Meio Bit » Arquivo » Internet » Gmail ficará mais social hoje

Gmail ficará mais social hoje

14 anos atrás

O Wall Street Journal levantou mais um rumor interessante: o Google pode estar investindo em recursos mais… sociais para o Gmail. O popular serviço de e-mail da gigante de Mountain View, atualmente limitado à troca de mensagens e conversa via GTalk, ganharia ares de FriendFeed/Facebook com a novidade, caso saia da maneira que todos imaginam.

O WSJ diz que os contatos (selecionados) do usuário no Gmail ganharão timelines, e nelas serão exibidas suas atualizações em redes sociais, tanto do próprio Google (YouTube e Picasa), e, especula-se, externas também, como Twitter e Facebook. Também há rumores de que esses serviços serão “atualizáveis” a partir do Gmail, o que poderia aumentar (ainda mais) o tempo de permanência do usuário dentro dos domínios “Googlinianos”.

gmail-icon256 Uma questão que promete ser delicada é no gerenciamento de contatos. Um recurso dúbio, que salva vidas mas às vezes incomoda, é a adição automática de endereços para os quais o usuário envia e-mails à lista de contatos. Isso foge do conceito de contatos ao qual estamos acostumados em outras redes sociais. Mesmo no Reader, também do Google e com pitadas de rede social há mais tempo, existe um sistema bem resolvido de seguir e ser seguido, bastante similar ao que se vê em redes tradicionais, como Facebook e orkut.

Vale lembrar que o Hotmail, um dos principais concorrentes do Gmail e com fama de “máquina Xerox”, já possui algo do tipo há quase um ano. Integrado à rede social Windows Live, atualizações dos contatos do usuário aparecem na tela inicial e ao enviar qualquer mensagem de e-mail a eles.

Segundo o Mashable, as novidades do Gmail serão mostradas hoje. Assim que tudo estiver disponível, e após uma boa análise, publicaremos o que há de novo e como ficou essa importante implementação num dos melhores serviços de webmail do mundo.

relacionados


Comentários