim de um quadro é feito o download do próximo, automaticamente. Para todos os fins práticos, é o programa completo. Menos para os Adevogados. Mas quem liga para a felicidade deles?

Feito isso, quem vai querer baixar o programa?

Acessando o ISOHUNT e buscando pelo Colbert Report, o spin-off do Daily Show –com audiência semelhante- temos para o programa de ontem patéticos 14 seeders e 20 leechers. 34 pessoas compartilhando um programa de 2 milhões de espectadores? Big Bang Theory, que é totalmente fechado para o resto do mundo tem 36539 pessoas acessando um único torrent.

Sem ameaças, processos ou pesadelos de relações públicas conseguiram o que as MPAAs e RIAAs da vida sempre sonharam: Tornar o download descontrolado de seu conteúdo um mero incômodo, enquanto a absoluta maioria do conteúdo online é consumida de forma legal, correta e por usuários satisfeitos.

relacionados


Comentários